O que provoca os ruídos em motos e como solucioná-los?

Muitas motos apresentam ruídos que são característicos e fazem parte do processo de funcionamento do veículo. No entanto, conforme as peças vão se desgastando ou apresentam algum tipo de defeito, a moto pode estar com algum problema que deve ser resolvido o mais rápido possível. Ao ouvir algum tipo de ruído diferente, o recomendado é consultar uma moto peças, afinal, um profissional vai saber o que está errado e vai solucionar o problema.

É importante ressaltar que durante o primeiro uso é normal que a moto apresente um barulho mais acentuado. Isso porque os componentes ainda estão frios e o óleo lubrificante ainda não atingiu a circulação ideal. Confira abaixo problemas que podem estar relacionados a qualquer tipo de barulho estranho que o motor possa estar emitindo. Lembrando que a maioria dos ruídos podem ser resolvidos se você manter a revisão da moto sempre em dia.

Embreagem

Ruídos vindos da embreagem na hora em que você vai trocar a marcha costumam ser comuns, mas mesmo assim é melhor ficar atento. Esse ruído pode acontecer devido a folgas na carcaça externa, conhecida também como campana. Na maioria das vezes, esse problema pode ser resolvido trocando as borrachas internas que costumam mudar suas características conforme são expostas a diferentes variações de calor. Uma dica é sempre verificar o cabo de embreagem para saber se ele está em boa condição e limpo.

Correia dentada

Podemos dizer que a correia dentada é um dos componentes mais importantes do sistema de transmissão comum que existe na maioria das motos. Para que essa peça esteja sempre operando corretamente, é preciso verificar se ela está lubrificada e também se a regulagem da tensão está em dia. Se a correia estiver desgastada, ela pode produzir estalos ou um som parecido com um chocalho dentro do motor. O problema pode ser resolvido regulando as correias, mas caso isso não seja mais possível a melhor decisão é fazer a troca completa. 

Bronzina

Essa peça também é conhecida como bucha do casquilho, e seu papel é reduzir o atrito e garantir o movimento de rotação de todos os componentes do motor. Se você notar que essas peças estão com ruídos esquisitos, pode indicar um desgaste excessivo ou problemas na montagem. Nesse caso, procure imediatamente um profissional para resolver o problema o mais rápido possível. Esse não costuma ser um problema muito comum, mas é sempre bom ficar atento para que o ruído não passe despercebido.

Cabeçote

O cabeçote é responsável por conduzir o ar e o combustível para dentro e para fora dos cilindros, além de ser a origem da maioria dos problemas relacionados ao motor da moto. Isso costuma acontecer porque o cabeçote não está com a lubrificação adequada, e os ruídos acabam se tornando constantes. Vale lembrar que quando isso acontece, os componentes internos do motor podem acabar ficando frouxos, deixando folgas entre eles. Essa é uma situação super perigosa e é necessário levar até um profissional para que ele resolva. Não use a sua moto caso isso esteja acontecendo.

Vale lembrar que existem muitos outros problemas que podem estar vinculados a ruídos na sua moto, a dica do nosso site é que sempre mantenha a revisão em dia, assim você vai saber quando algo estiver fora do lugar. Não se esqueça de procurar um lugar de confiança para deixar a sua moto, e nunca se coloque em risco quando o ruído estiver constante. É melhor deixar a moto parada até resolver o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *