Novo esporte nacional? Entenda o sucesso do skate no Brasil

Em outras épocas, o skate já foi considerado uma prática associada à marginalidade, mas isso não impediu que o esporte crescesse com o tempo. Hoje em dia, até mesmo marcas de luxo criam suas versões de skates, atraindo não somente quem pratica, mas quem se interessa pela rica cultura em torno do esporte.

Quem cresceu entre os anos 1990 e 2000, com certeza vai lembrar de como a cultura do skate estava presente na cultura pop. Clipes musicais de bandas como Charlie Brown Jr., cenas em novelas como Malhação e encontros de skatistas no centro de grandes cidades eram comuns.

A história do skate começa bem antes do esporte ficar popular no Brasil e está diretamente atrelada a subculturas urbanas. Neste artigo, você confere um pouco mais sobre essa cena, a importância desse esporte para as novas gerações e como ele tem feito tanto sucesso, atraindo atenção para competições que antes eram acompanhadas somente pelos mais próximos.

Um pouco sobre a história do skate

O skate surgiu perto dos anos 50, na Califórnia. Acredita-se que os surfistas da época não quiseram deixar de lado suas pranchas durante um período de maré baixa e adaptaram as famosas pranchas de surf para uma placa com rodinhas, indo ”surfar no asfalto”.

Aumentando a popularidade com o passar do tempo, o skate ganhou ainda mais projeção durante as décadas de 70 e 80. Nos EUA, piscinas vazias se tornaram pistas de skate, movimentando toda uma juventude que via o skate não como um esporte, e sim como um estilo de vida.

A chegada do skate no Brasil

Por aqui, o skate chegou na década de 60, e o Rio de Janeiro teve uma das primeiras pistas dedicadas à prática de skate na América Latina. A efervescência de tribos urbanas nos anos 80 e 90 fez com que o skate se tornasse um fenômeno, acompanhando movimentos como o hip hop e o grafitti, influenciando tendências de moda.

Em 1997, o skatista brasileiro Bob Burnquist ganhou o título de melhor do mundo, projetando ainda mais o esporte dentro do país. Hoje em dia é possível encontrar inúmeras escolas e pistas de skate no Brasil, onde crianças e adultos de todas as idades e gêneros se divertem e descobrem o universo único do skate.

Skate é algo levado muito a sério

Diretamente atrelado a juventude, culturas urbanas, rebeldia e expressões artísticas, o skate é um esporte levado completamente a sério pelos praticantes. É muito comum que uma pessoa mais experiente monte seu skate por conta própria, escolhendo cada uma das peças e carregando a prancha para todos os lugares.

Em 2021 o skate se tornou parte das Olimpíadas de Tóquio, e o Brasil teve um grande destaque com a atleta Rayssa Leal dando um show na competição. Conhecida como ‘fadinha do skate’, Rayssa viralizou nas redes sociais em 2015, após a postagem de um vídeo em que fazia uma manobra em cima do shape, usando uma fantasia.

Na época, o vídeo foi compartilhado por lendas do skate, como Tony Hawk, e hoje, a atleta é um dos expoentes do esporte mundial, conquistando títulos de peso. A jovem é frequentemente mencionada como inspiração para meninas que têm o desejo de praticar skate, considerado um ambiente ainda muito machista.

A combinação de talento e dedicação, sendo um nome novo no esporte nacional e uma voz feminina, torna Rayssa uma das figuras mais destacadas no esporte brasileiro, dentro de uma modalidade ainda em crescimento. Não é raro ver pessoas andando de skate nas ruas normalmente, mas o cenário começa a mudar com a busca cada vez maior pela prática profissional.

Gostou do artigo? Então não deixe de divulgar o nosso blog em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *