Explorando as variedades das cervejas e seus ingredientes

A cerveja é uma verdadeira paixão nacional, afinal, boa parte da população brasileira gosta de apreciá-la em festas e bares, após o fim do expediente ou até mesmo em casa, assistindo TV ou durante o churrasco da família no domingo. A boa notícia para quem adora a bebida é que, hoje, é muito mais fácil encontrar uma diversidade de sabores, já que a bebida é produzida de diversas formas.

De uma maneira geral, as cervejas são produzidas com quatro ingredientes principais: água, malte, lúpulo e fermento. Também utiliza-se o açúcar, mas este aparece apenas em pequenas proporções. Porém, com exceção da Alemanha, todos os demais países criaram uma legislação própria que permite o acréscimo de outros cereais para a fabricação da cerveja além da cevada.

Um desses cereais é o milho. Muita gente pode dizer que cerveja com milho não é cerveja “de verdade”, mas os especialistas consideram essa versão como um tipo de cerveja sim. A Alemanha exige apenas o uso de cevada para considerar a receita como cerveja, enquanto há países que permitem malteação utilizando cereais como trigo e aveia. Em outros países, também é permitido o uso de cereais que não precisam passar pela malteação, como é o caso do milho e do arroz.

Mas o que é maltear? Em outras palavras, é umedecer o grão do cereal e colocá-lo para germinar. Quando os brotos nascem, o grão é seco e torrado. Nesse processo, ele pode ser torrado em diferentes níveis de intensidade, até que se alcance as características desejadas pelos produtos. Depois, ele pode ser defumado ou acidificado.

A função dos cereais nas cervejas, sejam eles maltados ou não, é fornecer carboidrato para a levedura. Dessa forma, o cereal é consumido como açúcar, produzindo o álcool desejado, que acaba sendo o grande diferencial da cerveja. Historicamente, costuma-se utilizar o cereal que é mais encontrado na região para a produzir a cerveja. No caso da América Latina, o milho é esse ingrediente, enquanto na Ásia as cervejas de arroz são bem populares.

Importância do cereal

O uso desses cereais não deve ser subestimado. Afinal, são eles que vão determinar várias características de uma cerveja, além do seu sabor. Por exemplo, o uso de cada tipo influencia em aspectos como a espuma e a turbidez da bebida. Por causa do clima, boa parte das cervejas comercializadas aqui são mais leves e refrescantes, características obtidas a partir da oferta de cereais que são diferentes da cevada.

No entanto, vale lembrar que muitas variáveis podem acabar estragando o preparo da bebida, mesmo nos casos em que o malte seja 100% de cevada, como fazer a fermentação ou a maturação incorretamente ou acabar preparando uma receita sem sentido.

Legislação brasileira e a cerveja brasileira

Quais são as regras para a produção de cerveja no Brasil? No país, a legislação determina que 55% do extrato de açúcar da bebida seja proveniente do malte da cevada. O restante pode ser utilizado em qualquer outro grão. Com isso, além dos cereais, a bebida ainda pode apresentar uma série de outros ingredientes, que costumam variar em cada país. No caso do Brasil, é possível encontrar cerveja com mel, feita com diversos temperos ou com frutas comuns do país, como laranja, ou até mesmo mais desconhecidas, como a seriguela.

Em 2022, surgiu oficialmente a primeira cerveja tipicamente brasileira, a Chatarina Sour. Ela já existia com diferentes nomes e receitas, mas ficou oficialmente conhecida ainda em 2016, quando foi envasada pela primeira vez pela Cerveja Blumenau. A cerveja recebeu certificação do Beer Judge Certification Program (BCJP) e foi considerada uma opção refrescante feita de trigo, ácida e com adição de frutas.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar esta e outras notícias em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *