1 a cada 10 pessoas no Brasil possuem a famosa Ansiedade, uma das doenças psiquiátricas mais relevantes do século, que tem crescido em níveis preocupantes, e por isso saber como controlá-la em momentos necessários é algo que pode fazer uma grande diferença na sua rotina.
A seguir, você irá encontrar algumas dicas importantes sobre como controlar os momentos de pico das crises de ansiedade, e reduzir os seus acontecimentos durante o seu dia a dia com algumas práticas simples, confira!
O que é a Ansiedade?
Muitos se enganam ao pensar que a ansiedade surgiu recentemente, já que ela está presente no mundo desde o nosso surgimento, em que inicialmente funcionava com uma sensação de insegurança e perigo para que pudesse nos auxiliar como um instinto de sobrevivência.
A ansiedade como conhecemos hoje surge a partir do momento em que desfocamos nossa preocupação principal para locais, momentos, e situações em que ela está presente, fazendo com que tarefas simples exijam uma grande responsabilidade e preocupação.
Esse contexto pode ser visto em situações como a de que não é apenas um simples trabalho de rotina, mas sim a possibilidade de perder um emprego e acabar desamparado. Não é o simples ato de viajar, mas sim a possibilidade de um acidente. Ou seja, uma angústia que gira em torno de preocupações e possibilidades que muitas vezes nem são de fato reais.
Esse é um sentimento natural, mas que em milhares de pessoas acontece de forma aflorada, ocasionando diversos problemas de saúde como hipertensão, problemas cardiovasculares, depressão e entre outros.
Quais os Sintomas da ansiedade?
Os sintomas da ansiedade podem variar muito de acordo com o tipo de transtorno que você possui e o estágio em que ele se encontra, mas em praticamente todos os casos é possível identificar sintomas característicos que acontecem tanto de forma física quanto psicológica, dentre eles:
- Falta de ar repentina em momentos de tensão
- Palpitações e fortes dores no peito
- Tensão muscular
- Enjoos
- Insônia
- Preocupação excessiva
- Dificuldade de concentração
- Fala acelerada
- Sensação de tremor
- Nervosismo
- Medo excessivo
- Suor frio
- Despersonalização
- Enxaquecas
- Irritabilidade excessiva
Além desses sintomas, é comum vermos no dia a dia pessoas que descontam seus momentos de ansiedade em ações como agitação de pernas e braços, fazer barulhos, roer as unhas e entre outros.
Como controlar a ansiedade?
Em certos momentos, a ansiedade pode acontecer de forma repentina, ocasionando diversos desses sintomas de uma só vez, gerando uma crise que aumenta de forma gradativa se não for controlada da forma correta.
Além disso, é preciso utilizar de algumas práticas para que você consiga reduzir a incidência dessas crises e manter sua saúde mental sob controle, confira:
Fazer o uso de medicamentos
O uso de medicamentos é um dos tratamentos mais eficazes contra a ansiedade, que devem ser prescritos por um médico responsável após uma avaliação clínica, podendo ser adquirido tanto em farmácias quanto em lojas online por valores acessíveis fazendo uso de alguns benefícios como os Códigos de desconto Puravida.
Deixe sua rotina mais organizada
Organizar sua rotina é uma prática essencial para a redução da ansiedade, dessa forma você evita imprevistos e torna suas tarefas mais previsíveis, bloqueando as preocupações desnecessárias.
Aposte no autoconhecimento
Conhecer a si mesmo, seus próprios limites, gostos, prazeres e sentimentos é uma das maneiras de entender como a ansiedade é gerada no seu psicológico para que você consiga controlá-la de maneira mais eficaz.
Pratique exercícios físicos
Atividades físicas como corrida, caminhada, futebol, natação ou qualquer outro esporte, faz que com sua mente fique presente apenas no agora, ou seja, além de ser benéfico para a sua saúde irá lhe manter longe de distrações e preocupações desnecessárias, trazendo à tona o sentimento de prazer e bem-estar.
Invista em um plano de saúde
Se precaver contra qualquer acontecimento é algo que fará com que você esteja livre de preocupações, e investir em um plano de saúde é uma das melhores maneiras de manter a sua mente informada de que não há o que temer.
Preze pelo sem bem-estar
Investir na sua autoestima, autocuidado e autodesenvolvimento sempre é bem-vindo na prática contra qualquer tipo de transtorno ou doença, assim como a meditação, práticas de respiração, atividades físicas, cuidar da sua pele ou até mesmo uma simples leitura diária.
Detox digital
A internet e as redes sociais do mundo atual são algo que tem contribuído para o aumento frequente dos casos de ansiedade, se manter longe da “vida perfeita” que é compartilhada nessas redes é sem dúvidas algo muito benéfico para o seu psicológico.
Você já fez algo para si mesmo hoje? Esse é um dos principais pontos de partida para deixar sua vida mais leve e aliviar os níveis de estresse acumulados do dia a dia. Agora é a hora de aproveitar todas essas dicas e controlar a sua ansiedade de uma vez por todas!