Arquivos

Vantagens e riscos de investir em criptomoedas

As criptomoedas enfrentam um momento delicado no que se refere a preço em 2022. O Bitcoin (BTC), por exemplo, acumulou queda de 37,28% no mês de junho, de acordo com dados da plataforma Coinglass.

Isso mostrou que há vantagens de se investir em criptomoedas, mas também há muitos riscos nesse mercado, e o investidor precisa conhecer cada um deles para evitar sofrer prejuízos nos momentos de queda.

Você sabe quais são as vantagens e os riscos de se expor a esse mercado? Se ainda não sabe, confira o texto abaixo e veja como diminuir os riscos ao investir em criptomoedas.

Vantagens das criptomoedas

Uma das maiores vantagens desse mercado é que ele não requer grandes valores iniciais. Por exemplo, você pode comprar criptomoedas a partir de R$ 50,00 na plataforma da maioria das exchanges.

Em contrapartida, outros investimentos podem exigir valores maiores, o que limita seu acesso para o pequeno investidor. Nas criptomoedas não há esse limite, o que torna esse investimento mais acessível para quem tem menos recursos.

Taxas menores

As criptomoedas também são um investimento que não possui taxas elevadas, já que as redes blockchain costumam ser muito baratas. No passado, diversos investidores utilizaram o BTC para movimentar milhões ou até bilhões de dólares pagando apenas alguns centavos de taxa.

É verdade que quando há momentos de grande demanda — durante uma valorização da criptomoeda, por exemplo — o preço das taxas de transação também cresce. Entretanto, esses são movimentos pontuais, que tendem a diminuir com o tempo. Salvar todos os seus dados em um case para hd, também pode ser muito mais seguro.

Mas, além da taxa de transação, o investidor não precisa pagar taxas de administração, gestão ou custódia ao comprar criptomoedas. Quando você compra um BTC ou Ether (ETH), aquele ativo é seu e você não precisa pagar a ninguém para fazer sua gestão.

Privacidade e transparência

Comprar criptomoedas significa utilizar uma rede com elevado grau de privacidade. As blockchains, redes nas quais ocorrem as transações de criptomoedas, não vinculam um endereço de carteira a nome, e-mail ou quaisquer dados pessoais.

Só que, ao mesmo tempo que protege a identidade do usuário, as criptomoedas possuem um alto grau de transparência. Qualquer pessoa pode verificar as transações em uma blockchain e saber a data e o horário em que ela ocorreu, quanto foi transacionado e qual endereço enviou e recebeu aquele valor.

As blockchains também são altamente descentralizadas, ou seja, ninguém controla toda a rede. Portanto, cada usuário tem o mesmo peso e poder para auditar e manter uma rede de criptomoedas segura.

Riscos das criptomoedas

Mesmo com inúmeras vantagens, as criptomoedas não estão livres de riscos. Por isso, o investidor deve tomar cuidado ao se expor a esse mercado.

Os riscos das criptomoedas variam desde riscos de mercado geral até aspectos das próprias criptomoedas.

Volatilidade e segurança

Um exemplo é a alta volatilidade desse mercado, isto é, os preços das criptomoedas sofrem muitas mudanças, às vezes dentro de um mesmo dia.

Conforme destacado no início do texto, o BTC caiu quase 40% em apenas um mês. Isso é um grande tombo, e muitos que não estavam preparados perderam dinheiro. Por isso, leve a volatilidade em conta antes de investir.

A segurança das criptomoedas também é um ponto de atenção. Isso porque as redes são muito seguras, o que requer dos usuários uma maior atenção. Caso você perca as senhas da sua carteira, perderá o acesso às suas criptomoedas para sempre.

Aceitação e regulação

Não é muita gente que conhece sobre criptomoedas — e menos ainda as que  a utilizam no dia a dia. Se você comprar uma criptomoedas e ninguém quiser aceitá-la como meio de pagamento, o preço dela tende a cair e você ficará no prejuízo.

Atualmente, a maioria das pessoas ainda utiliza as criptomoedas como investimento, sobretudo as maiores — BTC e ETH. Elas também são as mais aceitas como meios de pagamento.

Por fim, há o risco de regulação, pois esse é um mercado que já chama a atenção dos governos. Se um país começa a ver as criptomoedas como ameaça, o governo pode criar uma regulamentação prejudicial ao mercado ou até proibir por completo o uso das criptomoedas.

Gostou de mais um dos nossos artigos? Conhecer as vantagens e os riscos desse mercado é fundamental para saber como se posicionar da melhor forma, aumentar seus lucros e, principalmente, se proteger contra eventuais prejuízos.