Arquivos

Vale a pena criar um site de graça?

Muitas pessoas têm dúvidas se conseguem criar site de forma gratuita, e a resposta é sim, é possível! Mas, será que vale a pena? 

Claro, um site gratuito funcionará e será eficaz em receber visitantes. Mas há compromissos significativos que você terá de aceitar e poderá acabar se arrependendo de ter optado por um site gratuito.

A questão se você deve ou não utilizar um site gratuito está muito relacionado ao que a sua empresa deseja no momento. 

Se você quer que seu site seja de alta qualidade, é importante considerar pagar por ele. Simplificando, há vantagens e desvantagens em usar um site gratuito, mas hoje, falaremos sobre os pontos negativos e que merecem a sua atenção. 

Explicaremos por que você deve pagar para criar um ótimo site e definiremos as desvantagens de tentar fazer tudo de graça. 

No entanto, depois de conferir as questões que citaremos, somente você poderá decidir se prefere começar com um site gratuito ou pago. 

Boa leitura! 

Desvantagens de um site de graça

Lembre-se de que seu site é sua marca – é sua primeira chance de causar uma boa impressão em potenciais e atuais clientes.

As desvantagens de um site gratuito significam que essa primeira impressão pode ser ruim. 

A seguir, explicamos com mais detalhes cada um dos motivos pelos quais você deve considerar investir na criação de sites, em vez de comprometê-lo criando-o gratuitamente:

1. Anúncios de hospedagem de sites gratuitos

Se você está tentando criar um site de graça — seja com WordPress, Wix ou qualquer outro tipo de construtor de sites —, precisará hospedar anúncios em seu site.

Você pode pensar que a internet está cheia de anúncios e ter alguns no seu site para economizar alguns reais não seria um problema, certo? Errado. 

Se você está construindo seu site para ajudar seus negócios, ou se pretende ter um blog, ou mesmo se seu site é seu negócio, ter anúncios em suas páginas prejudicará seu desempenho por vários motivos.

O principal deles é que os anúncios tornam os sites mais lentos. Cada vez que um usuário visita seu site, eles precisam carregar todos os anúncios, bem como todo o seu ótimo conteúdo. 

Isso significa que, não por culpa sua, os usuários perderão o interesse em seu site e sairão.

2. Você não obterá um bom nome de domínio 

Seu nome de domínio é a parte principal do endereço da URL (tudo o que vem antes de .com ou com.br, por exemplo).

Uma URL ruim não parece bom, não será memorável e seu site será penalizado pelo Google

Com um URL claro e simples, os usuários poderão descobrir exatamente do que se trata o seu site e o que podem esperar. 

No entanto, com um site gratuito, você não obterá um URL como este. Em vez disso, você provavelmente obterá algo semelhante ao nome do site desejado, junto com uma sequência de letras ou números e o nome do serviço usado para criar seu site.

Não parece bom. Não será memorável, e seu site poderá ser penalizado pelo Google em seus resultados de pesquisa, já que pode considerar que ele não é confiável. 

3. Você terá largura de banda limitada em um site gratuito

Se você tentar usar um construtor de sites gratuito ou um serviço de hospedagem gratuito, a largura de banda do seu site será limitada.

Se há um motivo pelo qual você deve evitar um site gratuito, acima de todos os outros, é provavelmente este.

Basicamente, isso significa que apenas um determinado número de usuários poderá visitar seu site em um determinado período.

 Se você estiver limitado a 5 GB de largura de banda por mês, isso significa que, depois que os usuários carregaram 5 GB de dados do seu site, ele irá parar de responder.

Como você provavelmente pode imaginar, isso oferece uma experiência ruim aos usuários, que poderão nunca mais dar uma chance ao seu site. 

Últimas considerações

Criar um site de graça pode sim valer a pena em alguns casos. Por exemplo, se você tem um negócio muito pequeno. Se não tiver dinheiro nenhum para investir no site, considerar as opções gratuitas pode ser uma boa ideia. 

No entanto, conforme o seu negócio crescer, é fundamental que procure por uma opção paga para evitar problemas. 

Lembre-se que se decidir criar um site de graça, precisa estar consciente dos riscos de tomar essa decisão. 

Se possível, optem por pagar um site. Além de poder criar um site com maior qualidade, você ainda terá acesso a suporte sempre que precisar, entre diversas outras vantagens. 

Se preferir, também pode procurar pelo serviço de criação de sites para que um profissional cuide de tudo para você, desde a compra do domínio até colocar o site no ar. 

Faça pesquisas e encontre uma empresa ou profissional que escute o que você tem a dizer, compreenda as suas necessidades e seja reconhecido por criar sites de qualidade.