O mundo das startups está rodeado de termos conhecidos, que indicam algum modelo de negócio de mercado. O termo “unicórnio” ficou bastante conhecido nos últimos anos, já que se refere às startups mais valiosas do mercado.
Porém, além de unicórnio, muitos outros nomes estão sendo usados para definir modelos de startups, como camelo, zebra, vira-lata caramelo e dragão. Aqui vamos apresentar as principais características e diferenças de cada modelo. Se você busca por negócios disruptivos, precisa conhecer esses termos.
Confira abaixo as características de cada tipo de startup.
Startup unicórnio
O unicórnio é uma criatura mítica, usada para referenciar startups de grande sucesso no mercado. O termo foi escolhido porque faz alusão a um objetivo muito difícil de ser conquistado, que no mundo das startups é atingir a faixa de US$ 1 bilhão em valor de mercado.
Essas startups caracterizam-se por investirem forte em tecnologia com foco em inovação e serem empresas bastante conhecidas da mídia. Além disso, são empresas que implementam estratégias de negócios agressivas em busca do retorno rápido.
No Brasil, algumas das startups unicórnios mais conhecidas são o Nubank, a 99 Táxi, o Ifood, o Loft, o Quinto Andar, entre muitas outras em diversos segmentos de mercado.
Startups zebras
O termo zebra refere-se às startups que atuam em contraponto às startups unicórnios, sendo negócios que visam o lucro, mas se preocupam com o desenvolvimento da sociedade.
Por terem uma forte adesão coletiva, as startups zebras usam a analogia de terem um negócio agrupado e com uma ideia objetiva. Essas startups defendem que o modelo de negócio e a tecnologia atual estão quebrados e invertendo valores, preferindo a quantidade em vez de qualidade.
O principal movimento de startups zebras surgiu nos Estados Unidos, a Zebra Unite, que atualmente conta com 40 filiais e 1200 membros ao redor do mundo.
Startups camelos
O termo camelo surge para indicar startups que se adaptam ao mercado, buscando um crescimento sustentável, assim como esses animais, que atravessam o deserto e enfrentam diversas condições, adaptando-se ao clima e à falta de recursos.
O objetivo é equilibrar crescimento e fluxo de caixa, sendo empresas que apresentam ideias inovadoras e de forma sustentável. O principal objetivo é ter estabilidade, por isso, as empresas são cautelosas em investimentos e focam no longo prazo.
Startups dragões
O modelo de startups dragões é ainda mais agressivo do que as startups unicórnios, já que essas empresas conseguem arrecadar mais de US$ 1 bilhão em uma rodada de investimento. As startups dragões são empresas ainda mais raras no mercado.
Um exemplo de startup dragão é a Fitbit, marca de pulseiras inteligentes, que conseguiu captar US$ 732 milhões em sua IPO (oferta pública de ações) e teve um investimento inicial de US$ 240 milhões.
Startups vira-lata caramelo
O vira-lata caramelo é um animal que ficou bastante famoso no Brasil por conta do seu carisma e da sua capacidade de se adaptar a diferentes condições de vida. A partir disso, criou-se uma nova nomenclatura de startups no mercado: as startups vira-lata caramelo.
Esse tipo de startup caracteriza-se por negócios que surgiram sem investimento e precisam encontrar formas de fazer o projeto acontecer. Além disso, são startups que observam o mercado e têm experiências anteriores, o que facilita a aprender formas de otimizar o próprio negócio.
Para completar, as startups vira-lata caramelo conseguem se adaptar a diferentes condições de mercado, mantendo-se sustentáveis e destacando-se pela longevidade no mercado.
Como vimos neste artigo do blog, todos esses termos servem para identificar o modelo de atuação de startups no mercado. A época em que todos queriam se tornar unicórnios passou, agora as startups buscam atuar em diferentes frentes, serem sustentáveis e terem negócios de grande valia, mesmo que não tenham alto valor de mercado.
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