Arquivos

Presença digital: o que é e por que seu negócio deve investir nisso

Não seria um exagero dizer que, se sua empresa não se importa em construir uma sólida presença digital, irá perder espaço para a concorrência em uma economia centrada em tecnologia e inovação.

Criar uma plataforma online, que integre o ecossistema de soluções do seu negócio, é uma excelente opção para você dar os primeiros passos na digitalização da sua empresa.

Neste artigo, você vai entender melhor como uma boa presença digital pode ser a estratégia que sua empresa precisa para ganhar competitividade e alavancar os resultados.

Por que toda empresa precisa estar presente no ambiente digital?

Diversos estudos mostram que os consumidores, cada vez mais, realizam pesquisas na internet para comparar preços, descobrir produtos e tomar decisões de compra.

Além disso, antes de entrar em contato com uma empresa, os clientes costumam acessar o site, verificar a reputação da marca nas redes sociais e saber se existe alguma reclamação grave em relação aos produtos e serviços que ela oferece.

Dessa forma, as empresas que não têm uma sólida presença digital acabam despertando desconfiança entre os potenciais clientes, além de perder oportunidades de negócio para a concorrência, especialmente para aquelas empresas que se preocupam em engajar sua base com frequência através de conteúdos diários relevantes.

O segredo para atrair novos clientes e reter os atuais é, portanto, aproveitar todas as potencialidades da economia digital, traçando uma boa estratégia de marketing de conteúdo e atualizando constantemente as páginas da sua empresa nas redes sociais.

Quais são os benefícios da presença digital?

Um dos maiores benefícios de ter uma forte atuação na economia digital é impulsionar a divulgação dos seus produtos e serviços através de portfólios online, como álbuns de fotos em redes sociais e publicação de vídeos em plataformas como o Youtube.

Outra vantagem oferecida pela presença online é a facilidade com que os clientes podem encontrar sua empresa, já que o primeiro local onde eles buscam informações sobre as soluções mais adequadas para suas necessidades é a internet.

Mesmo que você tenha uma loja física, é preciso desenvolver sua presença digital para aumentar o alcance da sua marca e permitir que seu público-alvo saiba que você existe. É muito comum que os clientes comecem a jornada de compra pelo ambiente online, procurando o endereço e o telefone da empresa, e concluam a compra presencialmente.

Além disso, ao definir a localização do seu estabelecimento em sites de busca, você facilita a vida dos consumidores que desejam chegar mais facilmente à sua loja para adquirir os produtos ou serviços que você fornece.

Antes de sair de casa, as pessoas gostam de planejar a rota para conseguir se livrar do trânsito ou saber qual é o melhor caminho para chegar ao destino. Se a sua loja não está presente no Google Maps, por exemplo, sem dúvida perderá clientes para a concorrência mais bem preparada para esse novo comportamento dos consumidores.

Como melhorar sua presença digital?

Construir um bom posicionamento online leva tempo e requer muito esforço. Mas os empreendedores que realmente desejam se diferenciar podem melhorar sua presença digital através de iniciativas como:

  • criar um perfil da empresa no Google Meu Negócio;
  • só usar as redes sociais que você sabe como funciona e com as quais tenha experiência;
  • publicar conteúdos relevantes com regularidade — mas evite “inundar” suas redes com postagens constantes, pois isso tira o foco dos clientes e evita que seu público saiba o que realmente é importante;
  • montar um blog no seu site com publicações sobre seus produtos e serviços e também sobre as vantagens das soluções que você oferece;
  • aprender mais sobre SEO e técnicas de marketing digital para alavancar seu crescimento;
  • fazer anúncios em mecanismos de busca e campanhas de impulsionamento em redes sociais;
  • incentivar sua base de contatos a compartilhar o conteúdo que você produz com sua rede pessoal.

Por fim, a principal dica do nosso portal, é que não alimente a expectativa de que os resultados acontecerão da noite para o dia e saiba que quem tem mais foco e determinação sairá na frente na arena digital.