Arquivos

7 Cursos online e gratuitos que podem mudar sua vida profissional

Cursos online

O modelo de cursos online se popularizou muito com a chegada da pandemia. Sendo assim, muitas plataformas se adaptaram ao modelo e disponibilizaram ferramentas de ensino que são muito eficazes para a formação do estudante. 

Dessa forma, estudar sem precisar sair de casa se tornou uma ótima opção para alavancar os conhecimentos para aumentar a qualificação profissional. Mas, mesmo assim, você tem dúvida de qual curso fazer? A lista a seguir contém 7 cursos onlines e gratuitos. Portanto, confira!

1. Curso de gestão de pessoas

Tendo como função participar dos papéis estratégicos de uma empresa, o profissional de gestão de pessoas atua com a organização de muitos aspectos relacionados aos recursos humanos. Em média, o curso de gestão de pessoas dura 2 anos. Nele, o estudante aprenderá maneiras  e estratégias para  otimizar os resultados referente a produtividade.

Por ser um mercado que está em constante mudança, o seu papel dentro de uma empresa pode ser flexibilizado de acordo com as necessidades dentro da organização.

No entanto, suas funções partem do princípio de tornar o ambiente empresarial mais agradável e profissional. Sendo assim, atuações relacionadas a questões trabalhistas, como benefícios, folha de pagamento e banco de horas, são administradas por gestores. 

Além disso, a seleção, o recrutamento de funcionários e treinamento de colaboradores podem ser tarefas que o gestor de pessoas pode desempenhar dentro da empresa.

Portanto, com o curso, a pessoa aprenderá a proporcionar desenvolvimento de comportamentos individuais, em grupos e organizacionais, viabilizando a melhoria da produtividade interna. 

2. Curso de administração

O profissional de administração, resumidamente,  exerce funções de planejamento, organização e processos da empresa, focando em alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa. Com o curso, o estudante estará apto a trabalhar em muitos setores administrativos, desde pequenas organizações até multinacionais. Isso tudo se torna possível, pois o curso trabalha em dar uma visão ampla sobre os variados tipos de empresa e como se comportar dentro dessas realidades. 

A partir do momento em que o aluno se forma, o que leva em média, 4 anos, o estudante tem opção de se especializar com o foco em outras áreas, como o marketing e a logística, por exemplo. Além disso, esses outros setores de especialização não se resumem apenas às áreas que foram citadas anteriormente.

Por isso, é importante salientar a ampla variedade de meios em que o administrador pode atuar. Sendo assim, uma profissão de grande valor e importância no mercado.

3. Curso de Marketing Digital

Com o objetivo de divulgar serviços e produtos em função de negócios , o marketing digital é um dos cursos que está se popularizando nos últimos tempos. 

Tendo em vista o crescimento da internet, por sua vez, o profissional em marketing digital tem a função de produzir atividades que vão resultar em melhorias no lucro e nas relações com os clientes, isso tudo através das redes e das mídias sociais.

Sendo assim, o curso, que tem duração média de 2 anos, oferece conhecimentos para que o estudante esteja apto para utilizar as ferramentas da internet para divulgação e processos de vendas, buscando melhorar a posição da organização no mercado de trabalho. 

4. Curso de Informática básica

Este é um ótimo curso para se familiarizar com as ferramentas básicas de um computador. Pode parecer estranho, mas nem todas as pessoas que utilizam o dispositivo eletrônico sabem sobre o uso correto de funções essenciais, o pacote office é um exemplo disso. 

Sendo um dos conteúdos do curso, o office oferece programas que são utilizados em muitos setores de trabalho, sendo o Excel, um dos requisitos para poder preencher a vaga de diversas empresas.

Dessa forma, além de sua carga horária ser bastante baixa, quando comparado aos cursos citados anteriormente, é muito importante ter os conhecimentos que o Curso de Informática Básica oferece

5. Curso de língua portuguesa

O Curso de Língua Portuguesa ensina sobre a utilização da norma-culta da língua. Pode parecer pouca coisa, mas dominar essa norma não é um processo simples. Esse curso pode abrir muitas portas para melhorar o desempenho em concursos públicos, processos seletivos de recrutamento para empresas, além de entrevistas de emprego. 

Assim como no curso de informática básica, o Curso de Língua Portuguesa possui uma carga horária baixa. Portanto, esse curso oferece uma melhoria na qualificação profissional do estudante em um curto período de tempo. 

6. Curso de Psicologia da educação

O psicólogo educacional auxilia nas relações acerca de diagnósticos referentes ao processo de aprendizagem dos alunos. Com isso, ele cria possibilidades e soluções para apoiar e melhorar o desenvolvimento do estudante. 

Esse curso é indicado para pessoas que já possuem experiência com o ambiente educacional ou deseja trabalhar na área.

Portanto, se você gosta de ajudar alunos e criar um vínculo de empatia, esse poderá ser um curso interessante. Além disso, atualmente, a psicologia está sendo muito valorizada, principalmente em ambientes educacionais, tornando-se um setor que pode gerar bastante empregos.

7. Curso de Inglês

Esse curso é muito importante para a qualificação profissional e para se destacar entre os concorrentes. Pois, saber uma segunda língua, principalmente o inglês, é um grande diferencial que interfere no recrutamento de muitos processos de seleção de funcionários para uma empresa.

Portanto, saber inglês poderá abrir muitas portas, desde ambientes educacionais até setores de comunicação que necessitam de um inglês intermediário ou avançado.  Por isso, o curso de inglês é um dos cursos que possui mais procura no modelo online.