Arquivos

Como se tornar um influenciador digital?

Um influenciador digital é um profissional que faz sucesso nas redes sociais, seja Instagram, Facebook, TikTok, Twitter ou até Youtube e realiza parcerias com empresas para divulgá-las em suas mídias sociais, seja através de publicidade patrocinada ou até comparecendo a eventos.

Uma empresa que quer divulgar sua marca através de influenciadores digitais, faz uma pesquisa prévia para buscar profissionais que estejam relacionadas à sua própria buyer persona.

Atualmente, existem influenciadores de todos os tipos. Eles podem ser homens, mulheres, de várias regiões do Brasil como travestis Brasília, de todas as idades e dos mais variados nichos.

Uma influenciadora travesti, por exemplo, pode fazer uma divulgação digital de uma empresa que quer mostrar inclusão social em sua marca. Há muitas estratégias de marketing digital que podem ser alcançadas através de divulgação por parte de influenciadores digitais.

Atualmente, esse tipo de divulgação é muito comum e interfere no poder de decisão de compra dos seguidores de um influenciador digital. Algumas pesquisas mostraram que 67% dos usuários no Instagram seguem ao menos um influenciador digital. Cerca de 55% desses usuários já compraram um produto indicado por esses profissionais.

Portanto, influenciadores digitais dos mais variados segmentos, como moda, vida fitness, beleza, jogos de videogame, brinquedos, esportes e muito mais, são muito atrativos para as empresas.

Se você quer ganhar a vida como um influenciador digital, confira algumas dicas para começar sua jornada profissional.

1.  Defina seu segmento de atuação

A primeira etapa para se tornar um influenciador digital é escolher seu segmento de atuação. Isso significa promover determinados produtos, serviços ou empresas.

Você conseguirá obter a identificação por parte de um segmento menor, do que ao focar em um público-alvo muito amplo. Dessa forma, esse público menor terá necessidades e preferências parecidas.

Nesse sentido, você poderá se tornar uma figura de autoridade ao falar de cabelos crespos ou detox para uma vida mais fitness, por exemplo. Isso aumentará suas chances de obter resultados positivos.

2.  Tenha um nome digital de fácil memorização

Você pode usar seu próprio nome para iniciar sua jornada como influenciador digital, mas isso não terá diferenciação da concorrência. Para atuar em redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook e Youtube, você precisará de um nome de fácil memorização e com facilidade de pesquisa por parte dos usuários.

Por isso, pense em algo que tem a ver com você, seja marcante e diferente da concorrência. Depois, basta criar perfis nas redes sociais de seu interesse com seu nome profissional.  

3.  Escolha sua buyer persona

Em resumo, sua buyer persona é o seu público-alvo na internet. Por isso, você precisa destacar certas características de seu público-alvo, como motivações pessoais e profissionais, interesses, idades, hobbies, gêneros, hábitos de compra e muito mais.

4.  Faça um planejamento

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o conteúdo de uma rede social de um influenciador deve ser pensado antes, com pelo menos quinze dias de antecedência. Isso não quer dizer que você não pode fazer postagens improvisadas se algo de muito bom ocorrer.

No entanto, para não se perder nem ficar desorganizado na hora de postar, ainda mais com divulgações de produtos ou serviços, faça um planejamento quinzenal de postagens frequentes em suas redes sociais.

Isso significa ter vários posts por dia. Além disso, use todas as funcionalidades possíveis em uma rede social. No caso do Instagram, use os stories, reels, vídeos curtos e fotos no feed.

No seu planejamento, coloque datas, horários de postagens, imagens e legendas que serão utilizadas.  

5.  Tenha um conteúdo atrativo

A maior parte do trabalho de um influenciador é criar conteúdo atrativo, interessante e de relevância para sua buyer persona. Para isso, fique atento às tendências da rede social e utilize abordagem e tom de voz adequados.

Além disso, seja criativo e faça postagens únicas e diferentes. Criatividade é tudo na profissão de influenciador digital. Coloque títulos atrativos e chamadas para ação persuasivas.

No caso do Instagram, principalmente, não esqueça de colocar hashtags. Elas funcionam como um filtro que trazem postagens de uma mesma temática.

Vale ressaltar para você ter cuidado na hora de postar informações de credibilidade. Busque referências em canais de comunicação confiáveis, livros, portais de notícias, pesquisas e muito mais. Dessa maneira, você não irá passar informações errôneas.