Arquivos

Como se tornar um desenvolvedor de aplicativos móveis?

voucher turbi
designer drawing mobile website development wireframe

A indústria de aplicativos móveis é vasta e só deve crescer nos próximos anos. Na verdade, a pesquisa sugere que o valor total da indústria de aplicativos móveis aumentará para US$ 188,9 bilhões em 2021.

Com esse crescimento, o mercado ficará muito lucrativo. Você pode fazer um aplicativo móvel para sua própria empresa ou pode começar uma carreira no desenvolvimento de aplicativos móveis.

No decorrer desse artigo vamos mostrar algumas dicas de como você pode entrar de cabeça nessa área e se dar muito bem, vamos lá.

Escolha uma das principais plataformas

O primeiro passo para aprender a desenvolver um aplicativo móvel é escolher uma plataforma principal. Você encontrará muitos, como Android, iOS, Windows, Symbian e Blackberry RIM. No entanto, está claro que o Android e o iOS estão dominando a indústria móvel. Os aplicativos do Windows 10 ainda podem ser relevantes, mas ainda não é a plataforma mais lucrativa. Portanto, seria uma escolha inteligente começar sua jornada optando por aplicativos iOS ou aplicativos Android.

voucher turbi

Um é totalmente diferente do outro. Você precisa considerar em qual deseja se especializar. Claro, você pode tentar dominar tudo, mas isso não é recomendado. É melhor cobrir apenas um e, em seguida, expandir gradualmente seu horizonte para incluir também outra plataforma de desenvolvimento de aplicativos. Os aplicativos de mobilidade estão em grande crescente, adquirir um voucher turbi por exemplo, pode te dar descontos para vce alugar o seu carro via app.

Aprenda habilidades básicas essenciais

Para ser um desenvolvedor de aplicativos móveis, é necessário possuir as habilidades e conhecimentos de desenvolvimento de software necessários.

Mas antes de mergulhar no mundo da programação , é importante que você responda a uma pergunta simples –

De onde exatamente você está começando?

Pode haver três cenários para isso

Você é um desenvolvedor da web que deseja aprender a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. Nesse caso, você encontrará muitas plataformas úteis que o ajudarão a transitar para o desenvolvimento de aplicativos móveis, como o Appcelerator Titanium.

Você pode não ter feito nenhuma codificação antes, mas tem uma ideia básica de como funciona a programação orientada a objetos. Nesse caso, seria fácil para você entender e aprender como funciona o desenvolvimento de um aplicativo móvel.

III. Você é um iniciante absoluto. Nesse caso, é melhor fazer um breve curso introdutório à ciência da computação. Você pode encontrar facilmente esses cursos online em sites como Coursera, edX, etc., e também gratuitamente.

Agora que você sabe onde está, será fácil tomar sua decisão. A próxima etapa envolve:

Dominar as habilidades de codificação

Depois de escolher sua plataforma, a próxima que você precisa fazer aprenda seus conceitos básicos.

Para iOS

Você precisará aprender Swift ou Objective-C. Mas como você escolhe? Isso depende exclusivamente do motivo pelo qual você está aprendendo a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis.

Se você está aprendendo a desenvolver aplicativos para criar seus próprios produtos, o Swift é uma escolha inteligente. O Swift foi lançado em 2014 e, desde então, tem recebido um feedback positivo.

No entanto, se você está planejando se tornar um desenvolvedor iOS para uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis, a melhor opção pode aprender Objective-C primeiro. Principalmente porque toneladas de documentação são destinadas a Objective-C, e ainda existem milhares de aplicativos iOS por aí construídos com Objective-C. Você pode precisar dele para manter ou corrigir o código.

A Apple oferece a iOS Developer Library, que é muito bem documentada. Você encontrará muitos tutoriais e vídeos para ajudá-lo a aprender a codificar. Ele ajuda você a quebrar a complexidade do programa de desenvolvimento do iOS em pequenas partes básicas para facilitar o entendimento. Na verdade, existem muitos blogs excelentes sobre desenvolvimento para iOS.

Para Android

Para desenvolver aplicativos na plataforma Android, você precisa conhecer Java ou Kotlin. Para quem não tem ideia de como funciona, você precisará de um curso introdutório à linguagem de programação Java. O melhor lugar para começar é a Biblioteca de desenvolvedores Android do Google. Novamente, eles são extremamente bem documentados e possuem um conjunto abrangente de materiais de treinamento.

Antes de decidir escolher o Android, você deve estar ciente do fato de que existem muitos tipos diferentes de dispositivos Android no mercado. Pode causar um pouco de complicação no início. Mas, depois de superá-lo, você terá potencial para alcançar um mercado mais amplo.

Além disso, você também pode assinar o boletim informativo semanal do Android para se manter atualizado sobre os softwares mais recentes.

Usando software de desenvolvimento de aplicativos móveis

Outra alternativa para desenvolver um aplicativo para seu próprio produto é fazer uso de um software de desenvolvimento móvel. Você nem precisa de codificação, e geralmente tem milhares de modelos para você começar.

Pratique suas habilidades

Saber como escrever código é simplesmente o começo da construção de um aplicativo. O melhor resultado vem de escrever e praticar código e documentação limpos. É assim que você pode organizar sua sessão prática:

Desenvolva uma ideia de aplicativo

Comece desenvolvendo uma ideia de aplicativo. Descubra os problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia. Liste-os e selecione aquele que fizer mais sentido. E depois de decidir, comece a mapear seu aplicativo.

Esquematize os detalhes do aplicativo

Outra coisa importante ao desenvolver um protocolo é certificar-se de que seu aplicativo seja fácil de entender. Os usuários devem ser capazes de descobrir a navegação sem qualquer referência a outras páginas. Além disso, você também precisa descobrir os recursos do aplicativo. É crucial que você crie uma interface de usuário excelente se quiser que seus usuários permaneçam por perto.

Colabore ou contrate as pessoas de que você precisa

Quando você está começando, pode não ser possível desenvolver o aplicativo completo sozinho. Por exemplo, você pode ser bom em codificação, mas pode não ter as habilidades de design. É melhor receber ajuda de alguém que já é um especialista na área.

Você pode contratar um especialista ou colaborar com pessoas que concordam em ajudá-lo.

Teste seu aplicativo

Depois de concluir o desenvolvimento do aplicativo, você precisa ir para a parte de teste. Bugs são inevitáveis ​​na primeira versão de qualquer software.

Você pode fazer seus amigos baixarem o aplicativo e deixá-los jogar. Se eles perceberem alguma falha, eles podem comunicar o mesmo a você. O feedback ajudará você a aprender o que funciona e o que não funciona em um aplicativo.