Arquivos

Como funcionam as redes de computadores?

Como funcionam as redes de computadores?

Como funcionam as redes de computadores?

Muito se fala de uma “rede” ou rede de computadores. Como sabemos, as redes telefónicas e a infraestrutura lógica para computadores estão normalmente interligadas, o que garante a comunicação entre todos os sistemas.

Ou o que é uma rede de computadores?

Uma rede de computadores é uma grade que conecta milhares de sistemas de computadores para transferir dados. Esses dispositivos interligados, também conhecidos como nós, enviam, recebem e trocam tráfego de dados, voz e vídeo por meio dos hardwares e softwares que compõem o meio.

Como funcionam as redes de computadores?

Computadores, servidores, celulares e modems são exemplos de como estamos conectados à web. Esses equipamentos estão em todos os lugares, tanto em nossas casas quanto em empresas e órgãos governamentais.

Para que serve a rede?

A rede de computadores quebra as barreiras geográficas e permite a troca de informações entre pessoas e empresas em todo o mundo, tornando a informação disponível local ou globalmente utilizada para fornecer uma variedade de serviços básicos.

Aplicativos como enviar e receber e-mail, assistir a vídeos na TV ou receber som de telefones celulares e outros serviços de dados só são possíveis pela rede. Outros exemplos de aplicativos de rede:

  • Compartilhamento de Arquivos: permite compartilhar arquivos de dados em uma rede;
  • Acesso e uso de aplicativos: Permite o acesso e uso de aplicativos pela rede;
  • Compartilhamento de hardware: permite que os usuários da rede compartilhem dispositivos de hardware, como impressoras e discos rígidos.
  • Modelo cliente-servidor: permite que os dados sejam armazenados em servidores onde os dispositivos do usuário final (clientes) podem acessar essas informações.
  • Voz sobre IP (VoIP): permite aos usuários enviar dados de voz sobre protocolos da Internet;
  • Comunicação: pode incluir vídeo, imagens, texto e voz;
  • E-commerce: permite aos usuários vender e comprar bens e serviços pela Internet;
  • Jogos: permite que os usuários joguem ao mesmo tempo, mesmo que estejam em locais diferentes.

Como funciona a rede?

Dispositivos de rede Use hardware e software diferentes para definir e padronizar mensagens e receber dados.

Existem dois tipos de redes mais comumente encontradas em nossas vidas diárias: rede de área local (LAN) e rede de longa distância (WAN).

Qualquer rede de computadores exige regras para garantir a comunicação entre nós, como cabos, modems, roteadores, tablets e portas de comunicação.

Além disso, alguns protocolos (corretamente) gerenciam a relação entre exceções e detecção de que uma transferência de dados será usada sem problemas devido à detecção, validação e coleta de dados da transferência.

O padrão Ethernet, por exemplo, cria uma linguagem comum para comunicação em redes cabeadas (LAN), a interface 802.11, ou o mesmo padrão para redes sem fio (WLAN – Wireless Local Area Network).

Protocolo TCP/IP

Um protocolo de rede é uma linguagem usada por dois computadores para se comunicar. Para que haja duas comunicações entre nós, é necessário que estejam na mesma rede e “falem na mesma língua”.

Essa intenção levou os engenheiros do Departamento de Defesa dos EUA a financiar pesquisas sobre modelagem de comunicações de rede conduzidas pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) em 1969.

Essa iniciativa vem do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que estabelece padrões de comunicação sobre um conjunto de protocolos para transmissão de dados.

Cinco anos após a criação do protocolo TCP/IP, a International Organization for Standardization (ISO) criou o modelo OSI estabelecido para facilitar os processos de interligação entre máquinas de diferentes fabricantes.

O que é um endereço IP?

Um dispositivo histórico em uma rede possui um identificador que serve para indicar a origem ou destino de uma transmissão: Esse identificador é chamado de endereço de rede (address).

Um endereço IP é o identificador preferido para um dispositivo de rede, mas outros identificadores, como um MAC (endereço de controle de acesso à mídia) são usados ​​em configurações mais complexas.

Interessado na área? Confira o Curso de Redes de Informática!

Continue lendo nosso site!