Arquivos

Como a tecnologia ajuda no aprendizado online de muitas pessoas

cursos fgv gratuitos

A educação é indiscutivelmente um dos pontos mais importantes da sociedade e por essa razão as pessoas estão dispostas a gastar muito dinheiro, ou mesmo se endividar para continuar sua educação e alcançar seus objetivos.

Mas, nos últimos anos, houve uma mudança na forma como as pessoas veem a educação, no passado, a educação era bem mais complicada. Ou você tinha um diploma bacana pendurado na parede de seu escritório ou não. Agora, porém, as pessoas estão adquirindo sua educação de várias maneiras,  seguindo o caminho tradicional e frequentando uma universidade de 4 anos, obtendo treinamento prático ou, mais recentemente, buscando uma educação online.

E isso faz sentido, muitas pessoas não têm tempo (ou dinheiro) para gastar em uma universidade, onde serão forçadas a ter aulas que não são relevantes para elas e ainda terão que procurar um emprego após a formatura (com um novo senso de urgência vindo da dívida que provavelmente contraíram na escola.)

cursos fgv gratuitos

Com a ascensão dos cursos online, as pessoas podem realmente assumir o controle de sua educação. Eles podem ter aulas entre o seu trabalho diário e se especializarem nas habilidades exatas que precisam para ter sucesso nos cursos FGV gratuitos, sem ter que investir tempo como nos cursos presenciais. 

Nesse campo, a educação online é claramente superior ao ensino tradicional, mas muitas pessoas se preocupam se ela é ou não tão eficaz. É uma preocupação legítima, considerando o quão novo é o setor de educação online, especialmente em comparação com os cursos presenciais.

De acordo com pesquisas, a educação online é tão eficaz quanto as salas de aula presenciais e, dependendo dos objetivos dos alunos, pode ser a melhor opção.

Como funcionam os cursos online? 

Os cursos online contêm todas as mesmas informações que uma aula presencial, a única diferença é que todas as aulas acontecem via internet. Os instrutores têm muito controle sobre a experiência do curso online, mas um exemplo de cenário seria assim:

Um instrutor abriria seu curso online para inscrição e os alunos se inscreveram. Este instrutor optou por “pingar” seu conteúdo, o que significa que a cada semana seus alunos receberam uma determinada quantidade de material de aula durante o curso. 

Existem páginas de comentários interativas, questionários e até mesmo um grupo no Facebook onde os alunos podem se conectar e encontrar suporte. Todas as terças-feiras, o instrutor passa uma hora ao vivo, apresentando uma sessão de perguntas e respostas para que os alunos possam tirar todas as suas dúvidas.

A educação é boa? 

Com isso dito, as pessoas sempre serão céticas em relação à mudança e olharão para a educação online, sendo o futuro as pessoas se sentirão apreensivas. Mudar as coisas do método testado e comprovado de salas de aula e cursos físicos significa que precisamos reajustar e redefinir o que exatamente é a educação.

cursos fgv gratuitos

E o mais importante? Precisamos ter certeza de que não estamos perdendo a qualidade do curso..

Os alunos online são deixados sem supervisão ou sem suporte?

Outra preocupação comum é que os alunos não receberão a mesma atenção que receberam em uma sala de aula física. Especialmente quando você considera que os cursos online podem acomodar um número significativamente maior de alunos, o que, em teoria, pode atrapalhar bastante o instrutor.

De acordo com pesquisas, no entanto, o oposto é verdadeiro. A Pesquisa Nacional de Engajamento do Aluno concluiu: “O gerenciamento do curso e as tecnologias interativas foram positivamente relacionadas ao engajamento do aluno, resultados de aprendizagem auto relatados e abordagens profundas de aprendizagem. A tecnologia de gerenciamento do curso estava mais fortemente relacionada à interação aluno-corpo docente e ganhos auto relatados no desenvolvimento pessoal e social. ”