Arquivos

Ciclo quente x frio: conheça a tecnologia inverter

O verão está chegando e a busca por um ar-condicionado de bom custo-benefício aumenta bastante no período. Vamos abordar, neste artigo, sobre a tecnologia Inverter, cada vez mais presente no Brasil, e que auxilia na refrigeração confortável de ambientes e na economia.

É muito importante conhecer as características de um bom ar-condicionado. Esse aparelho tem como o “calcanhar de Aquiles”, o alto consumo de energia. Com a tecnologia Inverter, isso deixa de ser um problema. Se você quer um aparelho de ar econômico e funcional, essa é a melhor opção.

O que é a tecnologia Inverter?

A tecnologia inverter controla a velocidade do compressor do ar-condicionado para que a peça funcione de acordo com a necessidade de refrigeração. Assim, é possível evitar os picos de energia, comuns em aparelhos convencionais que reiniciam o compressor para manter o ambiente refrigerado.

Dessa maneira, o aparelho consegue manter uma temperatura constante por mais tempo e gasta menos energia. Além disso, um ar-condicionado com a tecnologia Inverter é mais silencioso, já que o aparelho não precisa ligar e desligar para continuar refrigerando um cômodo.

Ciclo quente/frio – ciclo reverso

Outra característica dos modelos com essa tecnologia é que eles também possuem o ciclo quente/frio, também conhecido como ciclo reverso. Neles, há duas possibilidades de climatização do ambiente: enquanto o ciclo frio refrigera o ar, o quente aquece.

Esses modelos são indicados para quem deseja utilizar o ar-condicionado durante todo o ano, não somente no verão. Assim, em dias quentes, o ambiente fica refrigerado e nos dias frios, manterá aquecido. Dessa maneira, você terá conforto térmico em qualquer estação.

Esse funcionamento multitarefa é ideal para quem procura por um bom custo-benefício. Comprar aparelho que possua o ciclo reverso com a tecnologia Inverter é melhor que comprar um ar-condicionado e, posteriormente, um aquecedor.

Principais vantagens de um ar-condicionado Inverter

A tecnologia Inverter traz diversas vantagens para o consumidor. A seguir falaremos sobre as principais.

Manutenção da temperatura

Por equilibrar o uso do compressor, um ar-condicionado Inverter consegue, com menos esforço, manter a temperatura do ambiente por mais tempo. A tecnologia também faz com que o aparelho se ajuste à necessidade de uma maior ou menor potência de refrigeração.

Isso faz com que, os donos do aparelho, sintam uma temperatura agradável durante todo o período de funcionamento. A adaptabilidade desse gênero de ar-condicionado é um de seus maiores benefícios para a manutenção da temperatura.

Economiza bastante energia

Diferente dos modelos convencionais, o modelo Inverter não precisa de picos de energia para manter a refrigeração de um cômodo. Como controla melhor o conversor, ele dispensa esta necessidade.

Os picos de energia, comum nos demais modelos, são responsáveis por boa parte do consumo elétrico desses aparelhos. Tanto que, segundo fabricantes, um ar-condicionado Inverter pode trazer uma economia de energia de até 70% em comparação com outros modelos.

Purifica o ar

Com o compressor funcionando, de acordo com a necessidade, o ar-condicionado Inverter tende a purificar o ar do ambiente. Se o consumidor fizer as manutenções periódicas e manter os filtros sempre limpos, ele terá um ar de qualidade para garantir o seu conforto.

Produz menos ruídos

Sem necessitar dos picos de energia, esse modelo é bem menos barulhento do que os convencionais. Como as peças funcionam, de acordo com a necessidade, o barulho emitido por esses aparelhos são praticamente imperceptíveis.

Então, se o modelo convencional que você possui te incomoda para dormir devido ao barulho, os seus problemas estão resolvidos. Adquira um ar-condicionado com essa tecnologia e tenha um aparelho mais silencioso, mais econômico e que deixe seu ambiente mais agradável.