Com o desenvolvimento das táticas de venda e cada vez maior necessidade de persuadir o cliente, o Marketing Digital veio como uma nova tendência de aumentar a captação de receita de uma maneira criativa e que é repleta de benefícios da internet.
Quanto mais adotado é, maior a necessidade de tornar os processos do Marketing Digital automatizados, ágeis e efetivos; é aí que a internet entra como personagem principal.
As inúmeras possibilidades oferecidas no espaço virtual podem e devem ser utilizadas a favor da sua marca, tal qual as pertinentes ao crm (Customer Relationship Management).
Nessa seleção especial, abordaremos cinco ferramentas para cativar seu público com o Marketing Digital.
A importância do Marketing Digital
Nos tempos modernos, o Marketing Digital torna-se cada vez mais imprescindível para quem quer consolidar uma marca em determinado nicho de mercado.
Ferramentas desse segmento são amplamente utilizadas tanto para tornar o negócio presente na vida do potencial cliente como para analisar os mecanismos de feedbacks.
Esses processos ocorrem em mecanismos de inputs e outputs: disparam-se e-mails, postagens e promoções, todos contendo informações persuasivas para conquistar o cliente; recebe-se dados de engajamento para análise, de forma a averiguar a efetividade dos inputs dados.
Por isso, o Marketing Digital é importante: permite não só semear vendas como colher dados para análise e verificação das práticas – sejam efetivas ou não – de marketing da empresa.
Tudo isso – muitas vezes oferecido em plataformas acessíveis, como crm online gratis, que valem o investimento – gera um crescimento contínuo calcado na reavaliação e ajuste dos processos a cada feedback recebido.
Conheça algumas outras ferramentas que podem ser utilizadas:
- Plataforma de análise
Como já explorado, as plataformas de análise são imprescindíveis na construção de um marketing empresarial sólido. A mais utilizada no Brasil é o Google Analytics e é um grande trunfo na hora de fazer gestão dos dados – outputs – obtidos com campanhas e disparos.
Nessas plataformas, pode-se visualizar e esquematizar os números obtidos – por exemplo, identificar a campanha que mais capta clientes –, traduzindo-os em estratégias para seu negócio.
- Monitoramento de redes sociais
É importante unificar a gestão das redes sociais e deixá-las coerentes e, é claro, com estratégias de marketing que funcionem. Para isso, utiliza-se no Brasil amplamente a RD Station Marketing.
Nesta ferramenta pode-se agendar postagens, sincronizar campanhas nas redes sociais e gerenciar todo o processamento de dados e tradução em cliques e engajamento, realizando o controle de leads.
- Landing pages
As landing pages são páginas na internet com o intuito de promover campanhas, determinados produtos e vender ideias.
Uma série de mecanismos de Marketing são utilizados, como botões de chamada para a ação (call-to-action), lista de recolhimento de e-mails, concessão de bônus para inscritos em X evento, dentre outros.
As possibilidades são inúmeras, ainda mais quando se fala de um lançamento ou campanha específica e importante para seu negócio. No Brasil, utiliza-se muito o RD Station Marketing para engendrar esses processos.
- E-mail marketing
O e-mail marketing já é uma prática adotada por grandes e pequenas marcas e é muito implantado no Brasil por meio da plataforma Mailchimp.
É uma estratégia simples e fenomenal que consiste em “trocar correspondência” com o público-alvo, aumentando, assim, o engajamento e vínculo com o cliente.
- Ferramentas de SEO
Do inglês, Search Engine Optimization, tem-se a incrível ferramenta SEO, que consiste em otimizar os resultados em mecanismos de busca.
O destaque que se tem em meios relevantes como o Google pode ser um grande impulso e aumento de cliques em seus conteúdos.
Por isso, aqui no Brasil, é amplamente utilizada a plataforma Google Search Console; assim, pode-se manter no topo das páginas de resultado pertinentes ao seu nicho, o que proporciona mais visibilidade.
Integração: a chave do Marketing Digital
A integração dessas ferramentas tem um enorme destaque no objetivo principal da era digital: automatizar e agilizar processos. Quando integradas, essas ferramentas possibilitam:
- Uma análise mais completa e tridimensional;
- Uma abordagem homogênea em todos os campos do Marketing Digital;
- Otimização dos processos (publicações, disparos, etc);
- Unificação das fontes de alimentação/resultado.
Essa integração permite às equipes trabalhar muito menos e produzir muito mais, uma vez que utilizam das facilidades da internet ao seu favor.
Alguns desses processos podem ser complexos no início, mas sempre há opções para leigos e por um preço acessível, como a oferta de sistemas de crm gratuitos. O que importa é começar!
O Marketing Digital tem amplos poderes de levantar seu negócio, consolidar sua marca e, para além de vender, criar um vínculo de fidelização e empatia com o cliente.
São ferramentas que não se pode ignorar quando se fala de negócios, assim como a ferramenta comercial crm, que auxilia no pós-captação: a manutenção do relacionamento com o cliente e fidelização.
Vale a pena pesquisar e investir na que mais se adequa aos seus objetivos e critérios.
Deixe uma resposta