Arquivos

3 cuidados para melhorar a saúde bucal

Manter uma boa saúde bucal é mais do que ter um sorriso bonito, é garantir uma boca saudável, livre de doenças e complicações que podem causar muitos problemas e complicações com o passar dos anos. 

Inclusive, a saúde bucal está ligada diretamente à saúde de todo o corpo e mente. Assim, o organismo humano está totalmente interligado e, com isso, um problema que afeta uma de suas partes pode afetar todo organismo ou impactar em outros tecidos.

Além disso, quanto à boa aparência do sorriso, seu cuidado também é uma forma de melhorar a autoestima. 

Dentes brancos e bem cuidados em evidência traz mais confiança, além de passar um boa impressão, se tornando um excelente cartão de visitas. 

O sorriso bem cuidado, inclusive, pode não só melhorar a autoestima, como também a autoconfiança, autoimagem e relações interpessoais.

Por esse motivo, pessoas que possuem os dentes danificados podem sentir vergonha de sorrir, ou mesmo ao se comunicar com outros, o que pode trazer problemas na saúde emocional e chegar até a depressão.

Além disso, na própria boca, a falta de uma boca saudável pode causar:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Halitose;
  • Câncer na boca.

Inclusive, problemas com o mau hálito também podem prejudicar as interações interpessoais e precisam ser tratadas com seriedade.

Como a saúde bucal pode afetar o resto do corpo?

Quando sua boca não está saudável, as bactérias e fungos encontrados na região podem gerar uma série de problemas no corpo.

Os sistemas cardiovascular e digestivo, por exemplo, podem ser atingidos pela proliferação de bactérias e serem afetados de forma negativa. 

Além disso, doenças na gengiva, como a periodontite, podem acarretar em partos prematuros e perda dental, portanto são extremamente perigosos – principalmente para as mulheres grávidas. 

Mais ainda, feridas na gengiva podem transmitir o vírus HPV e diversas doenças infecciosas.

Como ter uma boa saúde bucal

Para garantir uma boa saúde bucal, é necessário adotar ações no cotidiano que fazem uma grande diferença na manutenção da saúde geral, tanto para a estética quanto para a funcionalidade do sorriso.

Confira a seguir alguns hábitos que podem contribuir para uma melhor saúde bucal.

  1. Alimentação

O sorriso de alguém diz muito sobre o que ela come. 

Na correria do dia a dia, é comum as pessoas consumirem alimentos industrializados, açucarados e processados. Contudo, esses tipos de refeições podem acabar com a saúde do corpo e da boca.

Consumir frequentemente alimentos açucarados pode gerar muitas danificações na arcada dentária. 

Isso acontece porque o açúcar alimenta as bactérias da boca e elas liberam um ácido que corrói o esmalte do dente, deixando-o suscetível às cáries.

De acordo com os profissionais de plano odontologico e atendimentos particulares, os alimentos recomendados para uma boa saúde bucal são os ricos em vitaminas, cálcio, proteínas e nutrientes.

Isso porque essas substâncias podem contribuir desde a limpeza natural dos dentes e a nutrição de seu esmalte até o fortalecimento de toda a cavidade oral.

Portanto, é altamente recomendável o consumo de:

  • Espinafre;
  • Couve;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Leite;
  • Ovo;
  • Amêndoas;
  • Queijo.

Além disso, é importante lembrar que as pessoas também devem beber muita água durante o dia – média de dois litros diários. 

Isso porque ela limpa os dentes e contribui para a produção de saliva, que faz a limpeza natural da arcada dentária e regulariza o pH bucal, reduzindo os riscos de bactérias e inflamações.

  1. Higienização bucal

A higienização bucal é o fator determinante para se ter uma boa saúde bucal. Com os hábitos de limpeza adequados, garantir um sorriso bonito, branco e livre de doenças é algo ainda mais garantido.

O ato principal da higienização bucal é a escovação. Por isso, ela deve ser feita três vezes ao dia, ou ao final de cada refeição. 

Para escovar os dentes, é preciso utilizar uma escova com cerdas macias e fazer movimentos da gengiva para fora, eliminando as bactérias presentes na estrutura.

Inclusive, é importante lembrar que os especialistas de convenio odontologico não aconselham o uso de creme dental em excesso.

Isso porque eles possuem flúor e substâncias abrasivas, que são importantes para a higienização e fortalecimento dos dentes, mas se usados em excesso, pode causar manchas na arcada dentária e prejudicar sua estrutura.

Depois de escovar os dentes, deve-se escovar também a língua, em movimentos de vai e vem, eliminando bactérias presentes nesse tecido.

Ao final do processo, finaliza-se a limpeza bochechando 20 ml de enxaguante bucal por cerca de 30 segundos.

  1. Ida ao dentista

As pessoas devem ir ao dentista a cada seis meses para que o profissional acompanhe a saúde bucal, retire o tártaro dos dentes e injete o flúor.

Por isso, um plano odontologico empresarial pode ser um ótimo benefício para os colaboradores de uma empresa, bem como é uma excelente ferramenta para adesão individual, de modo a facilitar o acompanhamento.

Assim, ao adotarem todas as medidas expostas aqui e irem ao odontologista, os colaboradores evitarão faltas ao trabalho para resolver problemas bucais que podem surgir, além de melhorar sua comunicação, autoestima e até rendimento dentro da empresa. 

Além disso, um plano odonto empresarial contribui tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois possibilita um melhor controle da saúde bucal e um acompanhamento adequado, evitando imprevistos e inflamações.

Contudo, para além dos planos empresariais, os planos podem ser adquiridos no formato MEI, individual e coletivo.

Como geralmente as consultas avulsas apresentam um valor elevado, é comum que as pessoas evitem consultas até que aconteça algum problema na boca, o que é muito ruim. 

Contudo, o ideal é ir com frequência e, se algo acontecer, já ser visto e tratado com antecedência, prevenindo complicações.

Por isso, para os autônomos, também existe o plano dental para MEI, bem como o individual e coletivo, sendo possível os atendimentos com um melhor custo-benefício e diversas vantagens dos planos.

Deste modo, é possível conciliar os cuidados diários com a saúde bucal e as orientações profissionais, garantindo um sorriso saudável a longo prazo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.