Arquivos

Como escolher ventilador de teto para salas?

O verão está chegando e com ele vêm os dias de calor excessivo nas grandes cidades brasileiras. E uma das maneiras de aumentar o conforto na sua sala de estar para ver um filme, um jogo de futebol ou mesmo trabalhar é comprar um ventilador de teto.

Os ventiladores de teto são ótimas opções para deixar o ambiente mais fresco. Além de ajudarem a refrescar a sala, eles não ocupam espaço no cômodo, podem ser bem potentes e visualmente mais bonitos do que outros modelos de ventilador.

Se você tem dúvidas de qual ventilador de teto comprar, separamos algumas dicas para te ajudar a acertar na escolha, confira abaixo:

Prefira modelos bivolt

A primeira dica é dar preferência a modelos de ventilador de teto que sejam bivolt, ou seja, servem para as duas principais voltagens: 110v e 220v. Assim, você não terá problemas com a eletricidade de sua residência.

Considere o tamanho da sua sala

O ventilador de teto deve ser capaz de refrigerar o ambiente como um todo. Cada modelo possui sua capacidade de ventilação de ambiente. Por isso, a dica é fazer a medição da sua sala, e, com a metragem, buscar por modelos que garantam uma boa refrigeração do cômodo.

Quanto mais pás, mais vento o ventilador produz

Outra dica importante é considerar o tamanho e o número das pás do ventilador de teto. Quanto maior for o tamanho do cômodo, mais compridas devem ser as pás. Somente assim elas terão condições de atingir a capacidade necessária para refrescar o ambiente.

Existem no mercado modelos de ventiladores de teto com 2 a 6 pás disponíveis, e, apesar da quantidade não influenciar na eficiência do equipamento, a dica é comprar ventiladores com mais pás, que conseguem produzir mais vento.

Verifique o modo de acionamento

Essa é uma dica importante para deixar o produto mais funcional. Existem ventiladores de teto com vários tipos de acionamento. Eles podem ser controlados pelo interruptor na parede, por “cordinhas”, por controle remoto ou pelo celular, através do Wi-Fi.

Os modelos mais populares são os que são acionados pelo interruptor, mas a dica é que você busque um modelo que lhe traga mais comodidade. Então, se preferir, um modelo com controle remoto ou acionamento por celular traz mais liberdade, permitindo que você acione o ventilador de qualquer lugar da casa.

Verifique a velocidade e a rotação

A velocidade dos ventiladores de teto varia. Existem modelos no mercado que possuem apenas duas velocidades, mais fraca e mais forte, enquanto há outros com três ou quatro velocidades, em que há mais opções de regulagem para deixar o ambiente na temperatura ideal.

Outro fator importante é a rotação. Os modelos disponíveis no mercado brasileiro variam entre 50 e 90 rotações por minuto, e isso impacta na produção de vento e no ruído.

Eficiência energética

O ventilador de teto é um eletrodoméstico que pode pesar no valor da conta de luz. Então, uma dica importante é verificar a eficiência energética do aparelho. Verifique a Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) do aparelho e veja qual é a nota para a eficiência energética, quanto maior a nota, melhor.

Dicas de instalação

Se você não tem nenhuma intimidade com energia elétrica, a dica é chamar um eletricista para realizar a instalação. Isso será muito mais rápido e seguro para todos.

Outra sugestão importante é evitar a instalação do ventilador de teto em uma distância menor do 2,20 m do piso da sua sala e a menos de 50 cm de uma parede. Isso é fundamental para a segurança de todos e para o bom funcionamento do aparelho.

Por fim, a última dica de instalação é que você faça a medida do ambiente, encontrando o meio de sua sala. Isso porque, para garantir uma refrigeração por igual do cômodo, o ideal é que o ventilador de teto esteja centralizado no ambiente.

Agora que já conferiu mais um dos artigos do nosso blog, ficou bem fácil! Siga as nossas dicas para comprar o melhor ventilador para a sua sala e instalá-lo da maneira correta para garantir segurança e comodidade para a sua família.