Arquivos

Vale a pena usar lava-louças?

Com certeza você já ouviu falar sobre a máquina que lava as suas louças e como ela pode te auxiliar no dia a dia. Não tem segredo: basta colocar todas as louças lá dentro e, em minutos, as peças estarão completamente higienizadas.

Sem dúvidas, a máquina de lavar louças traz mais facilidade para a sua rotina, além de te oferecer mais praticidade e economia de tempo. Para quem tem poucos momentos livres no dia, é uma grande ajuda.

No entanto, muita gente ainda acaba se perguntando se o aparelho realmente funciona, se limpa bem tanto os pratos como copos, panelas e talheres. Pensando nisso, viemos tirar todas essas dúvidas neste artigo. Continue a leitura e conheça as vantagens de ter esse eletrodoméstico na sua cozinha.

O que é lava-louça?

Como explicamos acima, lava-louça é um eletrodoméstico que promete limpar toda a sua louça de forma automática, te dando aquela “mãozinha” na hora de realizar as tarefas domésticas. É perfeita para quem precisa economizar tempo.

Nela, você organiza todos os seus pratos, talheres, copos e panelas que estão sujos. Então, basta selecionar o tipo de lavagem ideal e dar início ao funcionamento da máquina.

Para quem decide comprar uma lava-louça, é importante saber que a sua compra é um investimento. Ela não é um dos eletrodomésticos mais baratos que existem no mercado e, de acordo com as funções disponíveis, este preço pode aumentar. Agora, vamos entender melhor suas vantagens. 

As vantagens da lava-louça

Muito além do que comentamos acima, a praticidade na hora de lavar as louças é uma das muitas vantagens que existem em comprar uma máquina desse tipo. A ajuda na cozinha e a economia de tempo no seu dia são apenas o começo.

Este eletrodoméstico também é um grande diferencial para quem busca economizar nos gastos de água. Com ela, você gasta cerca de 85% menos que em uma lavagem manual. Uma máquina em perfeito estado consegue diminuir em até seis vezes o consumo de água.

Apesar de ser um grande investimento, já que costuma ser mais cara que os outros aparelhos, a economia não fica apenas na conta de água. Ela também é uma boa opção para quem quer reduzir o consumo de energia elétrica, caso ela seja utilizada em horários em que a taxa de cobrança é menor.

Como utilizar uma lava-louça?

Sabendo de todas essas vantagens da lava-louça, agora é hora de aprender a utilizá-la. Antes de colocar a sua louça na máquina, retire o excesso de comida dos pratos e panelas. Faça o mesmo que você faria se você fosse lavá-las. Isso vai garantir a durabilidade do seu aparelho.

Então, garanta que o seu detergente seja de boa qualidade, pois esse ponto também é importante quando se trata da qualidade da lavagem e da vida útil da máquina. Para começar a lavar, encha o reservatório da máquina com água e insira o detergente. Essa água será aquecida e o detergente é adicionado de forma automática nas louças.

A lavagem ocorre quando essa água quente e o detergente são bombeados. A força é a responsável por lavar a louça. Depois, a água suja é escoada. Em seguida, ocorre um segundo ciclo de lavagem, sem detergentes, que elimina o resto das sujeiras e de sabão que podem ter ficado na sua louça. Após a segunda escoagem da água, a máquina aquece o ar e seca a sua louça.

Nem todo tipo de louça pode ser lavado dentro da lava-louça, assim como outras não podem ser lavadas juntas. Geralmente, os copos são lavados de forma mais delicada, enquanto é necessário mais pressão para lavar pratos e panelas. Portanto, atente-se!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de divulgar o nosso blog em suas redes sociais!