Arquivos

Tradicional, cultural e gastronômico, conheça os benefícios de morar no bairro da Consolação-SP

Apartamento para alugar na Consolação
Apartamento para alugar na Consolação

Quem busca uma oportunidade para morar no centro de São Paulo com certeza já deve ter ouvido falar a respeito da Consolação. O bairro, um dos mais tradicionais da capital, fica no coração da cidade e conta com inúmeros atrativos quando o assunto é comércio e serviços, infraestrutura e ensino.

O bairro teve início na Rua da Consolação, que deu nome ao bairro e se tratava de uma estrada que ligava Pinheiros e Sorocaba. Construído e transformado, hoje o bairro representa a variedade de pessoas e grupos de pessoas que fazem a cidade.

Majoritariamente, é composto por uma variedade de prédios em meio a construções modernas, que oferecem bons imóveis na Consolação.

Uma pesquisa revela a Consolação como um dos bairros favoritos para se morar por ter comércio local perto (100%), as ruas são movimentadas (96%), bom para pets (94%), tem trânsito nas ruas (94%), as ruas são iluminadas (93%) e tem pontos de ônibus por perto (90%).

Em um panorama geral, são 897 imóveis disponíveis para venda e locação no bairro. Na Consolação o custo médio do metro quadrado está na faixa de R$ 48,29 para locação e R$ 10.342,73 para a compra. Vale destacar que esses valores, estão acima da média praticada em São Paulo. Esse cenário só é diferente quando falamos de aluguel, em que os valores cobrados são semelhantes ao resto da cidade.

Entre os imóveis ofertados, existe uma grande oferta de apartamento na Consolação. A alta procura é pelas opções com três dormitórios. Entretanto o bairro é o que gera menos ofertas em toda a capital, quando comparado com Saúde, Vila Clementino e Vila Mariana. Confira algumas características que fazem a Consolação ser um bom bairro para se viver em São Paulo: 

Mobilidade

Uma das principais vantagens de se morar na Consolação com certeza são as oportunidades de mobilidade que o bairro oferece. Localizado na região central de São Paulo, possui uma posição estratégica para o deslocamento a pé, de carro, ônibus, metrô e também de bicicleta.

Começando pelo metrô, são duas linhas: a amarela, com as (estações paulista e Higienópolis-Mackenzie) e a verde com a (estação consolação). Com a linha amarela é possível chegar a zona oeste e ao centro da cidade, como também fazer conexões com a linha verde e a vermelha. Já a linha verde liga a Vila Madalena a Vila Prudente e as zonas norte e sul da capital. No quesito ciclovia, a Consolação tem importantes trechos.

A principal ciclovia começa na Rua da Consolação e percorre toda a Avenida Paulista, com acesso à Rua Vergueiro e Av. Pacaembu.Já no quesito acesso ao bairro, a Consolação também não deixa a desejar. Além de diversos comércios e serviços que podem ser acessados a pé, os moradores também tem a disposição a Avenida Paulista para cruzar uma parte importante da cidade e também a Rua da Consolação, que liga o Sul ao Oeste.

Cultura

Outro quesito que atrai moradores e investidores para a Consolação com certeza é a questão cultural. O bairro é marcado pela sua diversidade cultural, desde sua fundação. A começar pela rua Augusta, que é sinônimo de diversão para diferentes idades. Inicialmente, o bairro teve uma origem religiosa e desde então atrai diferentes etnias. Tem bares, restaurantes, cinemas e casas noturnas que tocam desde MPB ao eletrônico.

Já a praça Roosevelt é o ponto para skatistas treinarem seus movimentos. Nesse espaço também podemos encontrar grupos teatrais como Sátyros, que encantam o público da região. E claro que quando o assunto é cultura, o futebol não poderia ficar de fora. Nas quartas e nos finais de semana,  a concentração é em torno do estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu.

Quando a bola não está rolando em campo, é possível acompanhar a história do futebol ali pertinho, no Museu do Futebol, dedicado a contar a história desse esporte, tão querido pelos brasileiros. Além do estádio, o Pacaembu também oferece toda uma estrutura esportiva, que vai desde piscina até salas de ginástica, que atendem a população em assuntos relacionados ao esporte. Quando o assunto é artes, o bairro é importante centro brasileiro.

Quem está na Consolação tem acesso ao Cine Caixa Belas Artes e ao Espaço Itaú de Cinema,com importantes opções do cinema nacional e internacional. Outro grande nome da região com certeza é o Museu de Arte Moderna (Masp), um dos cartões postais da cidade de São Paulo, que recebe milhares de visitas durante o ano de diferentes pontos do nosso país.

Educação

A consolação também é destaque quando o assunto é educação. O ensino, forte na região, acaba por influenciar e muito a busca por imóveis no bairro. Estudantes que vêm de diferentes pontos do país e até mesmo de São Paulo e querem ficar localizados próximos a onde estudam acabam por ter o bairro como uma importante referência.

Não é a toa que uma das principais buscas na região são por apartamentos para alugar na Consolação. São inúmeras opções disponíveis, para os mais variados padrões de vida,em que um deles tem a se encaixar com o perfil dos jovens universitários em busca de um bom lugar para viver e estudar, com acesso a importantes comércios e serviços.

A consolação quando o assunto é estudo, abriga sede de importantes instituições de ensino, que contribuem para o desenvolvimento da cidade e do país como um todo, em um tema tão importante como esse. Quando o assunto é colégio temos o São Luis e o Rio Branco. Já na educação superior, temos a Universidade Mackenzie com um campus localizado no bairro.

Outro ponto que acaba por interferir na busca por educação no bairro é a questão da educação. Por se tratar de um bairro tão popular e com uma mistura de diferentes pessoas, ele acaba tendo uma segurança mais reforçada, importante para quem vive ou passa pela região em algum momento do dia.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!