Arquivos

Conheça os diferentes tipos de cartório e os serviços que podem ser realizados virtualmente

Atualmente há diferentes tipos de cartório no Brasil e é bastante comum não entender quais são as diferenças entre eles, contudo, não há nenhuma complexidade para entender os detalhes sobre esse assunto. 

De acordo com pesquisas, acredita-se que pelo menos 10 vezes durante a vida será necessário que o cidadão brasileiro necessite dos serviços prestados pelo cartório. 

Sendo assim, é interessante conhecer melhor o que diferencia um cartório do outro, já que, seguramente, nem sempre você precisará dos serviços prestados por um único órgão. 

Também é importante entender que há serviços que podem ser feitos em âmbito digital por meio de cartório online, portanto, caso deseje simplificar e facilitar processos, você precisa conhecer mais sobre esse assunto.

Ficou interessado no artigo, não é mesmo? Continue lendo para entender os detalhes sobre esse assunto.

Boa leitura!

Conheça os diferentes cartórios no Brasil: tudo que você sempre quis saber

Certamente, em algum momento, você precisará dos serviços prestados no cartório, mas você sabe qual procurar? Por existir diferentes tipos de cartório, muitos não sabem.

Para te ajudar a entender melhor sobre cada categoria, separamos a função de cada um deles. Confira!

Cartório #1: Registro de Imóveis

Os Cartórios de Registro de Imóveis são aqueles que farão o cadastro e a atualização de qualquer tipo de propriedade imobiliária. 

Esse tipo de cartório acaba analisando diferentes contratos, títulos e mandados antes que qualquer ato acabe alterando ou produzindo o registro do imóvel. 

Além de tudo isso, o cartório acaba cumprindo a sua função social de distribuição e de promoção do desenvolvimento, isso irá possibilitar a garantia de legalização do imóvel. 

O registro de imóveis, por exemplo, poderá ser feito em âmbito online. 

Quem estiver comprando ou vendendo imóvel deve ficar atento nesse tipo de cartório, já que é a forma de fazer negócio seguro. 

Cartório #2: Registro Civil das Pessoas Naturais 

O Cartório de Registro Civil é aquele que presta vários serviços básicos e essenciais para que a pessoa possa realizar diversas atividades da cidadania. 

Esse cartório ficará responsável por:

  • Emitir registro de nascimento;
  • Fornecer certidão de casamento;
  • Realizar emissão do atestado de óbito. 

Ademais, ainda é um tipo de cartório que faz anotações, averbações e retificações das certidões de registros citadas acima.

Esse segmento irá registrar a idade, nacionalidade, parentesco, sexo e a situação conjugal da pessoa. 

Ou seja, é um tipo de cartório que marcará presença na vida de qualquer cidadão brasileiro. 

Cartório #3: Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas

O Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas é responsável por registrar e por armazenar vários documentos que são particulares com objetivo de garantir segurança e publicidade. 

Saiba também que qualquer documento que não tenha atribuição definida para qualquer outra especialidade de cartório poderá ser registrado nesse órgão. 

Algumas possibilidades comuns são o registro de empresas, fundações, partidos políticos, associações, organizações religiosas e sociedades, tudo com a missão de conseguir o papel jurídico. 

O cartório também irá realizar a formalização de alterações em contratos, estatutos, livros contábeis, atas, balanços e qualquer outro documento que seja relativo para essas instituições. 

Além de tudo isso, também será feito o registro de contratos de locação e de alienação dos imóveis, documentos particulares e também a declaração de vontade. 

Cartório #4: Tabelionato de Notas

Outro tipo de cartório bastante comum é o Tabelionato de Notas. 

Esses órgãos são responsáveis por elaborar atos tanto pessoais, como também patrimoniais que sejam dotados de fé pública garantindo a autenticidade, eficácia, segurança e publicidade jurídica. 

De forma geral, o Tabelionato de Notas tem o papel de oferecer aconselhamento jurídico de categoria imparcial, validade, verificar a legalidade e eficácia desse ato, também irá fazer com que a manifestação de vontade seja pública e garantir o exercício de vários direitos. 

Esses Tabelionatos também vão lavrar escrituras de divórcio, partilhas consensuais, separação e inventários, isso irá contribuir para que haja o desafogo do Poder Judiciário e eliminar burocracia de alguns procedimentos. 

Cartório #5: Tabelionato de Protestos 

Esse é o cartório onde se formaliza Protesto de Título e documento de dívida, que servirá para que algum credor comprove determinada inadimplência de quem está devendo. 

Esse órgão acaba atuando como meio de segurança para que haja verificação de regularidade formal dos documentos de dívida. 

Escolha o mais adequado para você!

Agora que leu esse artigo aqui no site, conseguiu conhecer um pouco sobre tipos de cartório? Escolha aquele que atende as suas necessidades, seguramente agora que conferiu este artigo a escolha ficou bem mais fácil.