Quem gosta de ler e buscar livros pouco encontrados nas grandes livrarias acaba recorrendo aos sebos. Ir ao sebo é uma cultura paulista e é vista como um passeio cultural visitar grandes sebos antigos e muito conhecidos na cidade de São Paulo. Além disso, ter uma boa estante de livros traz uma decoração personalizada para qualquer ambiente.
Hoje em dia, apesar de se adaptarem aos meios digitais, vendendo livros pelas redes sociais e pela plataforma Estante Virtual, muitos sebos continuam funcionando de forma física. Aqui, vamos listar diversos sebos na cidade de São Paulo para você conhecer ao visitar a cidade, confira abaixo.
Sebo Desculpe a Poeira
O Sebo Desculpe a Poeira foi fundado em 2014 pelo jornalista Ricardo Lombardi. Apaixonado por histórias, Lombardi iniciou o espaço após mostrar suas experiências em um blog de achados culturais. O sebo fica na garagem de um prédio em uma loja de menos de 20 m².
O pequeno espaço permite que apenas dois clientes por vez sejam atendidos. Mas o pouco espaço é compensado com bancadas externas de livros e discos. No sebo, os visitantes podem encontrar diversos livros sobre cinema e filosofia, discos de rock, jazz e MPB e até edições bem antigas da revista Playboy. O sebo fica na Rua Sebastião Velho, 28 A, no bairro de Pinheiros, e funciona de segunda a sábado.
Sebo Clepsidra
Este sebo leva o mesmo nome do livro de poemas “Clepsidra”, do poeta português Camilo Pessanha. O nome se refere a uma espécie de relógio d’água, representando uma ideia de “tempos líquidos”. Entre as principais obras, o sebo possui alta procura por livros clássicos dos escritores Edgar Allan Poe e Lord Byron. Atualmente, o sebo fica na Rua Doutor Cesário Mota Jr., 296, no bairro de Vila Buarque, e funciona de segunda a sábado.
Sebo Machado de Assis
O Sebo Machado de Assis pertence a um personagem ilustre dos sebos paulistanos, Celso Benachio, que já trabalha no mercado de livros e sebos há mais de 50 anos. O sebo conta com um acervo gigante, e a estimativa é de que o catálogo compile cerca de 80 mil obras.
No local, é possível encontrar grandes clássicos, como o “Manual Abreviado da Missa e da Confissão”, de JI Roquete, clássico do século XIX, entre obras mais recentes. O sebo Machado de Assis fica na Rua Álvares Machado, 50, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo.
Sebo Corsarium
Sebos são lugares encantadores que, além de oferecerem uma variedade de livros usados, também trazem consigo frases de amor pelo universo literário.
Em São Paulo, existem diversos sebos que valem a pena conhecer, e cada um possui seu charme especial. Esses espaços acolhedores são repletos de histórias apaixonantes, onde cada livro carrega consigo uma trajetória única e cheia de emoção. Ao percorrer os corredores desses sebos, é possível sentir o carinho dos proprietários, que dedicam-se a preservar a magia das letras e compartilhar o amor pelos livros com seus clientes.
Nesses lugares inspiradores, a busca por novos tesouros literários torna-se uma jornada repleta de encantamento, reafirmando que a paixão pela leitura nunca envelhece.
Um dos sebos mais antigos de São Paulo, o Corsarium funciona há mais de 20 anos na cidade. Atualmente, esse sebo é uma das principais referências na venda de discos de vinil. Em seu acervo, o Corsarium compila diversas obras, principalmente de rock, heavy metal, punk e gótico. O sebo fica na Rua Augusta, 1.492, loja 10, no bairro da Consolação, dentro da Galeria Village.
Sebo José de Alencar
Outro sebo bastante antigo em São Paulo é o sebo José de Alencar, que já possui mais de 20 anos de história. O acervo conta com mais de 60 mil obras, que contam desde livros novos, com preços mais baratos do que os de livraria, até livros clássicos e bastante raros no mercado. Além de livros, os usuários podem encontrar CDs e DVDs. O sebo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 285, no bairro da Sé.
Sebo do Messias
Para finalizar a nossa lista, não podemos deixar de falar do Sebo do Messias, um dos mais antigos da cidade de São Paulo, que funciona desde 1969. Além disso, a loja conta com o maior acervo de livros usados do Brasil e da América Latina. O sebo do Messias possui loja virtual e uma loja física no centro de São Paulo na Praça Doutor João Mendes, 140, na Sé.
Como apresentado, não faltam opções culturais em São Paulo. A cidade é um local cheio de bons sebos para quem gosta de ler e procura por livros clássicos, raros, entre outros materiais artísticos e de decoração mais antigos.
Deixe uma resposta