Arquivos

Quais são os 4 principais verbos da língua francesa?

Aprender francês é uma ótima escolha para sua vida pessoal e profissional. Isso porque aprender a língua por meio de um curso de francês poderá te abrir portas profissionais e agregar muita cultura. 

Mas falando especificamente da língua francesa, quais são os verbos mais utilizados? 

Caso você esteja aprendendo francês em um curso de francês em São Paulo, ou simplesmente tem interesse no assunto, pode estar um pouco assustado com a diferença de pronúncia e escrita das palavras em francês. 

O francês é, de fato, uma língua muito rica e pode parecer difícil a escrita e pronúncia correta. Porém, não se desespere! 

Para facilitar seus estudos, listamos os principais verbos utilizados no francês para te auxiliar no aprendizado da língua. Confira! 

  1. Verbo Ser (Être) 

O verbo ser em francês é muito utilizado, não somente no presente, mas também em outros tempos verbais, como o Passado Composto (passé composé). 

Aqui, vale uma dica: o francês segue, em uma expressão específica, a regra do português, em relação à idade, ao contrário do inglês. 

A origem do português e do francês é a mesma, são ambas línguas latinas, ao contrário do inglês. 

Portanto, se em inglês, você diz I am twenty years old (traduzindo, eu tenho 20 anos de idade), utilizando o verbo ser (to be), em francês, o verbo é o mesmo do português, ter. 

Vamos falar do verbo ser em francês, no presente. 

É importante lembrar que os pronomes pessoais, em francês, são Je (Eu), Tu, Il (Ele), Elle (Ela), On (para objetos, por exemplo), Vous (Vós), Ils (Eles) e Elles (Elas). 

Je suis (Eu sou);

Tu es (Tu és); 

Il, Elle, On est (Ele, ela é); 

Nous sommes (Nós somos); 

Vous êtes (Vós sois); 

Ils, Elles sont (Eles, elas são). 

  1. Ter (Avoir) 

Esse é o segundo verbo mais importante na língua francesa. 

Quando o verbo após Je inicia-se com A, por exemplo, como é o caso do verbo Ter (Avoir), na primeira pessoa, então se elimina o E. 

J’ai (Eu tenho); 

Tu as (Tu tens); 

Il, Elle, On a (Ele, ela tem); 

Nous avons (Nós temos); 

Vous avez 

Ils, elles ont (Eles, elas têm). 

  1. Fazer (Faire) 

Je fais (Eu faço); 

Tu fais (Tu fazes); 

Il, Elle, On fait (Ele, ela faz); 

Nous faisons (Nós fazemos); 

Vous faites 

Ils, Elles font 

  1. Poder (Pouvoir) 

Je peux

Tu peux 

Il, Elle, on peut 

Nous pouvons 

Vous pouvez 

Ils, Elles peuvent 

Os verbos são importantes para iniciar o aprendizado da língua francesa, uma vez que são a base da comunicação verbal e da comunicação escrita, essencial para formação de frases e iniciar diálogos. 

O francês tem pronúncias e letras que não utilizadas normalmente na Português, como o uso de algumas consoantes, como “z” e o “x” no final de uma palavra, tirando um pouco da zona de conforto na hora do aprendizado. 

A pronúncia também deve ser trabalhada, já que a formação dos sons é completamente diferente do que os sons pronunciados no Português, sendo essa uma das grandes diferenças do idioma, e consequentemente, o seu charme especial. 

Para que você possa aprender mais sobre o francês, a melhor opção é um curso de francês em São Paulo para que seja possível ter o aprendizado completo da pronúncia e dos verbos, se tornando fluente no francês.