Arquivos

Cozinha estilo campestre: veja como montar

O estilo campestre traz elementos rústicos, que remetem à vida no campo. De maneira geral, para compor uma decoração neste estilo, alguns materiais são muito utilizados, como barro, madeira, ferro, pedra, entre outros elementos da natureza.

O estilo campestre é uma tendência no universo da decoração e está cada vez mais presente nas casas e apartamentos das grandes metrópoles como contraste à agitação urbana. Seus elementos têm o poder de conferir uma dose extra de aconchego ao lar.

Se você quer transformar a cozinha da sua casa com uma decoração diferenciada e elegante, mas sem deixar a modernidade e o conforto de lado, continue a leitura e confira as nossas dicas para montar uma cozinha estilo campestre.

A escolha dos móveis e eletrodomésticos

Apesar de o estilo campestre remeter ao rústico, à fazenda, nada impede que a modernidade também esteja presente com os eletrodomésticos. O estilo campestre conversa muito bem com o moderno, por isso, você pode apostar em elementos rústicos ao lado de uma coifa ou geladeira moderna, por exemplo.

Em relação aos móveis da cozinha, alguns elementos devem estar presentes para dar esse toque campestre, como o ferro e a madeira. Por exemplo: um móvel de madeira com puxadores de ferro é perfeito para essa decoração. A madeira também pode estar presente em outros elementos, como na bancada da cozinha, mesa, cadeira e outros detalhes.

O estilo campestre é muitas vezes associado a ambientes grandes. Mas também é possível criar uma cozinha rústica em espaços menores. Para suavizar e oferecer mais leveza nesses casos, basta utilizar alguns truques, como adotar alguns elementos em madeira branca, por exemplo.

Pisos e revestimentos

Se você está construindo ou reformando e deseja uma cozinha campestre, vale apostar nos pisos ou porcelanatos que reforcem ainda mais o conceito. Por exemplo: os pisos de madeira são tradicionais na decoração campestre. Para ter mais facilidade neste passo, uma dica é escolher porcelanatos que imitam a madeira.

Outra opção interessante é o cimento queimado, que você pode encontrar pronto para ser aplicado e deixar o acabamento ainda mais lindo. Há também a opção de porcelanatos que reproduzem o cimento queimado.

Nas paredes, nada mais tradicional no estilo campestre que os tijolinhos à vista ou pedras. Assim como os pisos, também é possível encontrar revestimentos cerâmicos que simulam a textura dos tijolos ou papéis de parede 3D.

Decoração para uma cozinha campestre

Para deixar a cozinha campestre com a decoração completa vale investir em peças com estilo rústico. Como já falamos, a madeira e o ferro são indispensáveis. Eles podem estar presentes nos móveis, janelas, portas, bancada e todos os outros detalhes do ambiente.

Como a cozinha é um local em constante exposição à umidade, é fundamental que a madeira seja tratada, assim como os ferros devem ser deixados longe do contato com a água para que não enferrujem. Além do ferro, outros elementos combinam com a madeira, como vidro, pedras naturais, inox e cimento queimado.

Elementos naturais fazem parte da decoração campestre. Por isso, filtro de barro, panelas rústicas, plantas, sisal e estampas de chita podem compor o ambiente em harmonia com a decoração rústica. Se você quer dar um toque de cor na cozinha para trazer mais vida ao cômodo, os tons terrosos são ótimos para o estilo campestre. Aposte em cores como terracota, ocre, marrom, bege, entre outros.

Panelas penduradas, prateleiras e nichos com as louças à mostra também são comuns na decoração campestre. Vale lembrar que esse estilo é simples, mas não simplório. Isso significa que sua simplicidade está ligada, na verdade, aos materiais usados no ambiente, que não passaram por significativos processos de refinamento.

Agora que você já leu o nosso artigo e sabe como montar uma cozinha no estilo campestre sem perder a modernidade e o estilo, não deixe de divulgar o nosso site em suas redes sociais!