Arquivos

Usos criativos da madeira na arquitetura e decoração

Em se tratando de História, podemos dizer que a madeira é um dos elementos mais antigos presentes na vida do ser humano. Há registros de que 450 mil e 380 mil a.C. ela já era usada nas primeiras habitações criadas pelo homem. O tempo passou e o uso da madeira se expandiu.

Se antes esse tipo de material era restrito à construção de uma casa, por exemplo, atualmente é possível percebê-lo nos móveis até na própria decoração do ambiente. Inclusive, podendo ganhar uma nova cara ao se aplicar verniz ou mesmo tintas para madeira.

Pensando nisso, hoje nós vamos mostrar algumas formas criativas para se usar a madeira tanto na arquitetura como na decoração, considerando os tipos mais indicados para cada uso. Além disso, você vai conhecer os principais benefícios do uso desse elemento.

Benefícios do uso da madeira

A madeira é considerada um material de grande importância tanto na construção e arquitetura como na decoração de ambientes. Dentro de uma casa, por exemplo, ela pode estar presente na porta de entrada, no forro, na mesa de jantar, na prateleira com livros e até mesmo no painel atrás da televisão.

Para além da versatilidade de usos, ela é também um elemento com outros benefícios. A baixa condutividade térmica, por exemplo, faz com que a madeira seja uma excelente opção para lugares frios e quentes, já que vai ajudar a amenizar os efeitos das baixas ou altas temperaturas.

Além do poder como isolante térmico, a madeira também desempenha o papel de isolante acústico, conseguindo absorver ruídos, a exemplo do teto. Ao mesmo tempo, o uso da madeira ajuda a resgatar uma sensação de bem-estar e, em certa medida, um maior contato com a natureza, mesmo em ambientes urbanos.

Por fim, mas não menos importante, a madeira é um material sustentável, podendo ser até mesmo reciclada – diferentemente do que acontece com o plástico proveniente do petróleo, por exemplo. Esse benefício, porém, deve estar ligado à preocupação ambiental, respeitando as normas vigentes.

Como usar a madeira de forma criativa?

Agora que você já conhece os principais benefícios do uso da madeira, confira como ela pode ser usada na arquitetura e na decoração de ambientes.

Forro

Para a cobertura superior e interna de ambientes, as madeiras mais indicadas são as de cedrinho, cerejeira, imbuia, ipê, angelim e pinus. Cada uma delas terá uma tonalidade específica, podendo ser mais escura ou mais clara e ainda mais puxada para o vermelho ou amarelo.

Assoalho

Angelim, aroeira, cumaru, ipê e jatobá são alguns tipos de madeira mais indicados para aplicação em assoalho devido à maior resistência, tanto de peso quanto de desgaste ao tempo e a pragas.

Móveis

Mesas, cadeiras, escrivaninha e até mesmo estruturas de camas e sofás podem ter a madeira como elemento central, podendo aparecer de maneira mais ou menos natural (rústica). O que vai determinar isso é a sua coloração, bem como o uso de verniz ou tintas.

Painéis

Os painéis são elementos que têm sido amplamente usados na decoração de ambientes, desde salas de estar até escritórios médicos. Quem procura dar mais rusticidade ao lugar, pode optar por madeira de demolição ou maciça (como as de maçaranduba e ipê) ou, para mais leveza, um painel ripado de madeira ecológica.

Portas

Para as portas, é indicado usar madeiras que tenham uma certa durabilidade, resistência mecânica e às intempéries do tempo. As mais recomendadas, portanto, são mogno, ipê, angelim e itaúba.

Prateleiras

No caso de prateleiras, a madeira mais indicada é o pinus, também denominada madeira de pinheiro-americano, por ser um material mais leve visualmente, já que é mais clara que as demais.

Gostou das ideias do nosso site para o uso da madeira? Aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário sobre o assunto!