O videogame foi criado nos Estados Unidos por um cientista que nunca patenteou a sua criação. Desse modo, deixa a lembrança da sua invenção praticamente nula. Posteriormente, foi disseminado por um alemão refugiado nos Estados Unidos da Segunda Guerra Mundial, que aproveitou a oportunidade de processar jogos eletrônicos por meio de veiculação na televisão.
É verdade que o Japão é o responsável por alguns dos jogos mais conhecidos do mundo, entre eles Pokemón, Pac-Man e o clássico Super Mario Bros. Muitas pessoas iniciaram nesses jogos quando crianças e cresceram com eles.
Lá no Japão, o negócio criado através dos jogos influenciou a vida de muitas pessoas, causando impacto ao desenvolver softwares e hardwares que formaram uma cultura de jogos.
Ao longo dos anos, a indústria foi se formando e trazendo grandes empresas de desenvolvimento de jogos que se destacaram no Japão e ocupam o espaço dos mais vestidos da história.
Os impactos dos jogos na sociedade japonesa
A indústria dos consoles influenciou muitas áreas da vida de toda a população em geral, além de educação, cinema, televisão, música, artes visuais, etc. Muitas bandas tiveram sucesso ao divulgar trilhas sonoras dos jogos.
Dentro dos jogos, eles apresentaram estruturas definidas, objetivos certos, vários graus de dificuldade e sistema de pontuação que trazem alguns elementos surpresa e espaço para imaginação.
Tudo pode ser usado dentro do campo educacional, as simulações permitem que os alunos observem ações e reações, aprendam sobre novos fenômenos e como agir na sociedade.
Alguns até são criados para ajudar no ensino de linguagem e matemática, enquanto as habilidades de raciocínio, análise e processamento visual são aperfeiçoadas por meio de simuladores.
Existem jogos temáticos para todas as categorias de videogame. No Japão, muitos jogos ocupam a lista dos grandes sucessos até hoje.
Os maiores jogos da história
Por muito tempo, o Pokémon Red/Green/Blue ocupou o primeiro lugar de jogo mais vendido da história do Japão, que são títulos da primeira geração dos lendários jogos da franquia e foram lançados originalmente em 1996. Eles eram seguidos pelo Pokémon Gold/Silver, mais um jogo da franquia e ocupante do segundo lugar.
Porém, um outro sucesso da Nintendo assumiu o posto de mais vendido de todos os tempos. É o Animal Crossing: New Horizons, um jogo único, sem variações. Lançado em 2020, é um jogo de simulação que ganhou grande popularidade no Japão e recebe novos conteúdos e atualizações periódicas, como as temáticas focadas em celebrar épocas como Halloween, Natal e alguns feriados.
Lista dos 20 jogos mais vendidos da história do Japão
Além do Animal Crossing, clássicos como o Pokemón e mascotes como o Mario estão na lista de favoritos.
- Animal Crossing: New Horizons – 10,45 milhões
- Pokémon Red / Green / Blue – 10,23 milhões
- Pokémon Gold / Silver – 7,17 milhões
- Super Mario Bros. – 6,81 milhões
- Super Smash Bros. Ultimate – 6,65 milhões
- Mario Kart 8 Deluxe – 6,55 milhões
- New Super Mario Bros. – 6,49 milhões
- Animal Crossing: New Leaf – 5,95 milhões
- Pokémon Sword / Shield – 5,90 milhões
- Pokémon Diamond / Pearl – 5,85 milhões
- Pokémon Black / White – 5,54 milhões
- Pokémon Ruby / Sapphire – 5,40 milhões
- Animal Crossing: Wild World – 5,35 milhões
- Monster Hunter Freedom – 5,30 milhões
- Splatoon 2 – 5,11 milhões
- Brain Age 2: More Training in Minutes a Day – 5,10 milhões
- Splatoon 3 – 5,01 milhões
- New Super Mario Bros. Wii – 4,67 milhões
- Pokémon X / Y – 4,56 milhões
- Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies – 4,40 milhões
Gostou do artigo? Aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário para os leitores do nosso blog!
Deixe uma resposta