Quem gosta de linguiça provavelmente sabe que morcela e chouriço não são a mesma coisa. Ambos os tipos são muito gostosos e podem ser preparados como pratos principais ou acompanhamentos em diversas receitas. Nada melhor do que linguiças defumadas na hora de uma boa refeição.
Os pratos com morcela ou chouriço são populares em países como Portugal e Espanha e também na Argentina. Eles são feitos com pedaços de carne, gordura de porco e sangue, tudo muito bem temperado. Aqui, vamos te mostrar as diferenças e peculiaridades da morcela e do chouriço e como servi-los no dia a dia.
O que é morcela?
A morcela ou morcilla (em espanhol) é um embutido feito à base de sangue e gorduras de porco. Uma característica importante é que o preparo da morcela não possui carne, não há nenhum tipo de proteína suína em sua composição. No processo de preparo do embutido, o sangue do porco é cozido e coagulado até atingir consistência para ser misturado à gordura de porco.
Por conta do seu preparo, a morcela tem uma coloração mais escura ou avermelhada, alguns inclusive chamam a morcela de chouriço de sangue. Para dar um sabor, a morcela é mergulhada em uma mistura de ervas e depois está pronta para ser servida. Aqui no Brasil, vale frisar que também é possível encontrar a morcela branca, produzida sem a adição de sangue em sua composição.
O que é chouriço?
O chouriço é um tipo de linguiça muito famosa na Argentina e é semelhante a linguiça toscana brasileira. A iguaria é composta por carne de porco picada, marinada na base de vinho e especiarias, que dão um sabor especial e um toque muito delicado para o prato.
Qual é a diferença entre chouriço e morcela?
A principal diferença entre o chouriço e a morcela é o fato de a morcela não possuir nenhum tipo de carne na sua composição. O chouriço é feito com pedaços de carne de porco, enquanto a morcela é feita à base de sangue e gordura de porco. Essa diferença na composição também traz uma diferença na cor, fazendo com que a morcela seja bem mais escura do que o chouriço.
Como servir pratos com chouriço e morcela?
Os pratos mais famosos que levam esses alimentos são da cozinha tradicional espanhola e argentina. Uma das receitas mais tradicionais de chouriço é o choripán, tradicional no país vizinho e encontrada facilmente em restaurantes argentinos. O choripán é um prato com pão francês dourado na manteiga e recheado com chouriço e molho de ervas.
Também há o maripán, que é um prato típico da cozinha argentina, semelhante ao choripán, mas leva como estrela principal a morcela, e é muito comum em churrascos. O sabor dessas linguiças é bem marcante e diferente, e isso abre um leque de opções de pratos e acompanhamentos.
Para equilibrar o sabor, o ideal é que a morcela e o chouriço sejam servidos com acompanhamentos leves. Dessa maneira, é possível preservar o sabor e a suculência da linguiça e apreciar o sabor dos outros alimentos. Alguns complementos como aspargos grelhados, folhas de couve, maçã, pimentão e abóbora podem ser adicionados ao prato.
Quem gosta de algo mais picante e crocante, pode servir a morcela e o chouriço com iguarias como a batata frita com chucrute, que torna as batatas mais crocantes, ou fazer a morcela ou chouriço acebolado. Também é comum a morcela ser servida junto com arroz, que são preparados juntos e servidos como o “arroz de morcela”.
Agora que você já leu mais um de nossos artigos e entendeu as diferenças e características do chouriço e da morcela, poderá preparar essas linguiças da melhor maneira possível. Busque aproveitar de todo o sabor e aposte em pratos diferentes que misturam diversas especiarias para dar um toque a mais no gosto do prato.
Deixe uma resposta