Arquivos

Dicas de como se preparar para a prova do DETRAN

Se preparar para a prova do DETRAN não é tão simples quanto aparenta, uma vez que este teste define o caminho do sonho de diversas pessoas.

Por isso, estar bem preparado é fundamental. E contar com maneiras que irão garantir que este preparo foi realmente eficiente pode ser interessante para aumentar ainda mais chances de passar na prova.

Sendo assim, neste artigo, reunimos para você algumas dicas que lhe ajudarão ao longo de todo o processo preparatório para realizar a sua prova do DETRAN e garantir que seja aprovado na mesma.

Aproveite e boa leitura!

Não seja vencido pela ansiedade

O teste do DETRAN costuma gerar muita ansiedade entre as pessoas que tentam tirar a primeira habilitação. E esse sentimento pode atrapalhar bastante quem deseja se dar bem nesse teste.

A ansiedade também pode fazer com que você não se concentre nas aulas teóricas e nas práticas, o que tende a gerar lacunas no aprendizado e prejudicá-lo na hora da prova prática.

Por isso, tente administrar bem seu nervosismo. Faça atividade física, tente se distrair nas horas vagas, tenha boas noites de sono e alimente-se o melhor que puder, especialmente antes de fazer a prova.

Não deixe de fazer Simulado DETRAN

O teste teórico do DETRAN aborda 30 questões de múltipla escolha, onde apenas uma entre as cinco escolhas de cada pergunta é a correta. É preciso que o candidato acerte 70% (21 questões) para que ele seja aprovado.

Não é possível saber quais questões irão, de fato, cair no teste. Entretanto, o simulado pode lhe dar alguma luz de que temas serão abordados, visto que esses se assemelham a prova final em quesito de conceitos perguntados.

Porém, é válido ressaltar que as questões são geradas a partir de um banco de dados aleatório do próprio DETRAN. O órgão disponibiliza em seu site todas as possíveis questões, junto ao conteúdo programático do exame.

Se prepare e acordo com o seu estado

É importante ressaltar que cada estado possui o seu simulado específico, então quando for fazer o simulado preste bastante atenção para selecionar o correspondente ao seu estado, pois um simulado detran rj será diferente de um simulado detran sp, e vice-versa.

Certos lugares podem pedir conceitos mais fáceis ou difíceis ao depender do que será solicitado pela prova final.

Siga todas as orientações do seu instrutor

Na hora de fazer a prova prática, tente dirigir exatamente como orienta o seu instrutor da autoescola, seguindo tudo o que ele diz passo a passo.

Isso inclui as orientações sobre como posicionar os retrovisores, utilizar as setas, ligar faróis e uso da embreagem.

Também não deixe de pedir para que seu instrutor relembre a você algum ponto esquecido, nem deixe de tirar dúvidas quando elas surgirem.

Nas últimas aulas, peça a seu instrutor para praticar algum ponto que você achou mais difícil.

E ai caro leitor do blog, gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!