Arquivos

Dicas para evitar acidentes de moto!

Os números de acidentes envolvendo os motociclistas na cidade de São Paulo aumentaram cerca de 47% no último ano, de acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Por mais que diversas campanhas para ter uma direção segura sejam realizadas, essa ainda é uma prática que precisa ser frisada sempre que possível.

Todos os pontos em uma motocicleta precisam ser considerados, desde os acessórios de segurança principais, até uma boa direção defensiva. Isso é o que garante que o motociclista chegue bem em casa, seja ele um motoboy que trabalha com a moto ou uma pessoa que apenas usa como meio de locomoção.

Nesse conteúdo, vamos mostrar algumas dicas importantes que ajudam você a evitar acidentes durante o dia a dia. Segurança em primeiro lugar e, depois desse conteúdo, você pode mudar a forma que pilota para garantir isso. Continue a leitura para saber mais!

Use equipamento de segurança!

Por mais que seja um assunto saturado, abordado na prova e em qualquer simulado do Detran, vamos reforçar a fala. A falta de equipamentos de segurança ao andar de moto pode gerar uma bela multa com consequências de diversos pontos na carteira e ninguém quer isso, certo?

Mas fora a parte da multa, é preciso usar o equipamento de segurança para a sua própria proteção. O seu capacete deve ter o tamanho certo e possuir algumas faixas refletivas. Para as mãos, não esqueça de usar luvas com aderência, pois elas deixam uma pegada mais firme no guidão, ajudando em curvas, por exemplo.

Para finalizar, nos pés é recomendado que utilize um calçado que tenha o seu fechamento acima dos tornozelos e em relação a sua vestimenta, uma calça jeans ou de cordura e uma jaqueta finalizam a roupa mais adequada para andar de moto.

Evite o pensamento veloz

O excesso de velocidade, seja para carro ou moto, coloca todos os presentes em uma situação de risco. Por conta disso, a direção defensiva é o melhor caminho para seguir, seja pensando em você ou nos outros motoristas ao seu redor.

Previna-se contra acidentes de moto, o jeito correto é respeitar as velocidades regulamentadas nas vias por onde você percorre, esquecendo a velocidade e se preocupando em voltar para a casa com segurança.

Quando estiver no semáforo, tenha cuidado antes de sair. Alguns pedestres têm o costume de atravessar a rua nos últimos segundos, isso pode causar atropelamentos.

Evite freadas bruscas e seja atencioso

Uma das maneiras mais fáceis de causar um acidente de moto é usar o freio da maneira errada, ou seja, freando bruscamente por falta de atenção. Quando você se assusta e acaba freando bruscamente, isso faz com que você desloque o seu peso para frente e, por consequência, você acaba perdendo o seu equilíbrio.

Além disso, o bom estado dos pneus da motocicleta, tanto em questão de calibragem, vida útil e ressecamento, garante com que você tenha mais segurança durante o seu dia a dia, seguindo as recomendações do fabricante.

Outro ponto é a atenção com todas as informações que podem sinalizar uma suposta situação de perigo. A melhor forma é se precaver para correr de todo o perigo possível, evitando ao máximo os acidentes. Após isso, você consegue executar a sua decisão de maneira mais tranquila e calma.

Manter uma distância segura dos veículos também é uma forma de evitar qualquer acidente. De fato, em alguns momentos do dia estamos um pouco mais distraídos e quando estamos muito perto de outro veículo e ele acaba freando bruscamente, o acidente é inevitável.

Portanto, mantenha sempre uma distância segura do motorista a frente para que você tenha tempo suficiente de raciocínio e consiga evitar um acidente. Como já falamos acima, você tem que pilotar por você e pelos outros ao seu redor.

Com essas dicas do nosso blog, a direção defensiva evitando qualquer acidente é a maneira correta de garantir que você volte seguro para a casa!