Arquivos

Dicas para diminuir o desperdício de comida ao cozinhar

Nas últimas décadas, o crescimento da indústria alimentícia foi impulsionado pelo aumento populacional. A conta parece simples: quanto mais pessoas existem no planeta, mais alimento deve ser produzido. Mas a realidade não é exatamente essa quando o desperdício aparece na equação.

O descarte de alimentos impacta não só no meio ambiente, mas também em assuntos sensíveis como a fome. Comprando alimentos de qualidade e seguindo algumas dicas, é possível diminuir esse impacto e ter um consumo mais consciente, como veremos a seguir.

Comece pela lista de compras

A conscientização sobre o desperdício de alimentos começa antes mesmo da ida ao mercado. Para evitar exageros, é importante fazer uma lista de compras e segui-la da maneira mais fiel possível.

Na hora de fazer a lista, existem diferentes estratégias que podem ser adotadas. Fazer um cardápio semanal, anotar todos os itens que já existem na dispensa ou focar em alimentos básicos de longa duração. O que manda nessa hora é a criatividade e as necessidades de cada um.

Observe a validade dos produtos

Com a lista de compras em mãos, o próximo passo é ir até o mercado e começar as compras. Mas engana-se quem acredita que basta pegar os itens na prateleira e adicionar ao carrinho.

Nesse momento, é importante ficar de olho na validade e avaliar se a compra vale mesmo a pena. Caso o período seja curto, é melhor optar por outro alimento que possa substituir o item ou ainda ir até outro mercado. No caso das promoções, a atenção deve ser redobrada.

Aumente a frequência das idas aos mercados

Em um dia a dia corrido, nem sempre é viável reservar alguns minutos para ir até o mercado. Apesar disso, é importante ter em mente que a frequência em que as compras são feitas também influencia no desperdício.

O ideal é se programar para fazer as compras cerca de uma vez por semana, aproveitando os alimentos da estação e ficando de olho nos prazos de validade mais adequados.

Guarde os alimentos de forma correta

Higienizar os itens, guardar em um ambiente arejado e colocar os alimentos necessários na geladeira. Ao chegar em casa após as compras, é importante armazenar os alimentos de forma correta. Assim, é possível evitar que eles vençam antes do prazo estimado, reduzindo o desperdício durante a preparação.

Fique de olho nas quantidades

Na hora de cozinhar, o ditado “melhor sobrar do que faltar” não deve ser levado tão a sério. Isso porque parte do desperdício ocorre graças à quantidade de comida preparada.

A dica é prorcionar os alimentos de acordo com o número de pessoas que irão fazer a refeição. É possível recorrer à internet para ter uma noção de pesos e quantidades ou desenvolver o seu próprio método.

Sobrou comida, o que fazer agora?

Mesmo colocando as dicas em prática, sobrou alimento? Existem algumas formas de lidar com a situação sem recorrer ao desperdício.

Caso a comida já esteja pronta, basta armazenar de forma correta para consumir em outro momento. É possível guardar na geladeira para comer no mesmo dia ou ainda congelar os alimentos para consumir durante a semana.

Agora, se o alimento ainda não foi preparado, existem algumas possibilidades. Para itens próximos da validade, a dica é apostar em receitas criativas para evitar o desperdício. Se o problema for a quantidade, a alternativa é compartilhar com vizinhos e amigos.

Na pior das hipóteses, caso o alimento não possa mais ser aproveitado, a dica é revisitar as recomendações contra o desperdício e adaptar cada tópico para a sua realidade alimentar. Dessa forma, é possível evitar que o problema se repita.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o nosso site!