Arquivos

DETRAN 2022: Conheça todas as etapas para tirar a carteira de motorista e saiba como se preparar

DETRAN 2022: Conheça todas as etapas para tirar a carteira de motorista e saiba como se preparar através das informações presentes aqui neste conteúdo.

Para quem deseja tirar sua carteira de motorista pela primeira vez, é importante ter em mente como funciona o processo do DETRAN para emitir a habilitação de acordo com todas as etapas necessárias.

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a prova teórica para certificar que o aluno está apto às leis de trânsito após assistir às aulas do CFC (Centro de Formação de Condutores), e depois a prova prática para garantir que sabe realizar o manuseamento correto do veículo após as aulas práticas no veículo (moto, carro, etc.).

No entanto, apesar de parecer simples, é preciso entender a fundo como funciona o processo e quais as etapas para a retirada da carteira de motorista 2022, além de conferir quais as mudanças atuais:

DETRAN 2022: Etapas para tirar a carteira de motorista

Para quem está planejando fazer a retirada da carteira de motorista (CNH – Carteira Nacional de Habilitação), precisa ter em mente que desde setembro de 2019 (de acordo com a resolução 778 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito) não é mais obrigatório fazer as aulas do simulador. Além disso, para habilitação na categoria B (veículos de passeio) há alterações na carga horária e conteúdo teórico.

Etapa 1: Documentação necessária

Para realizar a retirada da carteira de motorista é preciso ter 18 anos, saber ler e escrever, além de apresentar documento original com foto (RG) e número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Etapa 2: Selecionar autoescola para iniciar o processo

A autoescola é responsável por dar entrada ao processo para retirada da CNH, realizando todo o cadastro e informando todos os dados necessários ao DETRAN durante todo o processo. Ou seja, o aluno apenas realiza o pagamento, exames necessários, aulas e provas.

Etapa 3: Exames para tirar CNH

Para ter uma carteira de motorista é preciso passar pela realização de exames iniciais para garantir que está apto a conduzir um veículo. Será preciso realizar o exame de aptidão física e mental, e o psicológico. Os exames são realizados em clínicas ou com profissionais credenciados indicados pelo DETRAN.

O valor dos exames e endereço da clínica é informado na autoescola, assim que se cadastrar para tirar a carteira de motorista. Ao ser liberado nos exames, poderá dar continuidade no processo.

Etapa 4: Realização do curso teórico/técnico.

É obrigatório assistir as 45 horas de aula com conteúdo determinado pelo Contran para obter a carteira de motorista. Portanto, a autoescola o encaminha para o CFC conveniado para assistir as aulas que são dividas em:

  • Leis de trânsito: 18 horas de aula
  • Direção ofensiva: 16 horas de aula
  • Primeiros socorros: 4 horas de aula
  • Meio ambiente e cidadania: 4 horas de aula
  • Mecânica Básica: 3 horas.

Aqui os alunos recebem o LDAV (Licença para aprendizagem de direção veicular), o qual deve sempre ser apresentado no CFC e durante a realização das aulas práticas em veículos.

Etapa 5: Prova teórica DETRAN

Após concluir às 45 horas do curso teórico, os candidatos a obter a carteira de motorista devem realizar a prova teórica, a fim de comprovar que absorveu as principais informações sobre o trânsito – ensinadas no curso.

A prova conta com 30 questões, das quais é preciso acertar 21 (70%) para ser aprovado no DETRAN.

Para ajudar a ter um bom resultado na prova, você pode fazer o simulado detran para verificar quais as questões em que encontrou maior dificuldade, e ir treinando antes do dia da prova.

Etapa 6: Simulador

As aulas no simulador servem para apresentar situações reproduzidas no trânsito, para que os alunos vivenciem uma experiência “real” da direção em vias públicas (conteúdo que apresenta diversas situações, bem como: aquaplanagem, direção diurna ou noturna, travessia de pedestres, cruzamento, etc.).

Etapa 7: Aula prática veicular

Após a conclusão da prova e aprovação, os alunos podem iniciar o processo de aulas práticas. Sendo 20 aulas práticas para quem deseja tirar apenas a habilitação B (carro), 20 horas para quem deseja tirar a habilitação A (moto), ou 40 horas para quem deseja tirar a habilitação com duas categorias.

Caso o aluno tenha optado por fazer 3 aulas de conteúdo noturno no simulador, serão apenas 17 aulas práticas. No entanto, se nas aulas do simulador o aluno cometer infrações de trânsito e não tiver uma boa pontuação, será necessário realizar as aulas práticas noturnas.

Etapa 8: Exame prático para tirar carteira de motorista

Para finalizar o processo de tirar carteira de motorista, a última etapa é a prova prática DETRAN. Aqui, os futuros condutores são avaliados de acordo com os critérios determinados pelo DETRAN, a fim de comprovar se está apto para dirigir nas vias públicas.

Caso seja aprovado, o prazo para receber a CNH é de 15 a 30 dias, sendo que, é possível retirar diretamente na autoescola ou receber em casa pelos Correios.

Agora que já conferiu todas as etapas no nosso blog, não perca essa chance de se preparar da maneira correta e tirar a sua carteira de motorista!