Arquivos

Como conservar suas ferramentas para que durem mais?

Suas ferramentas estão desgastadas? Existem marcas de oxidação ou ferrugem nelas? Quer aprender como conservá-las corretamente? Continue a leitura para descobrir!

A corrosão é uma das causas que danificam as ferramentas, como certos modelos de furadeira. Esses utensílios são práticos tanto para os profissionais que os utilizam no trabalho quanto para reparos dentro de casa. Elas garantem a qualidade dos serviços bem como a otimização de tempo.

No entanto, esses objetos indispensáveis a toda e qualquer obra, grande ou pequena, deve ter uma dose de cuidados a fim de prolongar a vida útil dos itens. Dessa forma, a limpeza correta, por exemplo, evita que resíduos de outros materiais estraguem as ferramentas.

Ferrugem nas ferramentas: o que provoca?

São diversos fatores responsáveis por provocar a oxidação e o surgimento de ferrugens nas ferramentas. Um dos motivos é a aglomeração de poeira em razão da armazenagem em determinados locais, sem uso por muito tempo, e o outro é causado por resíduos de outros materiais que vão se acumulando, o que pode prejudicar o funcionamento.

Por isso, para que esses equipamentos não se deteriorem com o tempo, é necessário que eles sejam limpos e guardados em local apropriado. A ferrugem é um processo de degradação do metal, resultado da oxidação do ferro, que pode causar malefícios à saúde, como:

  • alergias;
  • problemas respiratórios;
  • irritação na pele;
  • contaminação com detritos ferrosos — quando em contato com a água e a comida;
  • infecção aguda pela proliferação da bactéria clostridium tetani.

Portanto, para evitar que as ferramentas ou qualquer outro objeto de metal enferrujem, lembre-se de:

  • guardá-los em ambientes livres de umidade;
  • utilizar óleos anticorrosivos e lubrificantes;
  • sempre limpar os objetos após o uso;
  • nunca armazenar os itens molhadas;
  • evitar os arranhões e as fendas, pois esses espaços podem iniciar o processo de corrosão.

Entretanto, se as suas ferramentas estão muito corroídas, saiba que ainda tem como salvá-los dos detritos ferrosos. Com o uso de alguns produtos químicos, como diluentes, removedores químicos a base ácido fosfórico, ácido cítrico, raspagem e lixa, é possível retirar a ferrugem pesada.

Como limpar as ferramentas adequadamente?

Como dito, poeiras e resíduos de outros materiais podem corroer o metal. O contato com a água e o oxigênio faz com que as ferramentas se oxidem com o decorrer do tempo. Por essa razão, saber como limpá-las corretamente ajudará na conservação dos equipamentos.

Confira abaixo algumas das dicas do nosso blog:

Limpe imediatamente após o uso

Ao entrar em contato com outros materiais, inicia-se o processo de oxidação, que tem como resultado a ferrugem e a corrosão. Dessa forma, é importantíssimo criar o hábito de limpeza logo após o uso. Com essas ações, aumenta-se o estado de conservação das ferramentas.

Remova a ferrugem

Naturalmente, com o passar do tempo as ferramentas vão se danificando, até mesmo pelo uso constante. No entanto, quando surgem fendas, esses pequenos espaços podem acumular ferrugem, fazendo com que ela se espalhe pelo metal, provocando detritos. Assim, utilizar as esponjas de aço e um removedor de ferrugem ajuda a livrar as suas ferramentas de corroer.

Proteja as ferramentas

No mercado, são comercializados produtos que protegem a superfície metálica. Esses lubrificantes à base de óleos anticorrosivos têm a função de criar uma película protetora. Com ajuda de um pincel, passe por todo metal e plástico, deixe agir por alguns minutos, depois é só retirar o excesso com um pano seco.

Armazene em local apropriado

A umidade contribui para que as ferrugens apareçam nos metais. Por esse motivo, sempre escolha locais secos, à prova de umidade. Isso impedirá que elas oxidem e, consequentemente, percam a utilidade. No caso dos pregos e parafusos, uma boa dica é colocar junto um pedaço de giz para absorver a umidade.