Que os cães são fiéis, protetores, brincalhões, carinhosos e inteligentes todo mundo já sabe. No entanto, além de todas essas qualidades, muitas raças também possuem características específicas e a capacidade natural de atuar como cão de guarda.
Forte instinto de proteção, alta obediência, senso de lealdade, coragem, latido, intimidador e agilidade: tudo isso faz parte do perfil da maioria das raças consideradas de guarda e é isso faz com que elas sejam as preferidas de muitas pessoas.
Contudo, é importante deixar claro que um cão de guarda não é sinônimo de um cachorro destemperado e agressivo, pois, mesmo que possuam o forte instinto de proteger seu território, os cães precisam ser devidamente treinados para executar esse “serviço” da forma correta.
Se você está atrás de um cão com esse perfil, confira a lista que preparamos com as principais raças de cão de guarda.
Pastor-Alemão
Presente em diversos filmes, séries de ação e até mesmo em equipes policiais na vida real, o Pastor-Alemão é, sem dúvidas, uma das raças de cão de guarda mais conhecidas.
A raça dispõe de um porte físico avantajado, o que torna o pastor um cão forte, ágil e musculoso — fator que por si só já fará um possível intruso pensar duas vezes antes de invadir sua propriedade.
Além disso, o Pastor-Alemão também é conhecido por ter bastante energia, alta dedicação aos treinamentos e nível de inteligência acima da média. Ou seja, é um cão de guarda perfeito.
Outro ponto positivo é que, apesar de ser firme, atento, determinado e “dono da situação” na hora do serviço, quando está ao lado da família ele é um cão super dócil, amoroso, brincalhão e companheiro.
Bullmastiff
Embora possua uma carinha fofa e cheia de ruguinhas, o Bullmastiff é um excelente cão de guarda.
Isso porque a raça carrega em seu DNA diversos requisitos necessários para exercer essa função, principalmente no que diz respeito a alertar seu dono sobre um perigo iminente, pois o cão é silencioso e dispõe de olfato e audição bem apurados.
Contudo, é importante ressaltar que, mesmo tendo um porte forte e musculoso, o Bullmastiff possui um pouco de dificuldade para respirar em razão do focinho achatado. Por esse motivo os cães dessa raça necessitam de lugares frescos e sombreados, além de uma constante fonte de hidratação.
Rottweiler
O Rottweiler é um cão robusto, de porte médio para grande, e muito inteligente. Tamanha é a inteligência dessa raça que o cão é capaz de aprender diversos comandos em menos de cinco repetições e em cerca de 95% das vezes acata ao primeiro comando do seu tutor, demonstrando também um alto nível de obediência.
Muitas pessoas pensam que a raça é agressiva, mas isso não é verdade. Embora o cachorro fique violento quando sente que é necessário atacar, com o treinamento e o adestramento adequado ele se torna um cão totalmente leal e confiável.
Dobermann
O Dobermann é reconhecido mundialmente por ser um dos melhores cães de guarda existentes, tanto que trabalha com a polícia em diversos países. Para se ter uma ideia, no ano de 2001, vários cães da raça ajudaram no resgate das vítimas da famosa tragédia das Torres Gêmeas.
Sempre alerta, esse musculoso e atlético cachorro é capaz de tomar conta de ambientes extensos sem nenhuma dificuldade e, da mesma forma que o Pastor-Alemão, pode ser facilmente treinado para melhorar o seu instinto protetor.
No convívio familiar, o Dobermann tende a ser um cão bastante leal e dócil, além de adorar ser convidado para brincadeiras, passeios ou corridas na rua. Ou seja, a raça também é excelente para estimular o lado atleta que existe em você.
Gostou do artigo? Então não deixe de acompanhar o nosso site!
Deixe uma resposta