Arquivos

Aprenda a aumentar a durabilidade de seus pneus!

A fim de dirigir com segurança, é fundamental verificar, regularmente, as condições das diferentes partes do seu veículo. Um deles é justamente o pneu, que tem sua vida útil influenciada por uma série de fatores.

Assim, se você pretende comprar novas peças para moto ou para carro, é indispensável checar como está o estado dos pneus. No texto abaixo, conheça algumas dicas valiosas para prolongar a durabilidade dele e para manter o seu automóvel seguro.

Fique atento à pressão dos pneus

Essa é uma das recomendações mais importantes para manter o bom estado dos pneus. É fundamental manter a pressão ideal dos pneus, uma vez que o desgaste da banda de rodagem deve ser uniforme entre eles. Quando há um desequilíbrio, os pneus ficam sujeitos a maior desgaste nas bordas ou no centro.

Assim, semanalmente, o motorista deve checar a pressão dos pneus, seguindo as indicações presentes no manual do veículo. Outra dica importante é que a calibragem deve ser feita com os pneus frios. Se eles estiverem quentes, é provável que a calibragem aumente e fique fora da indicação desejada.

Respeite o limite de peso

Todos os pneus possuem um limite de carga estabelecido pelo fabricante. Essa informação está presente na lateral do próprio pneu. Quando esse limite é excedido, o pneu fica suscetível a falhas, assim como há maior desgaste do pneu, e a própria estrutura é danificada. Inclusive, um veículo com carga excessiva e com baixa pressão nos pneus pode ocasionar acidentes.

Não coloque pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo

Um erro que pode prejudicar a durabilidade dos pneus – e mesmo colocar em risco a segurança dos motoristas – é colocar pneus com desenho de bandas diferentes em um mesmo eixo. Ao fazer isso, é criada uma diferença de aderência entre os lados, algo que também afeta a capacidade de escoar água e a resistência de rolagem, prejudicando a performance.

Em casos extremos, essa diferença pode desestabilizar o automóvel e colocar o condutor em situações de risco. Portanto, é recomendado sempre utilizar pneus com o mesmo desenho de banda em um único eixo.

Procure sempre manter os pneus originais

A conservação também depende de utilizar os pneus originais para respeitar as medidas específicas do veículo e, também, para não prejudicar o seu balanceamento e o seu alinhamento. Dessa forma, procure sempre adquirir pneus originais e compatíveis com o seu veículo.

Faça o rodízio periodicamente

O motorista precisa lembrar que os pneus dianteiros e traseiros apresentam um desgaste diferente, uma vez que eles trabalham em situações diferentes no dia a dia. Portanto, com o intuito de manter o desempenho do veículo e de prolongar a durabilidade, o proprietário precisa fazer o rodízio dos pneus, seguindo as recomendações do fabricante.

De uma forma geral, o rodízio deve acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados. É importante não esquecer de que o balanceamento e o alinhamento devem acontecer a cada cinco mil quilômetros.

Não deixe de fazer a manutenção

O bom estado dos pneus e do veículo também depende da manutenção regular deles. Essa revisão periódica, que checa outras partes do carro, também é benéfica para os pneus, pois isso também é uma forma de manter a sua durabilidade.

Por exemplo, a manutenção permite verificar se o sistema de suspensão está desregulado, assim como se um pneu está mais desgastado do que o outro. Esse é o momento também em que o motorista pode conversar com o mecânico sobre o volante estar puxando para um lado ou se há trepidações na direção, sinal de que o veículo está desbalanceado ou desalinhado.

Proteja as válvulas de segurança

Por fim, o condutor deve prestar atenção para manter a válvula de segurança (o bico de encher) do pneu protegida. A sua ausência pode resultar em acúmulo de sujeira ou até mesmo danificar o núcleo da válvula, situações que ocasionam a perda de pressão dos pneus.

Com o passar do tempo, essa válvula resseca e trinca, resultado da incidência do sol sobre a borracha. Por isso, é recomendado que sempre sejam trocadas as válvulas quando acontecer a troca dos pneus.

Gostou do artigo? Então não deixe de seguir o nosso site em suas redes sociais!