Nos últimos anos, a prática de airsoft e paintball cresceram no país, conquistando o coração dos jogadores que amam esportes competitivos com foco em táticas militares. Entretanto, muitos acreditam que esses jogos de tiro são os mesmos ou que apresentam as mesmas regras.
Entretanto, não é bem assim, uma vez que eles se diferem desde o conceito até os locais em que são praticados. Abaixo, conheça melhor as diferenças entre essas duas modalidades.
Definição
Para começar a detalhar as diferenças entre as duas práticas, o primeiro passo é esclarecer o conceito de cada uma delas. O paintball é uma atividade mais descontraída, que tem torneios no mundo todo e pode ser inclusive praticado por crianças – devidamente acompanhadas e usando o equipamento de segurança exigido.
Já o airsoft tem a proposta de ser uma simulação militar de combate, praticado por adultos e que, apesar de não ter competições, apresenta uma variedade de jogos extensa. Por exemplo, nele é possível praticar modalidades como desarme de bomba, resgate de reféns, pique-bandeira, sobrevivência, entre outras.
Por causa dessa diferença de conceitos, a abordagem que os jogadores adotam em cada prática também é diferente. Enquanto no paintball a troca de tiros tem maior destaque e predomina a dinâmica, o airsoft exige uma tática e estratégia elaboradas para cumprir a missão.
Há ainda outro ponto importante: como a munição de airsoft não utiliza tinta (veja mais abaixo), o jogador que é alvejado por uma munição é eliminado e ele mesmo deve avisar sobre a sua eliminação. Por isso, é um jogo que exige mais seriedade e honestidade dos seus praticantes, por serem qualidades indispensáveis para se ter um bom jogo.
Proteção
Em ambas as práticas, há vários equipamentos de proteção exigidos para os jogadores, que incluem óculos de proteção, máscaras e viseiras. Entretanto, a proteção no paintball costuma ir além, uma vez que as máscaras devem proteger todo o rosto e também é fundamental utilizar luvas, roupas de proteção e capacetes.
Já no airsoft, é possível utilizar camisetas grossas de manga compridas ou uniformes táticos para praticá-lo. É até comum ver alguns jogadores com camisetas de manga curta, apesar disso não ser recomendado.
Armas e munições
Uma diferença bem perceptível é em relação às armas utilizadas em cada um. O paintball usa armamentos conhecidos como marcadores, que funcionam utilizando um sistema de propulsão à base de ar comprimido ou gás carbônico.
Por outro lado, o airsoft usa armas que se assemelham mais aos armamentos militares, sendo uma imitação bem fiel de pistolas, fuzis, espingardas, metralhadoras e snipers. O sistema de disparo delas pode ser a gás, mola ou elétrico. Elas também têm diversos modos de disparo, como rajada, tiro simples ou automático, alternados pela troca da chave seletora.
As munições também são bem diferentes. O paintball utiliza bolas que medem 17 mm de diâmetro e possuem tinta colorida no interior, de modo que ao atingirem o adversário, eles ficam marcados. No caso do airsoft, as bolinhas de plástico são consideravelmente menores, com 6 mm de diâmetro e sem tinta.
Isso faz com que haja uma diferença no preço, já que a munição de airsoft costuma ser quatro vezes mais barata que a do paintball. Em relação à dor causada ao ser acertado, os relatos costumam dizer que elas causam sensações bem parecidas, apesar que normalmente os tiros de paintball causam mais hematomas.
Localidades
Por fim, também há diferenças quanto às localidades em que as modalidades são praticadas. O airsoft costuma ser praticado em locais abertos como florestas, montanhas e galpões abandonados. O intuito dessa escolha é colocar as habilidades do jogador à prova, em ambientes que simulam uma situação de conflito.
Já no caso do paintball, a sua prática ocorre em arenas que costumam ser planas e possuem vários objetos infláveis, além de algumas construções e barris para os jogadores se esconderem.
Agora que já conferiu o mais um artigo no nosso blog e sabe a diferença entre airsoft e paintball, não deixe de escolher a melhor modalidade para você!
Deixe uma resposta