Arquivos

5 dicas para não passar por nenhum problema durante a viagem

Toda história de viagem tem também algum “perrengue” que depois vira motivo de risada, mas na hora não é tão engraçado assim. Acontece que a maioria desses problemas poderia ter sido evitada com um cuidado simples, que todo mundo até sabe que precisa ter, mas deixa de lado muitas vezes: planejamento.

Pode parecer chato, mas quem tem esse hábito garante ser possível viajar com muito menos dor de cabeça. Se a viagem for internacional, os cuidados precisam ser ainda maiores, como ter uma conta em dólar que você possa movimentar, além de todos os documentos que cada país exige.

Quer passar menos perrengue na sua próxima viagem, mas não sabe o que você deve levar em conta na hora do planejamento? A lista de dicas a seguir pode ser muito útil.

Organize os documentos

Além dos seus documentos pessoais, como RG e passaporte, é interessante levar também cartão do plano de saúde e carteira de vacinação, documento que cada vez mais vai passar a ser exigido em muitos passeios e destinos. Se vai viajar com crianças, organize também seus respectivos documentos.

Uma ótima dica para não esquecer nada é não deixar para pegar os documentos na correria, na hora de sair. Organize tudo em uma pastinha que vai na sua mala de mão uns dias antes, assim a chance de esquecer algo é bem menor.

Faça as malas com antecedência

Não precisa  fazer as malas um mês antes, mas é sempre boa ideia começar o processo com alguns dias de antecedência, especialmente se estamos falando de uma viagem de maior estadia ou com programas que exigem roupas e acessórios muito diferentes entre si.

O ideal é não colocar volume demais na bagagem (até porque, provavelmente, você terá que lidar com um limite de peso), mas se certificar de que não vai esquecer, por exemplo, um casaco, medicamentos, um sapato confortável, repelente, protetor solar e itens de higiene. Pense nos programas que vai fazer e elabore uma lista do que vai precisar.

Verifique as exigências do destino

Ninguém quer ser barrado no aeroporto ou impedido de fazer aquele passeio que a turma toda vai fazer, não é mesmo? Existe um bom jeito de evitar isso: lendo com atenção as regras, o que vale tanto para entrar em um país estrangeiro, em uma reserva ecológica ou naquele passeio que exige roupas especiais.

Alguns países exigem visto, outros algumas vacinas específicas (para além da Covid-19), isso sem falar nos períodos de quarentena e exames, que já fazem parte do “novo normal” para muitos destinos. Informe-se e providencie tudo com antecedência para não ter que se preocupar durante a viagem.

Pense em como vai fazer os pagamentos

Um erro comum — especialmente nas viagens internacionais, mas não só — é não considerar os pagamentos que você terá que fazer no local do destino. Então lembre-se que mesmo que você já tenha pago passagem, hospedagem e até alimentação antes, terá que pagar algo na hora. Isso sem falar nos imprevistos, que podem acontecer.

Isso quer dizer que, dependendo do destino, você vai precisar ter dinheiro em espécie (nem todo lugar aceita cartão ou pega internet para fazer PIX). Se vai para outro país, é bom passar em uma casa de câmbio antes e ter pelo menos um cartão que aceita transações internacionais.

Peça referências e use a internet a seu favor

Outro jeito certeiro de evitar surpresas desagradáveis durante a viagem e até cair em golpes ou passeios que parecem legais, mas são furados, é saber o que quem já foi para aquele local tem a dizer sobre.

Você pode conversar com algum conhecido que já visitou aquele destino, mas também pode usar a internet a seu favor. O que não faltam são depoimentos e avaliações de passeios, hospedagens e estabelecimentos, como restaurantes e agências de viagens.

Uma de nossas dicas, é que aproveite esse momento de pesquisa para fazer um bom roteiro de onde você quer ir e anotar dicas de pontos não tão conhecidos ou daquele restaurante caseiro que outro viajante descobriu e vai te fazer economizar em alguns momentos.