Arquivos

Quais os principais tipos de máquina de cartão de crédito?

O dinheiro de papel tem sido cada vez menos utilizado para fazer pagamentos e, de acordo com alguns estudos, a tendência é que as cédulas se tornem obsoletas nos próximos anos.

Por esse motivo, aceitar pagamentos via cartão é indispensável, seja você um microempreendedor individual ou dono de uma rede de varejo. E, consequentemente, é importante saber qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio.

Afinal, além das máquinas de cartão serem práticas para os consumidores, também são úteis e seguras para os estabelecimentos, visto que esse meio de executar transações reduz o tempo de atendimento e elimina a necessidade de manter uma grande quantia de dinheiro vivo no caixa.

Quer saber mais? Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de máquina de cartão de crédito. Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo sobre o tema.

Principais tipos de maquininha de cartão

Não é por acaso que as máquinas de cartão estão se popularizando cada vez mais, assim como outros tipos de transação de valores por meio de dispositivos eletrônicos, como o Pix.

Atualmente, existem três principais tipos de máquina de cartão de crédito, pois diferentes negócios têm diferentes demandas para direcionar os pagamentos. São eles: Point of Outdoor (e Point of Outdoor Wireless), Point of Sale e Transferência Eletrônica de Fundos. Confira abaixo as características de cada um.

Máquina de cartão POS (Point of Sale)

O aparelho POS é o mais conhecido entre todos os modelos. Além de aceitar a grande maioria das bandeiras de cartões (o que já é uma grande vantagem), ele tem um funcionamento bem simples.

A máquina é conectada a uma linha telefônica e consegue imprimir notas fiscais sem precisar de nenhum outro dispositivo. Normalmente, ela fica posicionada no caixa dos estabelecimentos.

Além de não necessitar de outro dispositivo para emitir notas, a máquina de cartão POS também pode ser usada em momentos de urgência, na falta de sinal de internet.

Máquina de cartão POO (Point of Outdoor) Wireless

Apesar de ter basicamente as mesmas características da POS, a máquina POO Wireless precisa do sinal de internet para funcionar.

Sendo assim, a conexão local do estabelecimento precisa ser estável para evitar possíveis travamentos na hora de passar os cartões dos clientes — o que certamente geraria insatisfação e poderia trazer consequências negativas para o negócio.

Máquina de cartão POO (Point of Outdoor)

A máquina de cartão POO possui características bem semelhantes às máquinas citadas acima. Entretanto, a principal diferença é que esse tipo de maquininha funciona por meio de um chip de celular.

Por esse motivo, o empreendedor deve investir em uma operadora de telefonia que consiga entregar um sinal bem estável na localidade do seu negócio, a fim de evitar problemas quando o cliente for realizar o pagamento.

A maquininha POO é muito utilizada em estabelecimentos que trabalham com delivery, como os famosos apps de entrega.

Máquina de cartão TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)

Por fim, a tecnologia TEF também alcançou as maquininhas de cartão. Na verdade, trata-se de um software de computador que captura todas as transações e as encaminha via internet para a operadora.

Esse software é instalado nos computadores ligados aos caixas dos estabelecimentos, da mesma forma que o “pin pad” (equipamento eletrônico de pagamento que faz a leitura de cartões e que conta com um teclado para que o cliente digite sua senha).

Em resumo, tudo acontece dentro de um ambiente virtual, onde os estabelecimentos conseguem emitir notas e receber pagamentos dos clientes.

A grande vantagem da maquininha tipo TEF é que ela opera com mais de uma empresa credenciadora.

Para todas as organizações que possuem vendas regulares para um número expressivo de clientes do tipo pessoa física, o uso desse tipo de máquina de cartão é fundamental.

Então agora que já conferiu mais uma de nossas dicas, não perca tempo, faça uso de maquininha de cartão para expandir o seu negócio!