Arquivos

Como melhorar a produção de leite para pequenos produtores

produtor de leite vacas agronegócio

Quem cria gado de leite sabe que é de extrema importância ter uma boa produção de leite, pois é exatamente disso que o produtor precisa para obter lucro em sua criação. Porém, não são todos que têm conhecimento das formas de conseguir alcançar uma boa taxa de produção, e pensando nisso, trouxemos neste artigo, informações de relevância para te ajudar a alcançar melhores resultados.

Como melhorar a produção de leite?

Não há uma forma efetiva de melhorar a produção de leite, é preciso se atentar a vários fatores, desde as instalações, a alimentação e o manejo. Uma boa instalação pode ser importante para manter o bem-estar dos animais, que é um dos fatores chave para ter uma boa produção de leite.

A produtividade é uma característica que pode ter a utilidade de avaliar o bem-estar das vacas, pois um declínio na produção pode ser um sinal de falta de bem-estar. Mas saiba que nem sempre uma boa produtividade indica um alto nível de bem estar, como falamos a produção de leite depende de muitos fatores.

rebanho de vacas
Fonte: Freepik

Outro deles é fornecer alimentos de boa qualidade e em quantidades adequadas, para implementar um sistema de alimentação para vacas leiteiras, deve-se considerar o nível de produção, estágio de lactação, idade da vaca, consumo esperado de matéria seca, condição física, tipo de alimento e valor nutricional a ser utilizado.

Também deve-se considerar a qualidade e a quantidade certa da água, o consumo de água do gado varia de acordo com a quantidade de matéria seca consumida, proteína, sal mineral, ingestão de sal na ração, idade do animal, produção de leite e clima (quanto maior a temperatura ambiente, mais água é consumida).

Ter um bom manejo para manter uma relação entre humano e animal saudável, levando em consideração que cada idade do animal requer uma forma de manejo diferente. Para as vacas leiteiras em especial deve se atentar na maneira de ordenhar, a forma de criação e manejo para manter ou conseguir alcançar uma boa produção de leite.

Tenha um ambiente confortável para as suas vacas, as vacas precisam ser alojadas em galpões arejados e ventilados, sendo que você pode fazer uso de equipamentos para manter o bem-estar dos animais no local, ou construí-lo de forma que favoreça o bem-estar natural.

Qual o custo para produzir um litro de leite?

O custo do para produzir um litro de leite varia de acordo com a raça que você trabalha, bem como suas instalações, manejo e alimentação, visto que são fatores que interferem na produção do leite. Mas de maneira geral, o cálculo do litro de leite é feito dividindo o custo total pelo total da quantidade de litros produzidos, dessa forma, seria R$ 2.477,31 ÷ 7.095 = R$ 0,35, por exemplo.

Qual o melhor alimento para vacas de leite?

Para vacas leiteiras criadas em pastagens com crescimento menor do pasto, o alimento volumoso é necessário: capim elefante verde picado, cana-de-açúcar com 1% de uréia, silagem, feno ou ração de inverno. Para vacas leiteiras de alto rendimento ou animais criados em confinamento, silagem de milho ou sorgo podem ser fornecidos à vontade.

Como produzir 1.000 litros de leite por dia?

Querendo saber quanto trabalho é necessário para produzir 1000 litros de leite, basta multiplicar o coeficiente por 1000 para produzir 1 litro de leite, ou seja, 0,002 d.h. x 1000 = 2 d.h/1000 litros.

Qual a média de litros de leite por vaca?

De acordo com o censo agrícola divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação ao período entre 2006 e 2017, a produção brasileira de leite aumentou 46,62%, passando de 20,57 bilhões de litros para 30,16 bilhões de litros. Vale destacar que, no mesmo período, o país perdeu 12,92% de suas fazendas leiteiras e 9,47% de seu rebanho. A produtividade média anual por vaca passou de 1.618 para 2.621 litros, um salto de mais de 1.000 litros.

O maior produtor de leite é o estado de Minas Gerais segundo os mesmos dados acima, com 8,75 bilhões de litros, tendo um aumento de 52,9% em relação aos 5,72 bilhões de litros produzidos em 2006, a média anual do estado é de 2.949 litros por vaca. 

Como calcular a produção de leite por hectare?

A produção de leite por hectare é um indicador bastante simples. Os cálculos que fazemos são anuais. Portanto, basta dividir a produção de leite em um ano por toda a área utilizada para a pecuária leiteira. Este indicador é interessante porque seu desempenho depende de outros fatores, portanto, quando você o controla, ele também afeta outros indicadores.

Depende diretamente da taxa de lotação e da produtividade de cada vaca, portanto, se ela tem um bom desempenho, os outros dois fatores também o têm. Outro ponto relevante desse indicador é que ele afeta a viabilidade da empresa, porque a terra é o maior capital fixo na produção de leite, então o valor que você gera com esse capital fixo é muito importante.

Quanto maior o valor da terra em sua área, maior será a produtividade que você deve obter em cada área.