Para as empresas, ter uma “marca valiosa” é mais do que um simples título de aprovação financeira: é também uma maneira de mostrar seu desenvolvimento e sua aceitação pelos clientes. Por isso, conquistar um espaço na lista de melhores lojas e marcas é sempre relevante e mostra o quanto a empresa está focada em crescer e oferecer o melhor aos consumidores.
Todos os anos, a Interbrand, consultoria de negócios, elabora um ranking mostrando quais são as marcas mais valiosas do Brasil, ou seja, aquelas com maior valor monetário dentro do mercado. Acompanhe a lista e confira as 25 marcas mais valiosas.
As 25 marcas mais valiosas no Brasil
O ranking da Interbrand busca mostrar as 25 principais marcas do país naquele ano, considerando o valor monetário que elas apresentam no mercado. Em 2021, vale destacar a entrada de duas novas marcas, a Claro, de telefonia e internet, e a Hering, de varejo de moda.
Outro ponto que pode ser observado é que há uma variedade de setores e segmentos de atuação das marcas, sendo possível encontrar bancos (nas primeiras posições), marcas de alimentos e bebidas (como Skol e Brahma, ambas da Ambev) e varejo de diferentes frentes, como Casas Bahia, Renner e Havainas. Acompanhe a lista das 25 marcas mais valiosas:
1. Itaú: R$ 40,53 bilhões
2. Bradesco: R$ 27,51 bilhões
3. Skol (Ambev): R$ 18,82 bilhões
4. Brahma (Ambev): R$ 12,78 bilhões
5. Natura: R$ 10,22 bilhões
6. Banco do Brasil: R$ 9,89 bilhões
7. Petrobras: R$ 3,27 bilhões
8. Magazine Luiza: R$ 2,9 bilhões
9. Vivo: R$ 2,83 bilhões
10. Americanas: R$ 1,79 bilhão
11. XP Inc.: R$ 1,77 bilhão
12. Renner: R$ 1,74 bilhão
13. Ipiranga: R$ 1,16 bilhão
14. Claro: R$ 1,08 bilhão (não estava no ranking 2020)
15. Cielo: R$ 1,06 bilhão
16. Drogasil: R$ 1,05 bilhão
17. Porto Seguro: R$ 883 milhões
18. Havaianas: R$ 860 milhões
19. Casas Bahia: R$ 706 milhões
20. Assaí: R$ 654 milhões
21. Atacadão: R$ 608 milhões
22. PagSeguro: R$ 570 milhões
23. SulAmerica: R$ 564 milhões
24. Localiza: R$ 551 milhões
25. Hering: R$ 520 milhões (não estava no ranking 2020)
O que torna uma marca valiosa?
São vários os fatores que levam uma marca a ser valiosa. Isso porque o valor monetário é, geralmente, uma consequência de outras ações feitas pela empresa que contribuem para esse crescimento.
Assim, para estar em um ranking das 25 mais valiosas do país, a empresa precisa trabalhar diversos pontos da marca a longo prazo para que ela se torne relevante financeiramente e, também, para seus clientes.
Os principais pontos que contribuem para a construção de uma marca forte e valiosa são:
- qualidade do serviço e dos produtos;
- faixa de preço e durabilidade;
- percepção positiva da marca pelos consumidores;
- investimento em branding e posicionamento de marca;
- investimento em segurança e sustentabilidade
- experiência positiva para o cliente;
- participação no mercado;
- capacidade de reinvenção e inovação, entre outros.
De forma geral, as empresas precisam investir na construção de uma boa imagem da marca, considerando qualidade, experiência do cliente e posicionamento, o que faz com que o público e os investidores passem a enxergá-la como valiosa e capaz de crescer cada vez mais.
Como é a metodologia da Interbrand
A Interbrand é uma consultoria mundial de negócios e marcas e, por isso, consegue avaliar a percepção das empresas de maneira mais global e considerando diversos pontos em seu estudo. Durante a coletiva de imprensa de divulgação do ranking de 2021, a diretora executiva da filial São Paulo, Laura Miloski, comentou alguns dos pontos utilizados para a seleção das empresas.
Segundo ela, são cinco critérios macro: ser uma empresa brasileira, ter informações financeiras públicas, publicar os resultados individuais de cada marca, gerar lucro econômico positivo e atingir um índice de Força de Marca igual ou maior de 50 pontos.
Para avaliar a situação financeira, é utilizada a metodologia de avaliação da London School of Economics, que é utilizada em todo o mundo e consegue analisar os resultados a partir do desenvolvimento monetário, mas também da visão do público sobre a empresa.
No caso da avaliação de Força de Marca, é utilizada a metodologia da empresa Provokers, que consegue avaliar quais pontos estão indo bem e quais precisam de melhorias. A partir disso, o método consegue avaliar liderança, engajamento e relevância seguindo dez critérios, dando pontuação para cada um deles. Se tiver, no mínimo, 50 pontos, a marca é uma candidata a entrar no ranking.
Apenas por essa metodologia da Interbrand já dá para perceber que se tornar uma das marcas mais valiosas do país não é algo simples nem rápido. É preciso investimento em diversas frentes para se tornar relevante no mercado sem perder seu valor para aqueles que mais importam: os consumidores e clientes.
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