Arquivos

Gateway de pagamento: como escolher a melhor opção para o seu negócio

O ano de 2020 foi decisivo para o comércio online, com um crescimento de mais de 70% (MCC-ENET). Além de oferecer um sistema de pagamento seguro, os marketplaces devem se atentar às diferentes interfaces, que funcionam tanto para facilitar o pagamento dos clientes, quanto para o recebimento dos valores das empresas.

De forma resumida, um gateway de pagamento é a ferramenta que conecta instituições bancárias e de cartões de crédito, permitindo o pagamento das compras feitas em lojas virtuais.

A seguir, confira algumas dicas de como escolher a melhor opção para o funcionamento do seu negócio, considerando volume de vendas e necessidade de velocidade no repasse dos valores das vendas.

Segurança nas transações

Com a LGPD, a transparência e segurança dos dados coletados dos usuários precisam ainda mais de atenção. Seja uma pequena loja integrada, ou um marketplace já estabelecido, usar chaves de segurança em cada uma das páginas é essencial para o seu negócio.

Quando falamos de páginas de vendas, como é o caso dos e-commerces e marketplaces, as páginas de login e checkout devem ter reforço em criptografias e certificados digitais. Isso aumenta a sensação de segurança do usuário no seu site e, além disso, evita o vazamento indesejado de dados pessoais, sobretudo bancários.

Geralmente, todos os gateways conhecidos oferecem um bom sistema de segurança, mas sempre é válido ficar de olho em qual se adequa melhor ao seu negócio.

Integração com empresas financeiras

A quantidade de pessoas que fazem compras pela internet já vinha aumentando com o passar dos anos e, em 2020, esse salto foi impulsionado pela crise sanitária. Com mais gente comprando online, maiores devem ser as opções de pagamento. Um exemplo disso foi a chegada do PIX no último novembro.

Na hora de escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio, é indicado observar quais bandeiras de cartão são aceitas; se é possível pagar diretamente com cartão de débito; se existe a possibilidade de pagar utilizando o PIX e, claro, o prazo de pagamento dos boletos.

Se você é dono de um marketplace com diferentes produtos, o melhor gateway será aquele que oferece o maior número possível de opções de bandeiras e métodos de pagamento.

Repasse automático

Um dos grandes benefícios de usar os gateways é que a transferência dos valores das compras para o seu ”caixa” fica muito mais fácil. Ao invés de demandar um setor financeiro inteiro, que antes era responsável por receber cada uma das vendas, computar e repassar o total para a conta, hoje esse processo é automatizado.

Existem gateways que fazem o repasse a cada 15 dias, mensalmente, e outros em questão de dias, a depender do intermediário e da categoria de vendas. Pequenos empreendedores se beneficiam mais de prazos de repasse menores, e com a porcentagem que os gateways cobram por cada transação.

Taxas de serviço

Sim, usar um gateway de pagamento como Paypal, Pagseguro e Wirecard tem muitas vantagens, mas eles ainda são prestadores de serviço e, por isso, cobram taxas para facilitar o dia-a-dia do seu negócio. Cada ferramenta terá sua própria base de cálculo, considerando se as vendas são nacionais ou internacionais, a bandeira do cartão, se a compra foi parcelada, entre outros.

Se a sua empresa é pequena e você vende produtos de valores considerados baixos, vale mais a pena optar por um gateway que gere apenas boletos e cobre uma taxa menor em comparação a um que ofereça opções de cartões internacionais e tenha taxas maiores.

E ai caro leitor, gostou do artigo do blog? Aproveite o espaço abaixo para deixar o seu comentário!