Arquivos

Dicas para você como aprender inglês sozinho

Você não tem problemas para praticar suas habilidades de leitura, escrita ou audição em inglês quando está sozinho, mas quando se trata de praticar a conversação, o que você deve fazer? 

Todos dizem que é preciso praticar a fala para melhorar e que ler, escrever e ouvir não são suficientes. Mas nem sempre é possível encontrar um professor ou amigo de inglês para conversar, certo? Você deveria falar sozinho?

Sim! E não é tão estranho quanto você pensa! Pode parecer estranho no início, mas quanto mais você fizer isso, mais natural e divertido se tornará.

8 MANEIRAS DE PRATICAR INGLÊS SOZINHO

1. Ensine um discurso ou monólogo a si mesmo

Se você sabe que precisa praticar a fala, mas não sabe sobre o que falar, memorizar algo é um ótimo lugar para começar. Ele permite que você se sinta mais confortável ouvindo a si mesmo falando em inglês e fortaleça os músculos da sua pronúncia!

Então, para começar, você deve encontrar sua cena favorita de um filme ou peça, ou uma piada de seu comediante favorito e memorizá-la. Eu prometo que essa pode ser uma maneira realmente divertida de passar o seu tempo. 

Se isso soar excessivo, vá passo a passo. Escolha uma passagem curta para memorizar, talvez não mais do que quinhentas palavras. Leia a passagem e sublinhe ou destaque quaisquer frases ou expressões que não conheça. Procure-os e pratique como usá-los em frases para que você se sinta confortável ao usá-los. 

Em seguida, pegue o monólogo ou discurso e divida-o em pequenas seções. Comece memorizando apenas algumas frases de cada vez. 

2. Memorize suas citações favoritas para repetir em voz alta

Se você já passou algum tempo nas redes sociais, sabe que as citações são uma maneira incrível de se conectar e inspirar as pessoas instantaneamente. E, se você ainda não se sente pronto para memorizar um discurso, deve começar memorizando citações.

O bom dessa estratégia é que, se você checar as redes sociais todos os dias, pode tornar isso parte de seu hábito diário. Também pode expor você a expressões e gírias que talvez não encontre em outros lugares.

3. Memorize sua música favorita e cante-a!

Para sua primeira música, tente não escolher algo que seja muito desafiador ou acelerado, mas escolha uma música que você realmente goste para que você queira ouvi-la novamente e novamente. 

Ouça a música primeiro enquanto lê a letra e procure palavras ou frases que você não conhece. Em seguida, toque a música novamente e tente cantar junto enquanto lê a letra. Faça isso algumas vezes até se sentir pronto para começar a cantar o refrão – ou a parte da música repetida após cada verso – sem ler a letra. 

Depois de memorizar o refrão, trabalhe no primeiro verso. Pegue a música um verso de cada vez até que você saiba de cor (sem ler a letra).

Então, cante o tempo todo: no chuveiro, no carro, no supermercado quando não tiver ninguém por perto. Cante até ficar enjoado e pronto para uma nova música.

4. Converse consigo mesmo

Você já tentou se perguntar o que você pensa sobre as coisas? Sobre a vida? Sobre o que você faria em uma determinada situação?

E, antes que você esteja pronto para fazer uma apresentação ou conversar, responder a algumas perguntas instigantes pode ser um ótimo aquecimento.

Se essa ideia parece boa para você, estabeleça a meta inicial de responder em voz alta a três perguntas por dia. Você pode gravar a si mesmo ou escrever suas respostas também, mas certifique-se de responder às perguntas em voz alta.

5. Dite suas ideias em vez de anotá-las

Então, talvez você tenha memorizado o suficiente ou esteja apenas pronto para produzir seus próprios pensamentos maravilhosos e originais.

Em vez de escrever, tente ditar suas palavras faladas. Ditar é apenas falar suas palavras para uma pessoa ou programa de computador para que possam ser escritas. 

Ditar costumava ser um trabalho para humanos, mas agora temos aplicativos e programas de computador que podem ditar para você.

Usar um aplicativo ou programa de ditado é ótimo para suas habilidades de fala porque o força a falar clara e lentamente. E, como normalmente você tem que dizer “vírgula” e “ponto final” se quiser inserir uma vírgula ou ponto final, isso pode ajudá-lo a melhorar sua pontuação também.

É preciso um pouco de prática para se acostumar com o ditado no início, então seja paciente consigo mesmo. Para começar, crie um Diário de Ditado e se comprometa a ditar seus pensamentos por cinco minutos por dia ou quinze minutos por semana. 

6. Use um aplicativo de gravação de voz

Se você gosta de se revisar para verificar seu progresso e ouvir os erros, definitivamente deveria tentar usar um aplicativo de gravação de voz. 

Você pode usar isso para gravar você mesmo recitando um discurso, cantando uma música ou recitando um poema, mas também pode usá-lo para registrar seus pensamentos.

Semelhante ao método de ditado de que falei antes, você pode se dar o objetivo de gravar a si mesmo todos os dias durante cinco minutos e, em seguida, ouvir sua gravação para verificar se há erros e anotá-los. 

Se você tiver um dispositivo Apple, poderá usar o aplicativo Memo de voz gratuito que está disponível e, se tiver um dispositivo Android, poderá usar o aplicativo gratuito Easy Voice Recorder .

Mas, se você ainda é um iniciante na fala em inglês, recomendo procurar uma escola de inglês. Isso é melhor para os alunos que desejam se concentrar mais na construção de seu vocabulário e no aprimoramento de sua pronúncia. 

7. Grave sua fala em vídeo

Essa ideia pode não ser para todos, mas se você gosta de assistir ou fazer vídeos no YouTube ou Instagram, você deve tentar fazer vídeos em inglês!

Se você tiver acesso a uma câmera, ou apenas a uma câmera em seu telefone ou computador, isso é realmente tudo que você precisa para começar a gravar você mesmo.

8. Verifique seu progresso uma vez por mês

Praticar uma habilidade, como falar sozinho, pode ser difícil. Mas você fará mais progresso se verificar seus objetivos todos os meses.

Portanto, se você usa um aplicativo de calendário em seu telefone ou computador, ou se prefere rastrear metas em um planejador de papel ou diário com marcadores, reserve um dia por mês para medir seu progresso. 

Mesmo se você estiver aprendendo inglês com um professor ou em uma sala de aula, aprender a controlar seus próprios objetivos o ajudará a assumir o controle e a se manter investido em seu progresso, e terá uma recompensa maior no final.