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Dicas para se tornar um líder melhor para sua empresa

Provavelmente todos nós tivemos um chefe para o qual era difícil trabalhar, que se concentrava em nossos erros e nos fazia se sentir muito mal em ir trabalhar. Mais importante, alguns de nós também podem ter tido a sorte de trabalhar para um grande chefe, um líder forte que nos ouviu, nos valorizou e nos motivou. 

O primeiro normalmente leva ao baixo moral e alta rotatividade de funcionários. Este último aumentará a produtividade dos funcionários e criará uma cultura de alto desempenho. Então, qual é a diferença? Por que um lidera bem e o outro mal?

Embora um em um milhão possa ser um líder nato, a grande maioria dos bons líderes são ensinados. Aqueles que desejam exercer funções de gestão muitas vezes acham necessário obter um diploma avançado. As qualidades de liderança a seguir podem inspirá-lo a levar suas habilidades de liderança para o próximo nível.

Seja empático

Empatia foi identificada como a habilidade de liderança nº 1. Infelizmente, muitos líderes foram promovidos a seus cargos com base no desempenho anterior ou por causa de suas credenciais no setor, mas eles têm pouco ou nenhum treinamento de liderança. O resultado pode ser um gerente de mão pesada, que dá ordens, com expectativas pouco claras e pouca empatia por seus funcionários. Baixa produtividade e moral geralmente são o resultado para a empresa.

Ser genuíno com sua equipe não significa tornar-se o melhor amigo deles. Significa compartilhar nossa experiência humana comum, derrubar as paredes defensivas e mostrar que você também é uma pessoa real. Isso faz você parecer mais acessível e o ajuda a ganhar respeito. Você ainda é o chefe? Sim, mas por demonstrar empatia e respeito mútuo, os funcionários têm muito mais probabilidade de dar e aceitar feedback honesto. 

Seja um bom ouvinte

Quem não quer ser ouvido? Lado a lado com a empatia, um bom líder valoriza a opinião dos membros de sua equipe, quer saber o que os motiva e os ajuda a definir e alcançar metas de carreira e na empresa

Claro que não, mas demonstrar que você os valoriza ouvindo verdadeiramente e agindo de acordo com o que ouve, você ganhará muito respeito e lealdade. Existe um conflito com outro funcionário? Aborde-o o mais rápido possível. Existe uma emergência familiar? Ofereça uma maneira de ajustar seu horário de trabalho sem se preocupar com a segurança no emprego.

Não se esqueça de que ouvir o feedback dos funcionários pode ser inestimável. Quando eles tiverem boas ideias, elogie-os! Quanto mais você for capaz de construir esse relacionamento profissional com os membros da sua equipe, mais fácil será para eles serem honestos sobre as melhorias positivas que devem ser feitas.

Seja um modelo para abraçar a mudança

A mudança pode inviabilizar o melhor dos líderes. Na verdade, um estudo recente descobriu que o principal desafio de liderança entre 1.000 executivos seniores era gerenciar a mudança e a inovação. 

Aprender como liderar por meio da mudança, então, é uma habilidade crítica que os líderes devem ter, seja na adoção de novas políticas e procedimentos, na introdução de um novo modelo de negócios ou na adaptação ao estilo de liderança de um novo CEO. 

Líderes eficazes modelam uma resposta positiva e profissional à mudança e definem o padrão de como seguir em frente. 

Desenvolva unidade em torno de uma visão compartilhada

Um general de primeira linha não se preocupa que os guerreiros o sigam na batalha quando o grito for dado, porque o líder deixou claro pelo que eles estão lutando e quais são os riscos. 

Um líder empresarial com visão de futuro fará o mesmo. Cada funcionário deve compreender a importância por trás do que está fazendo. Os funcionários que têm voz no processo de tomada de decisão entendem o propósito por trás da visão da organização e estão mais dispostos a apoiar os objetivos da organização. Em outras palavras, os funcionários apóiam o que ajudam a criar. É por isso que o bom líder trará unidade em torno de uma visão compartilhada.

Esteja comprometido com o desenvolvimento da equipe

Um líder alcança equipes de alto desempenho ao compreender como as funções interagem umas com as outras e ao manter as linhas de comunicação abertas. Deixe-os saber que você se preocupa com suas contribuições. 

Um líder comprometido capacita os membros da equipe com as informações, habilidades e recursos necessários para fazer seu trabalho com eficácia. Isso deve ser feito fornecendo desenvolvimento profissional. 

Você também deve oferecer a eles oportunidades de utilizar suas habilidades de novas maneiras ou pedir-lhes que se preparem para liderar uma reunião ou projeto, se você perceber esse potencial. Eles verão que não se trata apenas de você receber o crédito.

Comunique expectativas realistas e claras

Muitos funcionários ficam frustrados quando são repreendidos por não fazerem algo que nunca foi devidamente comunicado. Em vez de simplesmente esperar que os funcionários “façam seu trabalho”, os líderes eficazes fornecem objetivos claros a serem cumpridos, expectativas claras do que acontece se eles forem ou não cumpridos e um roteiro para a realização do trabalho. 

Líderes eficazes também avaliam todos os fatores que contribuem para o cumprimento das metas e garantem que sejam atingíveis. A moral sofre quando os funcionários continuam experimentando o fracasso. Por outro lado, reconhecer quando as metas são atingidas e fornecer feedback positivo os motiva a continuar a trabalhar duro.

Aprenda a lidar com falhas

O fracasso faz parte da vida. A maneira como você lida com isso como líder diz muito aos seus funcionários. A raiva e o dedo apontando muitas vezes são mal vistos. Em vez disso, explore com sua equipe o que deu errado e como as coisas poderiam ter sido feitas de maneira diferente para garantir o sucesso. 

Assuma a responsabilidade por qualquer papel que você desempenhou no qual falhou. Juntos, identifiquem coisas que podem ser melhoradas daqui para frente. E mantenha os funcionários responsáveis ​​conforme necessário.