Uma simples pesquisa na internet pode revelar muito conteúdo digital em vários formatos com informações sobre como abrir uma empresa. No entanto, também, há muitas pessoas que pesquisam “como vender um negócio” e encontram poucos resultados.
Por isso, a educação financeira e o empreendedorismo precisam ser mais sólidos. Os trâmites de compra e venda de empresas são longos, complexos e precisam ser bem executados. Senão, pode gerar riscos inesperados para o proprietário da empresa e o comprador.
Segundo um relatório da Capital Invest, os negócios que não são vendidos por empresas especializadas perdem até 50% de seu valor na negociação. Essa perda de 50% está diretamente ligada a um despreparo do proprietário para negociação de venda, além da real motivação para vender a empresa.
A motivação para vender o empreendimento é uma das primeiras questões levantadas por possíveis compradores. Por isso, se você pretende vender seu negócio, você precisa avaliar sua motivação e avaliar se ela é realmente suficiente para colocar sua empresa à venda sem margens para desvalorização.
Por que vender sua empresa?
Não importa muito sua motivação, se é financeira ou pessoal, mas a resposta deve trazer para a negociação de venda de seu negócio motivos sólidos, porque isso pode afetar no valor real de venda da empresa, dependendo do motivo. Conheça as principais causas para a venda de um negócio.
1. Falta de recursos
Se você precisa investir mais dinheiro para expansão da empresa ou para sua sobrevivência, mas não tem recursos disponíveis para continuar com as operações, é um dos motivos para decidir vender seu negócio.
Sendo assim, a escolha é a venda de parte da empresa (com a entrada de sócios) ou de sua totalidade, para que o negócio continue em operação e em crescimento.
2. Discordâncias administrativas
Não é incomum que proprietários e sócios demonstrem visões diferentes para a condução da empresa. Isso ocorre mais com empreendimentos que passam de geração para geração e acontece um choque cultural ou de valores pessoais. Isso pode significar divergências sobre estratégias comerciais e financeiras, expansão ou término de determinadas atividades ou até conflitos pela divisão dos lucros.
Nesse caso, a venda do negócio pode impedir vários transtornos jurídicos e desgaste emocional de todos os envolvidos.
3. Explorar outros segmentos
Alguns empresários mantêm uma carteira de investimentos diversificada e conseguem ter sucesso em vários segmentos. Nem sempre uma empresa que foi atrativa no passado continua interessante para o proprietário, mesmo com resultados positivos. Por isso, o empresário pretende vender a empresa para explorar outros segmentos.
4. Aposentadoria
Pode chegar uma época na vida de qualquer empresário em que o desejo é parar de trabalhar e curtir seus anos de aposentadoria. Por isso, é importante vender a empresa pelo seu real valor, em vez de negociar sozinho e conseguir menos do que o pretendido. Isso vai deixar a empresa em atuação e crescimento, além de dar uma receita extra ao ex-proprietário para gozar mais de sua aposentadoria. Isso é muito benéfico também para todos os envolvidos.
Deixe uma resposta