Você é síndico ou administrador de imóveis e seu software de gestão atual não é o mais adequado para você? Você só quer ver que outras oportunidades o mercado de software de gestão de condomínios profissionais pode lhe oferecer?
Ou decidiu começar como administrador de condomínio e precisa se posicionar em uma solução para sua nova empresa? Seja qual for o seu perfil, a seleção de software de gestão não é difícil. Há muitos critérios a considerar antes de decidir sobre uma solução.
Aqui vamos tentar reunir algumas dicas para te ajudar a enxergar com mais clareza e te ajudar a ter certeza de que sua escolha é a certa.
1. Identifique suas necessidades
A primeira pergunta a se fazer é de fato: o que eu preciso? Existem atualmente duas famílias principais de software administração de condomínios profissional e optar por um deles seria um bom ponto de partida.
A primeira família é a dos chamados softwares “instalados” ou “localmente”. São soluções desenvolvidas exclusivamente para um determinado sistema operacional (Windows, IOS, etc.). O software é instalado em uma ou mais estações de trabalho, dependendo de suas necessidades e do número de licenças adquiridas.
Esses softwares são soluções comprovadas e seu principal interesse é permitir que você mantenha seu banco de dados hospedado em casa. No entanto, as atualizações podem ser restritivas, podem ocorrer avarias e não permitem ou permitem pouca mobilidade, o que é uma necessidade cada vez mais acentuada entre os gestores de condomínios e gestores de propriedades.
Nos últimos anos, este software enfrentou a concorrência de soluções “online”, “full web” ou “Saas” (Software as a Service). Estes são softwares de gerenciamento de propriedades acessíveis pela web. Portanto, você pode se conectar aos seus dados de qualquer computador, celular ou tablet conectado à Internet.
As atualizações são feitas automaticamente e os dados são salvos em servidores seguros. Este tipo de solução funciona em forma de subscrição, e já não é uma questão de licença mas sim de utilizadores ligados. Além disso, sua conexão com a Internet oferece muitas possibilidades de desenvolvimento e maior flexibilidade de uso.
Software instalado ou solução web completa, a seleção do seu próximo software profissional de gestão de condomínio passará necessariamente por esta escolha. Mas é claro que o critério econômico também deve ser levado em consideração.
2. Optar por software de condomínio gratuito?
É verdade que existem algumas fórmulas gratuitas no mercado de software de gestão de condomínios para profissionais. Eles geralmente são fáceis de configurar com um formulário simples para preencher ou um link de download para clicar.
Esses softwares fiduciários ou softwares gratuitos de gerenciamento também têm a vantagem de serem rápidos de configurar e destacar sua facilidade de uso. No entanto, sua funcionalidade pode se mostrar limitada para uso como administradores de imóveis ou administradores de condomínios profissionais.
De fato, para não ter surpresas ruins, é importante levar em consideração que para durar no tempo qualquer solução de software envolve custos de manutenção, hospedagem ou até mesmo segurança de dados.
Esses softwares fiduciários gratuitos ou softwares de gerenciamento de condomínio são, portanto, muitas vezes soluções interessantes em fase de teste, mas recomendamos que você mude para uma versão paga se quiser desenvolver seu portfólio e, assim, garantir uma certa tranquilidade.
Observe também que alguns editores de software de gestão de condomínios profissionais oferecem fórmulas não vinculativas, permitindo que você se familiarize com a solução antes de decidir se comprometer definitivamente.
3. Prefira o software completo
Entre o leque de soluções oferecidas pelo mercado de software de gestão de condomínios para profissionais, recomendamos que opte por uma solução o mais completa possível.
Com efeito, quer seja síndico ou administrador, utilizará diariamente muitas ferramentas, seja para gestão financeira, seja para processar os pedidos dos seus clientes, proprietários, inquilinos ou coproprietários.
Um software fiduciário completo ou uma solução global de gerenciamento reunirá todas as ferramentas essenciais para gerenciar seu portfólio. Será muito mais prático no dia a dia e você ganhará eficiência.
Outra vantagem do software completo é que você não multiplica os interlocutores. Além de encontrar todas as suas funcionalidades em um só lugar, você sabe que um único provedor de serviços gerencia os módulos que você utiliza diariamente.
Isso é tanto mais prático quanto o último cuidará tanto da manutenção quanto do seu treinamento ou de seus funcionários. É reconfortante em caso de problema e também lhe dá a oportunidade de harmonizar seus procedimentos, estar em contato com uma empresa de caça vazamento também é fundamental.
As últimas gerações de software profissional de gestão de condomínio são soluções completas e online. Eles nasceram de uma necessidade real de curadores e síndicos de condomínios para economizar tempo e acessar seus dados com mais facilidade, inclusive em roaming.
Estas soluções estão em constante evolução e devem ser observadas de perto caso pretenda alterar a sua solução para o gestor de condomínio.
Deixe uma resposta