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Como escolher as ferramentas certas em uma Agência de Marketing Digital

Para administrar sua agência digital com eficiência, você eventualmente precisará de muitas ferramentas. Na verdade, pagar pelas licenças das ferramentas será sua segunda maior despesa depois de pagar os salários.

Você precisará de ferramentas para ajudá-lo a otimizar suas campanhas de marketing digital, criar relatórios para os clientes, faturamento, contabilidade e muito mais.

Existem muitas ferramentas no mercado para escolher, mas o que você precisa ter em mente é selecionar ferramentas que ofereçam recursos que você realmente usará, e não recursos que sejam legais de se ter.

É muito comum que as empresas paguem por recursos de software que nunca usarão, então escolha com sabedoria.

Não se esqueça de que você deve se inscrever em ferramentas que pode usar em seu próprio site, mas também nos sites de seus clientes, portanto, leve isso em consideração ao comparar o custo de licenciamento de cada ferramenta.

A primeira ferramenta de que você precisa é uma plataforma de marketing digital como SEMRUSH, Ahrefs, Hubspot, Moz.

Essas plataformas têm ferramentas que podem ajudá-lo com SEO, marketing de conteúdo, marketing de mídia social e gerenciamento de campanha PPC.

Estou usando o SEMRUSH porque é uma excelente plataforma tudo-em-um com ótimos recursos e preços razoáveis, mas as outras ferramentas mencionadas acima são boas para o trabalho.

Outras ferramentas pagas de que você precisa são:

Software de geração de leads – estou usando o Optinmonster para aumentar minha lista de e-mail e melhorar as taxas de conversão. É muito fácil de usar, com muitos recursos.

Solução de email marketing – Estou usando MailChimp para meu site e muitos sites de clientes, mas existem outras boas soluções como Drip, Constant Contact, Klayvio e muitos mais.

Grammarly – Uma ferramenta indispensável para todos os negócios online. Ajuda a evitar erros ortográficos e gramaticais em tudo o que escreve online (incluindo emails, propostas, etc.).

Canva – Mais cedo ou mais tarde, você precisará de uma ferramenta para criar gráficos e apresentações atraentes, e o Canva é uma ótima escolha.

Outras ferramentas gratuitas de que você precisa são:

  • Google Analytics
  • Gerenciador de tags do Google
  • Google Search Console
  • Google Data Studio
  • Google KeywordPlanner
  • documentos Google
  • Apresentações Google
  • Formulários Google
  • Skype

Minha recomendação é decidir quais ferramentas você usará e passar algum tempo aprendendo como usá-las e quais recursos elas oferecem. Depois de começar a trabalhar com os clientes, seu tempo será limitado, por isso é melhor se familiarizar com essas ferramentas com antecedência.

Defina o seu modelo de negócios

A próxima etapa do processo é definir seu modelo de negócios, ou seja, decidir como você cobrará por seus serviços, em especial se sua agência oferecer também serviços de consultoria em marketing digital.

Os modelos de negócios mais populares para agências de marketing digital são:

  • Por hora
  • Por projeto
  • Taxa mensal

Por hora – você cobra uma taxa por hora por seus serviços. A taxa varia de R$ 30 por hora a R$ 120 por hora dependendo da sua experiência, localização do cliente, tipo de negócio, tipo de serviço que você oferece e complexidade do trabalho.

Por projeto – você faz um acordo com o cliente sobre um valor fixo para concluir o projeto. Se as suas estimativas estiverem corretas, você terá lucro, mas se fizer estimativas erradas, poderá acabar tendo prejuízo.

Taxa mensal – O cliente paga uma taxa mensal pelos serviços contratados. Isso geralmente se aplica a serviços mensais de SEO, gerenciamento de PPC e gerenciamento de mídia social.

O modelo mais lucrativo é o de ‘mensalidade’ e o menos lucrativo é o ‘por hora’.

Para novas agências, a recomendação do nosso blog é começar com o modelo ‘por hora’ ou ‘por projeto’. Não é o modelo mais lucrativo, mas seu objetivo nesta fase é conseguir novos clientes e construir seu portfólio rapidamente e o modelo ‘por hora’ permite que você ajuste sua taxa horária para ser atraente para novos clientes.