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7 Maneiras de otimizar o seu trabalho e se manter produtivo no Home Office

Conheça as 7 maneiras de otimizar o seu trabalho e se manter produtivo no Home Office, a partir das dicas especiais que vamos apresentar aqui neste artigo.

O Home Office é uma tendência que ganhou força no último ano, a qual está se tornando uma das formas de trabalho favoritas de diversas empresas, não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo. Isso acontece porque é benéfico tanto para o empregador quanto para o funcionário, uma vez que, reduz os custos para empresas e proporciona melhor qualidade de vida para o contratado.

Trabalhar num ambiente confortável e ganhar dinheiro em casa é o sonho da maioria das pessoas, pois proporciona melhor flexibilidade de horários, liberdade e tempo para aproveitar com a família. No entanto, para que o trabalho seja produtivo e você consiga evitar as distrações para tornar sua rotina produtiva e atender as demandas da empresa, é necessário adotar uma rotina que permita otimizar o tempo de trabalho e se manter produtivo.

Confira a seguir quais as 7 maneiras de otimizar o seu trabalho e se manter produtivo no Home Office:

7 Maneiras de otimizar o seu trabalho e se manter produtivo no Home Office

Apesar dos diversos benefícios que o Home Office proporciona, há problemas que podem ser causados e afetar o rendimento no trabalho, isso porque, o conforto da nossa casa pode influenciar em procrastinação e distrações que prejudicam o bom rendimento nas tarefas.

É preciso ter disciplina e seguir um cronograma eficiente, além de adotar as seguintes dicas para otimizar o seu trabalho e se manter produtivo no Home Office.

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1. Organize o ambiente adequado para trabalho

O ideal é separar um cômodo da casa que seja específico para trabalho, onde consiga realizar suas atividades sem distrações. Caso consiga montar o seu escritório apenas com a mesa, cadeira de trabalho e demais materiais necessários, está perfeito, mas se não tiver um espaço exclusivo para tal atividade, você pode selecionar um ambiente que possa ser utilizado durante o período de trabalho sem a interrupção de pessoas.

Dependendo do seu horário de trabalho, você pode trabalhar na varanda, cozinha, sala de estar, entre outros, desde que prepare o ambiente de acordo com as suas necessidades. Caso possua flexibilidade para fazer seus horários, procure trabalhar em horários com o menor fluxo de pessoas em casa. Além disso, evite ter por perto objetos que podem causar distrações.

Aqui é fundamental ter uma mesa e cadeira confortável que permita seguir o cronograma de trabalho de forma tranquila. Realize pesquisas e entre em contato com diferentes lojas, a fim de encontrar a que ofereça itens de qualidade e por preços razoáveis.

2. Ambiente Clean

Independente do local que definiu para trabalho, você deve ter em mente que para ter um bom rendimento no Home Office é preciso que o ambiente tenha somente os itens que serão utilizados em suas atividades, caso contrário, a distração poderá interferir em sua produtividade.

3. Tenha um cronograma diário

Quando se pensa em Home Office, é comum que venha em mente a imagem de uma pessoa trabalhando de pijama no sofá, com a TV ligada ao fundo e levantando para ir buscar uma xícara de café. Mas, não é assim que funciona, ou, ao menos não deveria.

Para ter sucesso no trabalho em casa é necessário estabelecer um cronograma diário e agir como se estivesse na empresa, pois o ritual matinal de se arrumar, preparar a mesa de trabalho e deixar o ambiente silencioso para concentração, é essencial para que o cérebro entenda que precisa ser produtivo. Caso contrário, entra na zona de conforto e as tarefas passam a ser realizadas sem eficiência e de forma lenta.

Aqui a ideia é definir um cronograma diário, hora de levantar e começar as atividades de trabalho, se vestir de acordo (não use pijamas), definir metas, organizar o ambiente, definir pausas de acordo como faria na empresa, etc.

4. Boa iluminação é essencial

Apesar de ter a possibilidade de aproveitar a luz natural no horário de trabalho, deixando as janelas abertas, isso causa reflexos na tela do computador que acabam interferindo no seu trabalho e causar distrações. Nesse caso, o ideal é fechar as cortinas, deixar as luzes acesas. Para quem não possui ar-condicionado, ventiladores de mesa são uma ótima opção.

Além disso, candeeiros de pé ou mesa, direcionam a luz diretamente para o espaço de trabalho, o que proporciona uma perfeita iluminação, e, ajuda a economizar energia.

5. Estabeleça metas

Para trabalhar em casa é preciso ter bastante disciplina, isso envolve estabelecer horários a serem cumpridos e metas diárias a serem batidas. É importante que você tenha em mente quantas horas precisa trabalhar por dia para concluir suas tarefas, levando em consideração as pausas, bem como período de almoço e lanche.

Por exemplo, se você precisa trabalhar 8 horas por dia, defina a pausa de 1 hora para almoço e duas pausas de 15 minutos.  No final do horário de trabalho, você precisa ter realizado as atividades diárias a que se propôs.

Uma dica importante é conversar com seus colegas de trabalho para manter a mesma rotina de escritório.

6. Vida pessoal e trabalho

O fato de poder trabalhar em casa e ter horários flexíveis, não significa que pode deixar as atividades para última hora ou trabalhar quando julgar conveniente. Por mais que seja tentador assistir a um filme quando a família está toda reunida, deve ter em mente que antes é preciso realizar o seu trabalho.

Durante a semana, nos dias que deve trabalhar, priorize as atividades profissionais, iniciando e concluindo as mesmas no horário como estabelecido, depois terá o restante do tempo para se divertir com a sua família.

7. Aplicativos para otimizar o seu dia e aumentar a produtividade

Um dos recursos que podem ser utilizados para ajudá-lo em sua rotina Home Office é o uso de aplicativos, os quais permitem definir horários e uma rotina eficiente. Há diversas opções gratuitas na internet, bem como, Trello, Evernote, Pocket, Microsoft to do, entre outros.

Seguindo essas simples dicas, você poderá ser mais produtivo e aumentar sua produtividade no Home Office.