Arquivos

6 motivos para economizar e viajar pelo Brasil

O Brasil é internacionalmente conhecido como um dos destinos turísticos mais interessantes e diversificados do mundo. O fato de ter o quinto maior território do planeta ajuda a explicar a concentração de inúmeros lugares incríveis.

Alguns fatores que explicam essa fama são a biodiversidade, a gastronomia e a cultura, incluindo eventos populares marcantes, como o Carnaval e as festas de São João, entre outras razões.

Por isso, se você conhece pouco o país e deseja visitar alguns destinos econômicos no Brasil, confira alguns motivos para economizar dinheiro e realizar esse sonho.

Gastronomia

Acarajé, açaí, cupuaçu, feijoada, churrasco, feijão tropeiro, cocada, galinhada com pequi, tapioca, pão de queijo, caldo de piranha, pudim de leite, baião de dois, escondidinho de carne seca, tacacá, barreado, pintado à urucum e brigadeiro: essas são apenas algumas das inúmeras delícias que marcam a culinária brasileira.

A diversidade de frutas, temperos, carnes e ingredientes torna a nossa gastronomia uma das mais diversas do mundo, capaz de deixar qualquer turista com água na boca. Se você adora conhecer novos sabores, essa é uma das primeiras razões para viajar pelo Brasil.

Litoral

O país possui um dos litorais mais extensos do mundo, o que o torna um atrativo e tanto para quem gosta de praias. Enquanto a região Sul pode ter águas de mar mais geladas e escuras, o destaque do Sudeste é a beleza da mistura entre areia e Mata Atlântica.

O Nordeste possui o litoral mais conhecido e visitado do país. Nesta região, existem praias com diversas formações vegetais e rochosas. O mar é reconhecido por ter inúmeras piscinas naturais e uma temperatura mais quente, fazendo com que os banhistas permaneçam horas ali. Ao Norte, ainda há praias fluviais com águas cristalinas.

Diversidade cultural

Outro aspecto que faz o Brasil ser referência no turismo são os eventos populares que ocorrem em diferentes momentos do ano. O Carnaval é a maior festa de rua do mundo, sendo a mais famosa, além das celebrações de São João.

Também existem outras manifestações culturais características. Um exemplo disso é o festival de Parintins, que ocorre na última semana de junho, na Amazônia, maior floresta tropical do planeta.

Os participantes reúnem-se em um estádio para ver a apresentação de dois personagens: o boi caprichoso (de cor azul) e o boi garantido (de cor vermelha). Essa festa dura três dias e atrai uma média de 35 mil pessoas.

Ilhas paradisíacas

Além de belas praias, o Brasil possui uma variedade impressionante de ilhas e arquipélagos paradisíacos. Um dos mais conhecidos é Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco. Ele é famoso pelas paisagens com mares cristalinos, vegetação quase intocada e animais silvestres, como golfinhos e tartarugas.

Outro local lindíssimo é a ilha de Marajó, considerada a maior ilha flúvio-marítima do planeta. Localizada no Pará, ela ilha possui cerca de 40 mil quilômetros quadrados, sendo banhada pelo Oceano Atlântico, além dos rios Amazonas e Tocantins.

O cenário envolve matas de selva amazônica quase intactas, além de mangues, igarapés, e praias desertas. Outra curiosidade sobre a ilha do Marajó é que ela abriga o maior rebanho de búfalos do país.

Serras e chapadas

Para quem curte um relevo mais íngreme, temperaturas amenas e contato direto com vegetações, o Brasil também oferece inúmeras opções de viagens, como Chapada Diamantina, Serra da Mantiqueira, Serra da Canastra, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, entre outros.

Geralmente, quem visita serras e chapadas gosta de fazer trilhas, caminhar por matas, observar a diversidade da fauna e da flora, além de mergulhar em belas cachoeiras. Se você é apaixonado por experiências rústicas, acampar é uma ótima opção.

Florestas e matas

O Brasil é o país com a segunda maior área florestal do mundo. A Amazônia é a maior floresta equatorial do planeta e atrai milhares de turistas todos os anos. Contudo, essa localidade ainda permanece pouco visitada por brasileiros em comparação a turistas estrangeiros.

Além da mata arrebatadora, a região é famosa pelos rios de vastidão impressionante, abrigando diversas culturas tradicionais (como indígenas, quilombolas e ribeirinhos) e possuindo uma culinária com ingredientes únicos.

Embora tenha sido devastada ao longo dos séculos, ainda é possível visitar resquícios de Mata Atlântica. A floresta dos Tapajós e de Carajás, no Pará, também impressionam pela beleza. Além disso, a floresta da Tijuca atrai milhares de visitantes para trilhas e mirantes impressionantes sobre a capital carioca.

Agora que você já leu nosso artigo do blog e conferiu vários dos atrativos que o Brasil possui, não deixe de marcar a sua viagem!