Hoje em dia a demanda por energia elétrica nas casas, estabelecimentos e indústrias é crescente. Isso ocorre pela maior disponibilidade de equipamentos e processos de modernização. O segmento de climatização, com ar condicionado, teve uma alta.
No entanto, alguns prédios antigos ainda não foram dimensionados para receber os equipamentos. Por isso, para a implantação de um ar-condicionado, é necessário entender se o sistema elétrico vai suportar a nova carga. Para isso, é indicado solicitar um laudo ar-condicionado.
O laudo técnico para ar-condicionado é uma maneira de regulamentar a instalação do equipamento em sua casa, negócio ou indústria. O laudo técnico para ar-condicionado é um documento assinado e validado por um engenheiro que contém informações fundamentais como:
- A avaliação completa dos componentes do sistema;
- Um cálculo médio de consumo de energia;
- Quanto é o limite máximo suportado pelo sistema;
- Orientações de mudanças para potencializar o rendimento do sistema elétrico;
- Orientações para adequar o sistema elétrico de acordo com as normas atuais vigentes em nosso país.
O laudo técnico do ar-condicionado é um documento muito importante e deve ser elaborado com a orientação de um engenheiro eletricista, capacitado e credenciado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).
Afinal, é através do laudo técnico que você vai conseguir comprovar a eficiência e funcionalidade do ar-condicionado em junção com o sistema elétrico. Além disso, o documento é uma validação que comprova que a estrutura é capacitada para ter um ar-condicionado.
Falhas, irregularidades e acidentes decorrentes de uma instalação imprópria, sem o laudo técnico, podem ocorrer. São muitos comuns acidentes como queima de componentes elétricos, incêndios e curtos-circuitos.
Como realizar a limpeza do ar-condicionado de maneira correta?
Mesmo com um laudo técnico e o ar-condicionado instalado, é necessário cuidar dele muito bem para seu funcionamento e durabilidade. Além disso, limpar um ar-condicionado é fazer com que ele fique conforme manda a legislação brasileira.
É fundamental saber limpar seu ar-condicionado corretamente. Por isso, limpe os filtros do gerador a cada mês. No caso de filtros descartáveis, eles devem ser trocados a cada trimestre. Para limpar a bandeja, o período é a cada mês.
O umidificador de ar precisa ser higienizado a cada 3 meses. Uma vez a cada 6 meses também é recomendado retirar os detritos do ventilador. As serpentinas de resfriamento e aquecimento também precisam de limpeza com regularidade, assim como as grelhas e os dutos.
Conclusão
É muito importante chamar um engenheiro eletricista para avaliar sua residência, seu empreendimento ou sua indústria antes de instalar um ar-condicionado. Sua instalação de qualquer jeito pode gerar até incêndios. Ou seja, não é um cuidado que você pode deixar passar.
O laudo técnico é uma avaliação e um documento que comprova a boa funcionalidades e eficácia do seu ar-condicionado. Por isso, esteja de acordo com a legislação vigente e contrate uma empresa de qualidade para realizar a sua inspeção. Não esqueça de manter os cuidados periódicos com a manutenção do aparelho também.
Deixe uma resposta