Arquivos

Como negociar melhores condições de empréstimo consignado

A economia é um dos principais assuntos aos quais as pessoas se atentam diariamente. Afinal, o dinheiro é necessário para suprir necessidades básicas, como alimentação, moradia e lazer.

Com fatores como a pandemia de Covid-19 e a alta taxa de desemprego, algumas pessoas tiveram que improvisar para pagar as contas em dia, negociando-as, abrindo pequenos negócios, fazendo serviços freelancers etc. Outras, recorreram aos bancos para fazer empréstimos, a fim de pagar alguma conta urgente, comprar algo para casa ou negócio.

É de extrema importância entender as condições de cada tipo de empréstimo e se planejar para pagá-lo. Algumas pessoas recorrem ao empréstimo consignado, uma vez que ele é descontado diretamente da folha de pagamento. Porém, para melhor planejamento, é necessário saber como calcular empréstimo consignado, uma vez que os juros podem ser mensais. Confira mais sobre esse tipo de empréstimo e saiba como negociar condições que caibam no seu bolso.

Sobre o empréstimo consignado

O pagamento do empréstimo consignado não é feito por boleto para pagar, ele é descontado diretamente da sua folha de pagamento. Logo, é necessário que você tenha renda e despesas fixas para se planejar mensalmente, pois não há opção de não pagá-lo.

Ele pode ser dividido em um alto número de parcelas, podendo ser em até 84 vezes, e possui juros menores do que a maioria dos empréstimos, uma vez que o banco tem grande chance de receber o dinheiro de volta.

O empréstimo consignado possui regras, como a utilização de até 45% do salário para o empréstimo consignado, sendo 10% em cartão consignado e 35% para o empréstimo consignado comum. Essa regra se dá para que não haja superendividamento. Essa modalidade de crédito pode ser adquirida apenas por servidores públicos, militares das Forças Armadas, pensionistas do INSS e trabalhadores CLT.

Ao que se atentar para ter o melhor negócio

Assim como todo empréstimo, é necessário se atentar às cláusulas do contrato, uma vez que ele é descontado diretamente da folha, reduzindo a possibilidade de renegociação posterior, sendo possível somente com liminar da Justiça.

Por isso, antes de assinar o contrato, é necessário que tudo seja esclarecido e que haja um planejamento financeiro considerando o tempo de pagamento do empréstimo. É recomendado também que você leve o contrato a um profissional especializado para analisá-lo, a fim de que não haja dúvidas ou taxas acima da média de mercado. Confira os principais pontos aos quais você precisa se atentar.

Seguros

Por vezes, quando assinamos um cartão de crédito, existe uma taxa de seguro, seja de vida, seja residencial. Esse seguro pode estar incluído no empréstimo consignado também. Atente-se a isso e lembre-se que você pode optar por não contratar esse serviço.

Taxas abusivas e tarifas

É de extrema importância garantir a menor taxa de juros, uma vez que ela é mensal. Por isso, faça uma pesquisa no mercado de quanto é a taxa média de juros cobrada e negocie isso antes de assinar o contrato. Assim, você terá de antemão o valor mensal que precisará pagar. Além disso, atente-se às tarifas que podem ser cobradas com a parcela.