Arquivos

Como pedir um aumento de salário para seu chefe?

Os motivos para pedir um aumento não faltam para o colaborador. Porém, a maioria não sabe como ter esse tipo de conversa com o seu chefe e acaba deixando de lado essa vontade de ganhar um pouco mais dentro da empresa, mesmo sabendo que ele executa uma função importante no departamento.

A alteração de salário não muda apenas em carteira ou na posição do colaborador, mas também em alguns dos direitos trabalhistas, como o 13º salário. Com esse aumento sugestivo, ele pode calcular décimo terceiro para saber quanto será o valor no futuro.

Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a pedir um aumento para o seu chefe, sem medo das consequências e de maneira direta, valorizando o porquê desse aumento. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

O que evitar na hora de pedir um aumento?

Seja a solicitação de aumento feita de forma verbal ou por escrito, algumas pessoas acabam não obtendo sucesso em seu pedido, pois cometem erros cruciais durante esse processo. Portanto, é preciso conhecer alguns pontos que devem ser evitados neste tipo de situação.

Não utilize situações pessoais

É muito comum nós usarmos situações pessoais para pedir um aumento, com o intuito de usar o lado emocional do chefe. Alguns dos argumentos utilizados são quitação de dívidas, escola dos filhos, carro, etc. Porém, não é adequado usar esse tipo de argumento para convencer o chefe a conceder o aumento.

Todo motivo para solicitar um aumento salarial deve estar ligado aos frutos do trabalho profissional conquistados durante essa jornada. Ou seja, todo o mérito e êxito que você teve no seu trabalho nos últimos tempos deve ser usado como argumento mais forte na solicitação de aumento.

Evite justificativas pontuais

Outro erro que é bastante cometido entre os colaboradores que vão pedir aumento para o seu chefe é exigir mais dinheiro sem ter uma justificativa que seja válida para isso. É necessário fazer uma solicitação séria e que reflita o desempenho que o profissional tem em seu trabalho.

Por isso, antes de agendar uma conversa ou solicitar um aumento por escrito ao seu chefe, reúna argumentos que valorizem o seu trabalho para que os seus superiores percebam a real importância do pedido.

Pedir um aumento cedo

Outro dos erros que costumam ser cometidos entre os colaboradores é pedir um aumento cedo demais. Ou seja, existem os reajustes anuais de acordo com o dissídio de cada empresa e o colaborador logo após isso faz a solicitação de um aumento. Para que um aumento nesse momento seja concedido, teria que ter argumentos muito relevantes.

Por conta disso, evite que essa conversa aconteça muito cedo para não ser visto com maus olhos entre os seus superiores. O aumento deve ser uma recompensa de um bom trabalho realizado e lealdade com a empresa, o que não é conquistado rapidamente.

Quanto de aumento é recomendado pedir?

Esse é um ponto importante do conteúdo, tendo em vista que é bem fácil fugir da faixa salarial e ter um pedido negado. Mas, pensando nisso, quanto é o valor ideal para pedir aumento?

O mais adequado nesse tipo de situação é chegar com uma proposta de aumento salarial de entre 5% e 20%, para que o aumento também seja bom para o colaborador.

Caso o pedido seja menor que 5% esse é um valor que não faz muita diferença e nem valerá o esforço da conversa. Porém, se os valores ultrapassam 20% pode causar uma impressão errada entre os superiores, sendo até vista como falta de bom-senso.

Outra maneira de conseguir um aumento é negociar outros benefícios trabalhistas, podendo deixar o aumento mais em conta para a empresa, mas de forma que seja gratificante para o colaborador, como um auxílio-creche, melhorias no plano de saúde ou vale combustível.

Contudo, tendo senso e uma conversa honesta com os superiores, o aumento pode ser possível, de acordo com os rendimentos do colaborador. Fazer uma solicitação como essa não é absurdo, pelo contrário, pode ser uma ótima forma de demonstrar o seu interesse para crescer junto à empresa.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar o nosso blog em suas redes sociais!