Arquivos

Algumas dicas para você não comprar por impulso

O ano de 2022 chegou e é hora de cumprir algumas resoluções de ano novo. Se uma delas é economizar e evitar compras por impulso, você está no artigo certo. Dessa forma, você pode poupar dinheiro para um sonho maior e até colocar as finanças em dia.

Uma pesquisa revelou que 60% dos consumidores realizam compras por impulso. Roupas, acessórios e calçados estão no topo dessas aquisições sem planejamento prévio.

Portanto, antes de investir naquele vibrador Ponto G, na roupa do aplicativo que está com frete grátis ou até em algo para sua casa, siga todas as dicas para não comprar por impulso.

1. Faça listas do que é prioritário

Faça listas em uma agenda, um caderno, um planner, em um documento no computador ou até em aplicativos das compras realmente necessárias. Elas são muito recomendadas para evitar compras por impulso.

Dessa maneira, você pode passear no shopping, em lojas de rua e ter uma noção do que você realmente precisa. Isso vai evitar você de comprar coisas desnecessárias.

2. Exclua aplicativos de compras online

Um dos maiores vilões de compras por impulso são os aplicativos de compras online. Muitas vezes, você nem precisa comprar nada, mas é oferecida uma promoção de frete gratuito que você não quer perder. Assim, você vai gastando de pouco em pouco em itens que não precisa urgentemente e no final a conta sai mais cara do que imaginado.

3. Defina orçamentos para diferentes categorias

Faça um planejamento financeiro e estipule orçamentos diferentes para cada categoria de compras, sempre priorizando os itens mais importantes. Dessa forma, você será capaz de controlar os seus gastos. Você pode definir o orçamento e não passar daquele limite.

Caso sua compra de interesse seja urgente, você pode passá-la para o próximo mês, quando o orçamento está aberto novamente. Tenha limites para cada um dos diferentes tipos de compras e siga seu orçamento base.

4. Controle seus gastos

Não são apenas compras de alto valor que aumentam suas despesas no final do mês. Podem ser compras pequenas, como itens básicos no aplicativo de compras, delivery de comida, um café na padaria e suas contas no final do mês já foram extrapoladas.

Por isso, tenha cuidado também com os pequenos gastos do cotidiano. Eles são mais acessíveis, mas juntando tudo pode dar uma quantia alta.

5. Pesquise e compare os preços

Em vez de comprar de uma vez no primeiro anúncio que você visualizar, mantenha a prioridade de gastos de maior importância e pesquise os preços. Pode ser para tudo, desde roupas, calçados até para compras no supermercado.

Portanto, faça pesquisa na internet para encontrar os melhores preços. Também verifique se o frete vale a pena. Às vezes um produto está com um preço acessível, mas o frete para sua região não vale a pena.

6. Não faça compras parceladas

Evite compras parceladas por impulso. O preço acessível das parcelas passa a falsa sensação de que você consegue pagar tudo de forma tranquila. No entanto, há juros envolvidos, além de um endividamento por meses.

7. Adie todas as compras

Se você está pensando em comprar algo que não sabe se é necessário ou não, pense um pouco mais. Você pode entender se realmente precisa daquele produto ou se é apenas uma compra por impulso. Tire um dia ou dois para decidir.

Esse artigo foi escrito pela equipe de redação SifTop, continue acompanhando nosso trabalho acesse nosso site e leia nossos artigos.